Pular para o conteúdo principal

Desafios da expansão: 6 dicas para garantir a saúde de sua empresa e crescer 

Startupi

Desafios da expansão: 6 dicas para garantir a saúde de sua empresa e crescer 

* Por Paulo Justino

Ser empreendedor não é tarefa para aventureiros, e a expansão é um passo maior ainda. A gestão é um desafio, especialmente em momentos de crise, como um pós-pandemia. Independentemente do cenário, sempre será necessário lidar com situações que podem atrapalhar as estratégias desenvolvidas. Além disso, mesmo que um negócio comece pequeno, é natural que em determinado momento seja necessário pensar em expansões, seja para aumentar o mix de produtos e serviços, seja até mesmo para atender um maior número de clientes. Ampliar a capacidade faz parte de qualquer tipo de negócio.  

A fim de seguir esse fluxo natural e ainda estar preparado para os desafios recorrentes, é importante ter muita cautela e um planejamento bem estruturado. Estar consciente do lugar que a sua companhia ocupa atualmente e ter flexibilidade para pensar novas formas de organização do trabalho são algumas das medidas que podem ajudar. Todo crescimento precisa ser planejado e sustentável, seguindo princípios de gestão.  

Para isso, algumas dicas podem se tornar decisivas e impulsionadoras: 

1- Ter um planejamento realista

Para as empresas que miram o crescimento, é importante traçar um planejamento de curto, médio e longo prazos. Esse documento deve conter os objetivos estratégicos da empresa no decorrer desses períodos. Mas isso não deve ser feito repentinamente. Todos esses objetivos devem estar diretamente relacionados ao cotidiano da empresa, aos números, ao faturamento, às estratégias de vendas e a outras variáveis que fazem parte da realidade da sua empresa. 

2- Padronizar os processos corporativos

Organização nunca é demais. Planilhar rotina, atividades e processos facilita na hora de mensurar os targets, bem como os resultados, e ajuda na gestão. No ambiente corporativo, tudo acontece ao mesmo tempo, e as decisões são tomadas um pouco por impulso. Isso pode gerar retrabalho e dispêndio de energia, tempo e dinheiro. Desde o início, é importante que a sua empresa tenha seus processos organizados e padronizados. Quando existe um desenho de tudo que precisa ser feito, as pessoas chegam e executam, não precisam gastar tempo pensando na atividade. Utilizar softwares adequados também facilita a gestão e viabiliza o aperfeiçoamento das ofertas. 

3- Saber aonde quer chegar com a expansão

Foco na missão da empresa é um movimento fundamental. Você sabe exatamente que lugar você ocupa hoje no mercado? E aonde quer chegar em 5, 10 ou 15 anos? Desenhar essas expectativas e trabalhar para atingir as metas por etapas é uma estratégia realmente efetiva. É importante saber também por que você quer ocupar esse lugar e o que fará assim que o alcançar. O crescimento desordenado ou a qualquer custo pode trazer mais dor de cabeça do que benefícios. Essa reflexão ajudará você a valorizar cada conquista, rumo a um objetivo maior. 

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

4- Enfrentar as crises

Em épocas de crises financeiras, será muito mais difícil convencer que os investimentos em expansão são necessários. Para enfrentar esse desafio, é preciso adotar estratégias que possam trazer resultados mesmo diante de obstáculos econômicos. Identificar novas possibilidades de negócios em outros mercados e apostar em diversificar o que a empresa já oferece são algumas possibilidades. Além disso, o mercado oferece alternativas como a criação de franquias e licenciamento de produtos, as quais permitem que os custos da expansão sejam divididos com outros investidores. 

5- Investir em inovação

O relatório “Inovação na América Latina: as fórmulas das empresas líderes na região” aponta que 80% das 20 empresas mais inovadoras da América Latina têm uma equipe dedicada à inovação e já utilizam ferramentas como inteligência artificial e/ou aprendizado de máquina. Investir em tecnologia é necessidade independentemente do porte da empresa. Automatizar sistemas, desburocratizar e digitalizar processos já são propósitos indiscutíveis para organizações de qualquer porte ou segmento de atuação. 

6- Colaboração

Vivemos em uma sociedade altamente colaborativa. Hoje, é preciso unir forças e ideias para desenvolver frentes de atuações inovadoras, aproveitando o que cada parceiro e colaborador tem de melhor para compartilhar e multiplicar conhecimento e soluções ao mercado. Não existe mais a possibilidade de manter conhecimento em sigilo. Atualmente, a estratégia é dividir para multiplicar. 

Os desafios são grandes, mas, quando a expansão empresarial é planejada de acordo com a realidade da organização, seguindo um modelo de negócios bem definido e com muitas doses de inovação e carinho, as chances de problemas são muito menores. 

*Paulo Justino é CEO da FCJ Venture Builder


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Desafios da expansão: 6 dicas para garantir a saúde de sua empresa e crescer  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/desafios-da-expansao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme