Pular para o conteúdo principal

Arte do Dia: No Litoral de Romaine Brooks

A arte do dia é "No Litoral" de Romaine Brooks

Dica: Clique na imagem para uma versão maior!

no-litoral-romaine-brooks
FICHA TÉCNICA - NO LITORAL

Autor: Romaine Brooks
Onde ver: Centre Georges Pompidou
Ano: 1914
Técnica: Óleo sobre Tela

A pintora Romaine Brooks (1874 — 1970) nasceu numa família rica e altamente disfuncional. O pai alcoólico abandonou a família quando ela era nova, e a deixou com a mãe emocionalmente abusiva, que colocava o filho em primeiro lugar sempre que podia. Brooks foi criada por lavadeiras e mandada para internatos quando chegou na adolescência.

Aos 22 anos, ela abandonou o caminho traçado pela mãe (no qual ela se tornaria uma esposa profissional) e se mudou para a Europa, onde estudou arte. Longe da fortuna da família, ela logo se tornou uma estudante de arte falida.

Foi em Capri, na Itália, que ela encontrou o seu lugar. Os intelectuais homossexuais formaram lá uma comunidade artística que a permitiu, até o fim da vida, pintar os retratos andrógenos de amigos que a fizeram famosa.

Em 1901, a vida da jovem artista mudou radicalmente. O seu irmão mais velho morreu, e ela se tornou a herdeira de uma imensa fortuna. Ela usou o dinheiro para ser uma estudante de arte rica e frequentadora dos mais altos círculos intelectuais homossexuais. Acredita-se que ela tenha se envolvido com a bailarina russa Ida Rubenstein, a música italiana Renata Borgatti e com a cineasta e heroina de guerra Gabriele D'Annunzio.

Eventualmente, Brooks se envolveu numa relação sólida com Natalie Barney e Lily de Gramont. Nos círculos que elas frequentavam a liberdade sexual e a não-monogamia eram lugar comum. Truman Capote, ao visitar o estúdio de arte da pintora o descreveu como "a maior galeria de todos os tempos de todas as lésbicas famosas de 1880 a 1935".

SEJA UM USUÁRIO UNIVERSIA E PARTICIPE DE UM CLUBE DE VANTAGENS EXCLUSIVO!

Crie seu cadastro grátis


Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a