Pular para o conteúdo principal

Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022

Startupi

Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022

A Maratona de Inovação, evento organizado pela ArcelorMittal, contou com painéis que buscam trazer experiência de executivos e novas visões de mercado para os participantes. Na terça-feira, 23, o painel, “Como a inovação aberta pode ser estratégica para o crescimento das empresas?” buscou solucionar dúvidas daqueles que ainda não aceitaram a open innovation como modelo de trabalho.

Para o painel foram convidados executivos que representam grandes marcas do mercado, são elas: Ambev, Banco Inter, MRV e da própria ArcelorMittal. Eles contaram como aplicaram a inovação aberta em suas empresas e os benefícios que alcançaram com isso. Pelo segundo ano consecutivo, a ArcelorMittal, foi a ganhadora do 100 Open Startups no segmento de Mineração e Metais.

O painel começa com Rodrigo Carzolli, da ArcelorMittal, ele comenta que a empresa teve dificuldades na hora de começar a trabalhar com Open Innovation, que houve grandes mudanças no modelo de trabalho da empresa. “Já temos nossa forma de trabalhar bem definida, e que já se mostrava ser um sucesso, quando começamos a trabalhar com inovação, ficamos apreensivos no começo, por não estarmos acostumados com os processos, mas foi importante acreditar desde o começo.”

Trazendo uma outra área como inovação, a ArcelorMittar modernizou o aplicativo Evoluir, criado em 2019. A plataforma permite que o usuário conheça as ações da empresa ligadas a sua gestão de controle ambiental, tudo de forma ágil, interativa e transparente. inda é possível conferir vídeos e relatórios que comprovam o progresso da empresa no cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado com o Poder Público em 2018.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Pelo lado do Banco Inter, Daniel Abrahão, explicou que a inovação aberta deve chegar para todas as empresas do mercado, e que agora é a hora de aplicar, antes que seja engolido pelo mercado. “Eu acredito que o futuro do mercado e das empresas é ter o open innovation enraizado nos processos, diálogos, linguagem, e em todas as áreas, até que um dia você não precise ter um setor especifico para focar nisso.”

A principal questão discutida pelos empresários é a vontade de querer inovar, ela deve ser a base da empresa que busca essa transição. Como as maiores empresas do mercado já possuem modelos de negócios bem definidos, acaba causando estranhamento para os C-level quando chega uma proposta para a criação de uma nova área focada em mudar essa forma de trabalho.

“Na MRV acreditamos que inovação é alcançada por meio de parcerias com outras empresas e startups, trouxemos o Órbi [principal hub de inovação de Minas Gerais] para nosso ecossistema e nos beneficiando dessa parceria trazendo empresas que possam nos ajudar a solucionar nossos problemas. Ainda trabalhamos em formato de rede, onde não existe um único canal entre MRV e startups, nós integramos também as startups entre si”, explicou o executivo do MRV, Felipe Reis.

Como iniciar na inovação aberta

Como um dos primeiros a apostar em inovação aberta, a Ambev se tornou um case de sucesso quando se analisa essa mudança de modelo de negócio. Bruno Stefani, da área de inovação da Ambev, comenta que o primeiro passo para alcançar o sucesso nesse quesito é acreditar e confiar no processo, entende que seja trabalhoso, mas que depois que a rotina é aplicada, tudo acaba ficando mais simples.

“Na Ambev trabalhamos em média com 400 projetos por ano, sendo a maioria startups, e temos noção que cerca de 80% não vai dar em nada, e entendemos que esse é o processo”, explicou.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Pedro Maranhão



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/executivos-falam-sobre-inovacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme