Pular para o conteúdo principal

Como conseguir visto de trabalho na Itália? Veja o passo a passo 

Hoje, a busca por segurança, saúde e educação de qualidade, muitas vezes, levam os brasileiros a mudarem de seu próprio país. Com isso, é comum vermos uma trajetória inversa daquela que os imigrantes italianos fizeram. Mas se você não tem descendência italiana e, mesmo assim, sonha em morar nesse país, conseguir um visto de trabalho na Itália pode ser o seu primeiro passo.

Não basta arrumar emprego. É preciso providenciar um visto de trabalho na Itália.

O visto de trabalho na Itália requer uma oferta de emprego. (Foto: Divulgação)

Como tirar o visto de trabalho na Itália?

O visto de trabalho na Itália, na maioria das vezes, é solicitado por estrangeiros que não fazem parte da comunidade européia.

E para exercer um ofício de forma legal na Itália, o cidadão estrangeiro deverá primeiro ter uma oferta de emprego garantida por uma empresa italiana.

Após isso, a empresa italiana, com interesse na contratação, deverá enviar um contrato de trabalho para que o brasileiro peça o pedido de visto na embaixada ou no Consulado da Itália no Brasil!

Conhecido como “visto d’ingresso per motivi di lavoro” (visto de ingresso por razões de trabalho), esse registro pode ser solicitado para um lavoro “subordinato” (trabalho com vínculo empregatício), lavoro “autonomo” (trabalhador autônomo) e lavoro “stagionale“ (trabalho sazonal).

Tipos de visto

Contudo, há outros tipos de visto que possibilitam estrangeiros a trabalharem na Itália, como:

Visto per Motivi di Studio

Esse tipo de visto é destinado a estudantes. O tempo de duração pode ser renovado anualmente até o final do curso previsto.  Porém, o mesmo só terá permissão para trabalhar em empregos de meio período. Portanto, o contrato de trabalho não deverá ultrapassar a jornada de 20 horas semanais.

Ricongiungimento Familiare

Esse pedido é destinado ao estrangeiro que mora regularmente na Itália e que possua uma carta de soggiorno ou permesso di soggiorno.  Que nada mais é do que um documento italiano responsável por permitir a estadia no país pelo período um ano.

Mercado de trabalho para estrangeiros

Algumas profissões na Itália estão carentes de mão-de-obra. Foto: Divulgação)

Por sofrer pela carência de mão de obra, na Itália, os empregos com o maior número de vagas para estrangeiros são os de:

  • Mecânico;
  • Cozinheiro;
  • Esteticista;
  • Marceneiro;
  • Encanador;
  • Artesão;
  • Padeiro

Quanto se ganha na Itália?

Os salários na Itália irão variar de acordo com o ofício exercido.  De forma geral, um trabalhador ganha por volta de 1000 euros. Entretanto, pessoas que se encontram em um bom cargo podem ter um acréscimo que varia de 500 a 1000 euros sobre o salário definido.

Com isso, se o trabalhador possuir uma formação superior as chances de ter um bom salário são grandes. Contudo, um padeiro na Itália pode ganhar por volta de 1.500 e 2.500 euros por mês, diferente do Brasil em que profissões ligadas à mão de obra, muitas vezes, não são valorizadas.

Direitos trabalhistas

Devido à crise, a Itália vem apresentando grandes mudanças em relação aos direitos trabalhistas. E o resultado disso, é que atualmente as empresas disponibilizam contratos sem nenhum benefício, como férias, período de ausência por doença e 13º salário. Sendo assim, os poucos benefícios, que deveriam ser assegurados pelo Contratto a Tempo Interminato, não chegam nem a metade do que deveria ser o ideal.

Sites de emprego

Se o seu sonho de trabalhar na Itália ainda continua vivo, mesmo depois de saber sobre os direitos trabalhistas do país, uma boa forma de agilizar esse processo é fazendo um currículo europeu.

Ah, não sabe como fazer?

E só entrar no EuroPass, esse site, sem dúvidas é a melhor alternativa!

Depois de fazer o seu currículo europeu, para começar a sua busca por um emprego na terra das massas, há alguns sites que podem ajudar você nessa jornada, que são:

Bom, agora que você já sabe como tirar o seu visto de trabalho na Itália, deixe a sua opinião nos comentários!

E boa sorte nessa jornada!

The post Como conseguir visto de trabalho na Itália? Veja o passo a passo  appeared first on ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a