Pular para o conteúdo principal

O Que é Cultura Organizacional?

Uma boa cultura organizacional pode transformar o ambiente de trabalho, tornando o local mais produtivo e agradável.

Como você deve saber, cada empresa tem a sua própria personalidade, ou seja, cada empresa tem a sua forma de ver e de agir no mundo e perante a comunidade que está inserida.

Essas formas de agir e de ver são o que formam as políticas internas e externas de uma empresa. Falando de outra forma, é a cultura organizacional da instituição.

Por exemplo, o Google foi eleito como o melhor local para se trabalhar pelo Great Place to Work e isso se dá pelo fato da empresa não se preocupar em apenas produzir uma ótima ferramenta de busca online, mas também com os funcionários e com outros grupos, como pode ser visto nesta página do próprio Google.

O Google cria um ambiente acolhedor para seus funcionários, dando a liberdade de expressar novas ideias para projetos e para soluções de problemas, além de crescimento e oportunidade de estudos.

Claro que tudo isso foi alcançado através de uma ótima cultura organizacional.

Mas não se engane, com certeza se passaram anos até que a empresa conseguisse realmente implantar todo o desejado.

Quer entender mais sobre o que é cultura organizacional? Continue lendo esse artigo!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa é o que une os costumes, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas.

Ou seja, são valores que todos dentro da empresa compartilham para tornar o ambiente de trabalho melhor.

Você com certeza já trabalhou ou conhece uma empresa que não valoriza o funcionário, não se importa em ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre um determinado problema e não está nem aí para sugestões ou opiniões.

Essa empresa acima tem uma cultura organizacional, porém é uma cultura fraca e faz com que os funcionários se desmotivem e não se interessem pelo crescimento da empresa.

Relacionado: 9 Motivos Que Fazem Os Bons Funcionários se Demitirem

Muitas vezes o dono da empresa nem percebe que essa cultura está sendo aplicada e só percebe a constante mudança de funcionários e reclamações.

Todos gostam de trabalhar numa empresa mais flexível, apoiadora, inovadora, que se importa com seus funcionários e demonstra isso.

Se você trabalha numa empresa como a citada acima, você começa a gostar do seu trabalho e consequentemente se empenha mais, quer saber como melhorar e quem pode te ajudar a ser melhor.

Em outras palavras, uma cultura organizacional faz uma empresa decolar ou afundar, dependendo de quais valores ela segue.

Aposte nas pessoas

É necessário que você deixe bem claro quais são os valores e a imagem que a sua empresa acredita e quer passar.

Caso isso não aconteça, alguns funcionários podem ter um comportamento contrário com o que a empresa deseja transmitir, podendo causar uma má imagem para o negócio.

Como por exemplo, quando você pede comida para entregar em casa e é super mal atendido pelo entregador.

Pega mal pra empresa, certo?

Por isso, a cultura organizacional precisa estar presente e visível no dia a dia de todos os funcionários, independente do setor.

Por sinal, é muito importante frisar que os valores devem ser transmitidos para todos os funcionários, desde o faxineiro até o maior cargo presente na empresa para que a convivência fique mais harmônica, com todos na mesma sintonia.

Isso pode ser feito de algumas maneiras, como banners na recepção da empresa, informativos nos murais, reuniões curtas para valorizar os funcionários, questionamentos acerca de como anda a solução daquele problema que a empresa estava tendo, enfim, tudo que mostre que a empresa se importa com o funcionário.

Pequenos atos transformam a empresa em um local mais harmonioso e mais produtivo, pois todos estão empenhados em fazer seu trabalho e sabem que são valorizados dentro da empresa.

A mensagem deve ser clara

Normalmente o problema em transmitir o conceito da cultura organizacional se encontra em deixar a mensagem clara, sem usar palavras complicadas ou conceitos complexos, o que acaba se tornando um obstáculo para o funcionário.

A importância da cultura organizacional está em transmitir os valores de forma clara para que o funcionário realmente se sinta confortável e queira continuar e melhorar na empresa.

Mas não pense que tudo isso fica pronto de um dia pro outro.

Leva-se tempo e muita dedicação, mas com toda certeza valerá a pena e dará ótimos resultados para sua empresa.

Esse artigo O Que é Cultura Organizacional? foi publicado primeiramente no Geração Empreendedora.



//

Fonte: Diógenes Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...