Pular para o conteúdo principal

As características do verdadeiro líder

* Por Sergio Roque

O líder real é raro. Não precisamos provar, porém vamos pensar a respeito. Tomemos e analisemos algumas hipóteses.

Da natureza do líder:

Ser líder é estar pré-disposto a sacríficos pessoais.
Ser líder é ter poder sobre um grupo pela autoridade que este grupo lhe confere.

Da natureza do homem:

O poder sempre corrompe o homem de alguma forma.
O homem procura sempre diminuir seu esforço e sofrimento.

Se estas hipóteses são verdadeiras, logo:

Todo líder é um homem em conflito com a sua natureza. Sua autoridade é proporcionalmente mais reconhecida em relação direta ao tamanho do sacrifício imposto a si mesmo enquanto o poder conferido por esta autoridade ativa seus desejos básicos buscando o prazer e não o sofrimento e trabalho.

Por isso, exigimos do líder real caráter e justiça. Significa que o líder que é dentro dele ganhou do homem que ele é.

Dos deveres de todo líder:

1 – Todo líder deve saber para onde está indo. Qual seu propósito.
2 – Todo líder deve comunicar claramente este propósito e o que acontecerá quando se chegar lá.
3 – Todo líder deve ir à frente para dar exemplo.
4 – Todo líder deve produzir outros líderes.

No mundo de hoje as palavras de ordem são inovação e mudança, pois é necessário inovar para alimentar o sistema que criamos e mudar para se adaptar as histórias que são criadas pelo próprio sistema.

Neste cenário, o líder que realmente caminha à frente tem seu grupo logo atrás, porém a experiência do caminho é diferente para cada um: líder e liderados.

Por isso, o líder real tem que promover liderança logo atrás dele e de tempos em tempos, parar e perguntar para esta liderança se o Propósito ainda é sentido da mesma forma e intensidade por todos.

Se há sugestões de correções do caminho que está sendo tomado, pois do contrário todos podem estar indo por caminhos diferentes mesmo que, olhando por sobre os ombros o líder ainda veja todos atrás dele.

Para que isso funcione, o Propósito deve ser muito claro a todos e não pode haver mentira e hipocrisia. Para que isso funcione o líder tem que pensar nos outros.

Uma frase atribuída ao escritor americano William Arthur Ward mostra a necessidade e o resultado da liderança real: “Liderança é baseada em imaginação, não em dominação; em cooperação, não em intimidação.”

Se você voltar nas palavras-chave de hoje, inovação e mudança, a competência mais importante para um líder real mais do que nunca é a imaginação.

A cooperação eu considero como parâmetro de checagem de resultado. Se há cooperação no grupo há liderança real.

Resumindo, o líder real tem que ter caráter, pensar nos outros e depois nele, não pode mentir e não ser hipócrita, saber para onde vai, ter a humildade inteligente, ter o claro o Propósito, saber comunicar, e por fim, além de todas as competências exigidas, ter imaginação para envolver a todos.

Pergunto, então: quantos líderes você conhece que são assim?

Eu escuto e leio muita gente falando sobre liderança todo dia e alguns estão à frente de grandes corporações e acima de muitas pessoas, contudo todas estas qualidades exigem um bom conhecimento de si mesmo, pois assim conhecemos os outros e como ter sua cooperação.

Cooperação é a palavra de movimento e o líder que a obtém de maneira que o caminho seja percorrido o mais naturalmente possível este é o líder real como diz esta frase atribuída a Lao-Tsé: “Quando o líder efetivo dá o seu trabalho por terminado, as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente.”

O líder real é raro. Não precisamos provar, porém pensemos a respeito e quem sabe vamos mudando este quadro pouco a pouco.


Sergio Eduardo Roque é coach executivo e de vida com foco em processos de autoconhecimento na SerOQue Desenvolvendo Pessoas. Com formação em engenharia (FAAP) e marketing (ESPM) atua há mais de 25 anos no mercado como executivo e empreendedor.



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/verdadeiro-lider/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme