Pular para o conteúdo principal

Vestibular UFPR 2019: tudo sobre inscrições, vagas e provas

Os interessados em participar do Vestibular UFPR 2019 devem ficar atentos. A Universidade Federal do Paraná já divulgou o portal para pré-cadastro. A ferramenta contém todas as informações necessárias para os candidatos que querem ingressar na instituição de ensino, como as datas de inscrição e das provas.

Vestibular UFPR 2019 inscrições via internet

Para participar do vestibular UFPR é preciso se inscrever no portal de pré-cadastro da universidade. (Foto: Divulgação).

Referência de ensino superior no estado, a UFPR é a mais antiga universidade do Brasil, tendo sido fundada em 1912. A instituição oferece mais de 90 cursos de graduação em diversas áreas.

Inscrições para o Vestibular UFPR 2019

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga no Vestibular UFPR 2019 poderão realizar a inscrição a partir do dia 13 de agosto. O período prossegue até 11 de setembro. A inscrição é feita a partir do preenchimento de um formulário disponível no site da UFPR. O portal para pré-cadastro dos candidatos já está disponível.

Após o preenchimento do formulário, o candidato deve imprimir e pagar o boleto referente à taxa do concurso no valor de R$ 120. A universidade concede isenção da taxa caso o estudante comprove não poder arcar com a despesa. Os pedidos de isenção devem ser feitos entre 13 e 23 de agosto.

Cotas para estudantes

A UFPR garante 50% das vagas para a concorrência ampla. Os outros 50% são destinados ao preenchimento de cotas garantidas por lei para estudantes negros, pardos, de origem indígena, alunos de escolas públicas e/ou portadores de deficiência. O candidato deve se autodeclarar cotista no preenchimento do formulário de inscrição.

O número de vagas ofertadas por curso só ser divulgado no início do período das inscrições no Guia do Candidato.

Etapas do Vestibular UFPR 2019

A primeira fase do vestibular é composta por questões de múltipla escolha.

O Vestibular da Universidade Federal do Paraná é dividido em duas fases.

1ª fase

De caráter eliminatório e classificatório, acontece no dia 21 de outubro. Nessa etapa, os candidatos devem responder uma prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões de múltipla escolha.

A prova, que acontece a partir das 14h, tem duração de 5h30 e traz perguntas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira, Português (Gramática e Literatura), Filosofia e Sociologia. O resultado será divulgado dia 5 de novembro.

2ª fase

É composta de uma Redação e duas provas específicas discursivas com matérias relativas ao curso escolhido pelo candidato. Elas acontecem nos dias 25 e 26 de novembro.

Os inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Música precisam realizar ainda uma prova de habilidade específica, que também acontece no dia 26 de novembro.

Resultado final do Vestibular UFPR 2019

O resultado com a classificação final do vestibular será divulgado no site da UFPR no dia 11 de janeiro de 2019. Para mais informações, leia o edital completo.

Calendário com principais datas

  • Prazo de inscrição: de 13 de agosto a 11 de setembro de 2018;
  • Provas da 1ª Fase: 21 de outubro de 2018;
  • Resultado da 1ª Fase: 5 de novembro de 2018;
  • Provas da 2ª Fase e de habilidades específicas: 25 e 26 de novembro de 2018;
  • Resultado final: 11 de janeiro de 2019.

Ainda tem alguma dúvida sobre o vestibular UFPR 2019? Compartilhe com a gente!

O post Vestibular UFPR 2019: tudo sobre inscrições, vagas e provas apareceu primeiro em ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme