Pular para o conteúdo principal

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes, em parceria com a Opinion Box, realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação.

Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!

O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022.

De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes, os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enormes incertezas, mas a digitalização em si foi inevitável. As empresas se adaptaram em diversos aspectos e, para praticamente todas elas, a busca pelo digital foi o caminho natural. O que descobrimos agora é que tal dinâmica não ficou exclusiva a pandemia, mas se transformou numa verdadeira tendência”, explica.

A consequência desse movimento é um mercado B2B bem mais digitalizado. Conforme aponta ainda a pesquisa, 65% dos entrevistados consideram que o nível de maturidade digital da sua empresa é alto ou muito alto. Indo ainda mais além, 67% dos profissionais ouvidos relataram utilizar as ferramentas de forma diária. Já em relação ao futuro, 34% dos entrevistados ainda afirmam que em 2024 os negócios vão ficar melhores por conta da adoção de novos recursos digitais.

Marketing e vendas em destaque

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor mais digital das empresas, obviamente, é a área de tecnologia, com 26% das indicações. Porém, na sequência, os departamentos apontados como os mais evoluídos digitalmente são os de marketing e vendas, com respectivamente 19% e 15%.

Pensando nas estratégias atribuídas a área comercial, Pagani destaca o dado de que cerca de 40% dos entrevistados informaram que ainda usam planilhas para realizar a gestão do time. “Essa é uma informação significativa visto que as planilhas podem ser limitadas em termos de automação das atividades e colaboração para o trabalho em equipe, o que pode indicar que algumas empresas ainda não avançaram muito na sua jornada de maturidade digital”, afirma. “Acredito que o uso de ferramentas que automatizam e, consequentemente, otimizam a dinâmica do comercial, como o CRM, são um indicativo claro das organizações que realmente amadureceram digitalmente das que ainda têm um caminho a percorrer”, completa.

Já em relação ao marketing, o estudo constatou que a comunicação direta por meio de mídias sociais e e-mail segue amplamente reconhecida como maneiras eficientes para atrair leads e clientes.

Outro dado que chama a atenção é a importância sobre a presença da empresa em eventos presenciais, apontada por 1 em cada 3 profissionais entrevistados. A estratégia sugere que as organizações ainda valorizam as interações físicas, mesmo em um cenário de crescente digitalização.

Vale destacar ainda que os encontros foram considerados pelos participantes da pesquisa como a segunda atividade mais eficaz da área, perdendo apenas para social media. “Isso tem muito a ver também com o momento em que vivemos. Passada a pandemia, os encontros presenciais foram valorizados e estão gerando muito mais valor para as companhias, independentemente do seu setor de atuação”, conclui o CEO da Ploomes.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/empresas-b2b-usam-ferramentas-digitais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as