Pular para o conteúdo principal

Língua Portuguesa no Enem: veja o que estudar para a prova

A Língua Portuguesa no Enem é uma das matérias mais importantes e temidas pelos alunos, por este motivo elaboramos um texto com as melhores dicas para você saber o que estudar e alcançar uma melhor pontuação.

Língua Portuguesa no Enem não é um bicho de sete cabeças.

Milhares de estudantes já iniciaram a preparação para o Enem 2018. (Foto: Divulgação)

Atualmente o Enem é uma das provas mais importantes na vida do estudante brasileiro que busca ingressar numa faculdade, pois a sua pontuação é utilizada para agregar valor na média para prova de seleção nas vagas de universidades.

Veja a seguir os temas mais recorrentes nas provas do Enem e se prepare.

Temas de Língua Portuguesa no Enem

  • Literatura
  • Interpretação de texto
  • Figuras de linguagem
  • Gêneros textuais
  • Gramática relacionada à semântica
  • Norma culta e popular
  • Funções da linguagem

O que mais cai em Literatura?

O mais importante a se estudar e focar em Literatura para a Prova do Enem são as escolas e os gêneros literários:

  1. Quinhentismo
  2. Barroco
  3. Arcadismo
  4. Período de transição
  5. Romantismo
  6. Realismo
  7. Simbolismo
  8. Modernismo
  9. Tendências contemporâneas

Algumas obras literárias devem ser estudadas para fazer o Enem. (Foto: Divulgação)

O que é muito cobrado também é a interpretação de textos literários, alguns livros de autores brasileiros são reincidentes em provas de Língua Portuguesa no Enem, como:

Vale a pena se atentar para questão que envolvem interpretações das obras listadas acima.

O que mais cai em Interpretação de texto?

As primeiras questões do Enem de Língua Portuguesa geralmente começam com um texto e logo após perguntas sobre ele, que nada mais é um teste sobre sua interpretação sobre este.

Deve-se prestar muita atenção, inclusive, no título e subtítulo do texto, algumas respostas para as questões podem estar logo ali, no começo.

Você poderá encontrar também a necessidade de saber interpretar gráficos, infográficos e figuras para conseguir a resposta correta da questão.

Para ir bem em questões de interpretação é de extrema importância saber distinguir textos e frases conotativas e denotativas. Estude esses conceitos!

Gêneros Textuais

Cada texto possui suas características e isso caracteriza a sua função social, cada um com sua estrutura e estilo.

Os textos podem ser:

  • Narrativos
  • Descritivos
  • Dissertativo-Argumentativo
  • Expositivo
  • Injuntivo

É importante que o aluno saiba as principais funções e características de cada um e saiba distingui-los.

Gramática

A gramática é um dos temas mais importantes para o idioma. É ela que determina as regras para o uso da Língua Portuguesa, as classes das palavras, a formação de frases e orações, sintaxe, é ela que vai determinar que uma frase faça sentido.

A gramática possui as regras da língua e por isso deve ser estudada com cautela, pois possui muitos detalhes e que são bastante cobrados na prova do Enem.

Norma culta e popular

Uma das maiores características do Brasil é a sua grande extensão de terras e povos, cada região, cidade e estado possui suas próprias culturas e que se diferenciam muito e nisto está agregado a norma popular, as gírias e linguagem coloquial.

É importante saber para a prova de Língua Portuguesa no Enem tanto a norma culta, quanto a norma popular, regional, como os povos e seus vocabulários específicos.

Estude com atenção as dicas que apresentamos no texto de hoje e boa prova!

The post Língua Portuguesa no Enem: veja o que estudar para a prova appeared first on ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a