Com tanta informação disponível online, você precisa conhecer as normas para citação de internet ABNT. Essa medida garante a credibilidade do seu TCC, mesmo que seja preciso recorrer a fontes encontradas na rede.
Vale lembrar que, embora seja possível referenciar qualquer material, deve imperar o bom senso. É preciso utilizar trabalhos reconhecidos pelos pares da área, ou então divulgados por órgãos oficiais. Não adianta pegar qualquer página da Wikipedia para balizar os dados da sua investigação.
Veja também: Como fazer citações no TCC (Normas ABNT)
Normas para citação de internet ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão que define o padrão para a formatação de trabalhos acadêmicos no país. Não se trata de uma obrigação, mas de um guia que acaba sendo adotado como modelo pela maioria das instituições de ensino.
Com a medida, podem-se organizar melhor as informações de um trabalho de conclusão de curso. O leitor – seja um estudante, seja um membro da banca avaliadora – tem acesso rápido a cada seção da monografia e consegue identificar com facilidade as referências utilizadas no projeto.
É por isso que, quando se inclui uma citação direta ou indireta, deve-se indicar o sobrenome do autor e a data da publicação. Essa é uma precaução para aumentar a transparência dos dados coletados. Caso alguém queira checar as informações, basta recorrer à obra original.
Eis um exemplo fictício de como a menção costuma aparecer no relatório final:
Conforme explica Gonçalves (2013), atividades aeróbicas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
Na lista de referências bibliográficas, o livro consultado aparece assim:
GONÇALVES, Aldir Neves. Doenças do coração e seus tratamentos. São Paulo: Edições BCG, 2013.
As normas para citação de internet ABNT são equivalentes. Ao longo do texto, também devem aparecer o sobrenome do autor, o ano da publicação e, se for o caso, a página de onde foi extraído aquele trecho.
A diferença está no modo de consulta da obra. Se o livro foi acessado por meio de um site, o endereço eletrônico deve constar na referência. Inclui-se aí a data em que a visita ocorreu. Desta forma:
GONÇALVES, Aldir Neves. Doenças do coração e seus tratamentos. São Paulo: Edições BCG, 2013. Disponível em: <http://ift.tt/2zV9NxJ;. Acesso em: 22 jul. 2017.
A mesma lógica é estendida para artigos publicados em periódicos científicos ou anais de eventos, bem como reportagens de jornais e revistas. Quanto às homepages institucionais, que nem sempre têm textos com autoria, uma solução é referenciá-las da seguinte maneira:
UNIVERSIDADE DO ALTO PLANALTO (UNALALTO). Histórico da entidade. Brasília, 2013. Disponível em: <http://ift.tt/2hthQuR;. Acesso em: 7 ago. 2015.
Como mencionar informações ausentes
Na web, é comum encontrar publicações sem localização, pois os sites não foram impressos num local físico nem possuem sede em algum município. Na impossibilidade de obter esse dado, usa-se, no lugar, a expressão [S.l.].
Para os posts sem data, pode-se utilizar uma estimativa do ano de veiculação daquele material. O número vem seguido de um ponto de interrogação, entre colchetes. Exemplo: [2012?].
Entendeu as normas para citação de internet ABNT? Então compartilhe as dicas com seus colegas! E aproveite para conferir outras novidades aqui no site.
The post Citação de internet ABNT: veja a forma certa de colocar no seu TCC appeared first on ViaCarreira.
Fonte: Via Carreira
Comentários
Postar um comentário