Pular para o conteúdo principal

“Em 6 meses, você será analfabeto em IA”: AWS revela o perfil de founders de sucesso

Startupi

“Em 6 meses, você será analfabeto em IA”: AWS revela o perfil de founders de sucesso

Não existe job description para ser fundador de startup. Alguns founders sabem vender sua solução e fazer networking, outros são menos sociais mas dominam a tecnologia e os processos da empresa. Por vezes, pode ser difícil saber como equilibrar ou quais qualidades desenvolver. Durante o re:Invent 2025, executivos da AWS descreveram novos perfis de fundadores que vão ajudar startups a se destacarem no cenário de investimentos.

Urgência como diferencial competitivo

Para Jason Bennett, VP e Global Head de Startups e Venture Capital da AWS, o cenário atual exige características específicas que vão além das habilidades técnicas tradicionais. “Há algumas coisas que eu acho que importam excedentemente para o sucesso de startups hoje”, afirma. “O primeiro é ter um time que é incrivelmente apaixonado e que tem urgência, que tem uma verdadeira urgência na velocidade de execução.”

Essa urgência, segundo Bennet, não está restrita a perfis ou geografias específicas. O executivo observa um movimento global de descentralização do ecossistema de inovação, onde startups surgem não apenas nos tradicionais hubs americanos, mas em cidades como Singapura, Hong Kong e Mumbai. “Você está começando a ver um caminho muito mais rápido para a construção de produtos e para realmente começar a entender o que os clientes realmente querem”, destaca.

A estratégia da AWS reflete essa realidade globalizada. “Esta é uma equipe global de startups e investidores, e sempre foi, e a razão por isso é porque nós reconhecemos que as necessidades dos nossos clientes realmente existiram de uma forma localizada”, explica Bennet. A empresa mantém presença nas principais cidades do mundo, posicionando-se próxima a aceleradores e universidades. “Nosso objetivo direto é ganhar os corações e mentes de cada startup e garantir que a AWS seja vista como seu partner de escolha, seu partner de inovação de escolha.”

Aprendizado contínuo ou obsolescência

Se a urgência é o primeiro pilar, o aprendizado contínuo tornou-se questão de sobrevivência. Alvaro Echeverria, Diretor de América Latina para a AWS Startups, é enfático sobre a velocidade das mudanças tecnológicas. “Se adaptar para mudar e aprender rapidamente é uma habilidade que será necessária no mundo da Gen AI que estamos vivendo. Não só para os fundadores, mas para todos nós”, alerta.

O executivo vai além e estabelece um prazo dramático para quem não acompanhar o ritmo: “Se nós não ficarmos rápidos com isso, em seis meses todos vamos ser analfabetos na Gen AI, e não queremos estar lá. Então isso requer que vocês estudem, nós temos que estudar, os fundadores precisam estudar, precisamos nos manter para entender o que está acontecendo no mundo hoje.”

A aceleração tecnológica mudou completamente o ciclo de inovação. “A realidade é que as coisas estão mudando mais rápido do que nós já tínhamos visto. O que levou talvez um ano para encontrar a próxima versão ou a nova coisa, cinco anos atrás, está tomando semanas”, contextualiza Echeverria. “Algo vem hoje e é o novo, é o mais rápido, é o melhor. E na próxima semana, tem outro.”

O dilema entre estabilidade e competitividade

Echeverria reconhece o desafio que essa velocidade impõe aos fundadores, mas descarta a opção de desacelerar. Segundo o executivo, o que acontece muitas vezes – e por isso os fundadores precisam continuamente pensar em o que fazer toda semana – é porque toda semana há um melhoramento da performance, há uma funcionalidade que faz algo diferente.

A escolha entre estabilidade e inovação constante carrega riscos concretos. “Se você não muda nada por um mês, você está agora um mês atrás de outro fundador que tentou continuar. E essa diferença na tecnologia, na velocidade, talvez seja a redução no custo, pode ser a diferença de quem ganha o próximo grande cliente se esse é um competidor”, alerta o executivo.

Para Echeverria, a conta é simples: “Um mês hoje é equivalente a um ano antes e você vai ser deixado atrás, seus desenvolvedores vão ser deixados atrás.” A próxima atualização, a nova funcionalidade ou o modelo mais eficiente podem representar o diferencial que convence um grande cliente ou que coloca a startup à frente da concorrência.

O novo founder: adaptável, urgente e eternamente aprendiz

O perfil que emerge dessas conversas combina paixão com pragmatismo e urgência com aprendizado contínuo. São tempos que não perdoam quem hesita ou acomoda.

O fundador ideal para esta era não é necessariamente o mais técnico ou o mais carismático, mas aquele capaz de manter-se relevante em um cenário onde a obsolescência técnica pode acontecer em semanas. É alguém que entende que a única constante é a mudança, e que transformou o aprendizado contínuo em hábito diário.

“São tempos emocionantes para o mundo da tecnologia. A mudança é enorme”, resume Echeverria. E nessa mudança enorme, o perfil vencedor é de quem consegue navegar a incerteza com velocidade, sem perder a capacidade de aprender a cada nova onda tecnológica que surge.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

O post “Em 6 meses, você será analfabeto em IA”: AWS revela o perfil de founders de sucesso aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/6-meses-analfabeto-ia-aws-perfil-founders/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...