Pular para o conteúdo principal

Como procurar por emprego no Facebook? Veja dicas

Procurar por trabalho em jornais é coisa do passado. Agora as pessoas buscam por vagas abertas nas redes sociais. Confira uma seleção de dicas para procurar por emprego no Facebook e aumente as suas chances de recolocação profissional.

Buscar emprego na internet é uma prática que veio para ficar. As pessoas consultam os classificados online, enviam currículos por e-mail e ficam de olho nas oportunidades anunciadas pelas empresas no LinkedIn. A procura por trabalho também acontece no Facebook, especialmente nos grupos criados para anunciar vagas.

Milhares de pessoas optam por procurar por emprego no Facebook.

O Facebook pode ser um aliado na busca por emprego. (Foto: Divulgação)

Dicas para procurar por emprego no Facebook

O Facebook pode ser um grande aliado na busca por emprego. Confira a seguir algumas dicas para aproveitar ao máximo essa rede social:

1 – Procure por grupos

Não basta apenas ter um perfil no Facebook. É preciso encontrar grupos onde as pessoas e empresas publicam oportunidades de trabalho na sua cidade. Para encontrar essas páginas é bem simples, basta clicar no item “Grupos” e pesquisar pela palavra-chave “Vagas” ou “Emprego”. Para tornar a pesquisa ainda mais específica, informe o nome do município ou da área profissional. Exemplo: vagas de emprego na área de Direito em São Paulo.

2 – Atente-se às regras e opte por receber notificações

Você foi aceito no grupo? Maravilha. Agora leia com atenção a publicação fixada para ficar por dentro das regras do grupo. Marque para receber as notificações do grupo a cada nova postagem, assim você não perderá a oportunidade de disputar uma vaga compatível com o seu perfil.

3 – Cuide do perfil

Cuidado com o que você publica no Facebook. (Foto: Divulgação)

Os recrutadores, que participam dos grupos de emprego, costumam analisar o perfil de cada candidato antes de convocá-lo para uma entrevista. A seleção no ambiente digital é bem criteriosa, por isso o candidato precisa tomar cuidado com as suas publicações na rede social.

Antes de se candidatar a uma vaga ou participar de um grupo de emprego, é recomendado revisar o conteúdo da timeline e deletar todos os posts comprometedores. Fotos ousadas, críticas de empregos anteriores e mensagens com posicionamentos radicais podem comprometer o candidato.

4 – Leia as publicações do grupo com atenção

Alguma empresa postou uma vaga no grupo de emprego? Calma. Não se desespere e comece a fazer perguntas. O ideal é ler a publicação atentamente até o fim antes de escrever qualquer tipo de comentário. Geralmente as postagens são autoexplicativas.

5 – Encontre uma vaga compatível com o seu perfil

Não saia por aí disparando currículos por e-mail. Primeiro você precisa encontrar uma vaga compatível com o seu perfil profissional, ou seja, alinhada a sua formação ou experiência. Encaminhe o seu currículo para o e-mail indicado no anúncio da vaga.

6 – Não seja invasivo

Essa história de adicionar a pessoa que postou a vaga de emprego ou chamá-la para conversar inbox não é a melhor opção. São formas invasivas de interagir e que podem colocar em risco a participação no processo seletivo. Só vale a pena enviar uma mensagem privada se o anúncio da vaga fizer essa recomendação.

7 – Não compartilhe informações pessoais

Jamais escreva um comentário com os seus dados pessoais, como número de CPF, telefone ou endereço. Essas informações podem acabar caindo em mãos erradas, afinal, várias pessoas fazem parte do grupo.

Caso você tenha interesse na oportunidade de emprego, encaminhe um currículo para o e-mail do anúncio. Nada de comentar: “Estou interessado! Meu número de telefone é xxxxxx”.

8 – Cuidado com as formas de interação

Você, como membro do grupo, pode até compartilhar links interessantes ou fazer comentários. No entanto, jamais publique músicas, fotos pessoais ou mensagens de bom dia.

E aí? O que achou das dicas de como procurar por emprego no Facebook? Deixe um comentário.

The post Como procurar por emprego no Facebook? Veja dicas appeared first on ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...