Hoje, a busca por segurança, saúde e educação de qualidade, muitas vezes, levam os brasileiros a mudarem de seu próprio país. Com isso, é comum vermos uma trajetória inversa daquela que os imigrantes italianos fizeram. Mas se você não tem descendência italiana e, mesmo assim, sonha em morar nesse país, conseguir um visto de trabalho na Itália pode ser o seu primeiro passo.
Como tirar o visto de trabalho na Itália?
O visto de trabalho na Itália, na maioria das vezes, é solicitado por estrangeiros que não fazem parte da comunidade européia.
E para exercer um ofício de forma legal na Itália, o cidadão estrangeiro deverá primeiro ter uma oferta de emprego garantida por uma empresa italiana.
Após isso, a empresa italiana, com interesse na contratação, deverá enviar um contrato de trabalho para que o brasileiro peça o pedido de visto na embaixada ou no Consulado da Itália no Brasil!
Conhecido como “visto d’ingresso per motivi di lavoro” (visto de ingresso por razões de trabalho), esse registro pode ser solicitado para um lavoro “subordinato” (trabalho com vínculo empregatício), lavoro “autonomo” (trabalhador autônomo) e lavoro “stagionale“ (trabalho sazonal).
Tipos de visto
Contudo, há outros tipos de visto que possibilitam estrangeiros a trabalharem na Itália, como:
Visto per Motivi di Studio
Esse tipo de visto é destinado a estudantes. O tempo de duração pode ser renovado anualmente até o final do curso previsto. Porém, o mesmo só terá permissão para trabalhar em empregos de meio período. Portanto, o contrato de trabalho não deverá ultrapassar a jornada de 20 horas semanais.
Ricongiungimento Familiare
Esse pedido é destinado ao estrangeiro que mora regularmente na Itália e que possua uma carta de soggiorno ou permesso di soggiorno. Que nada mais é do que um documento italiano responsável por permitir a estadia no país pelo período um ano.
Mercado de trabalho para estrangeiros
Por sofrer pela carência de mão de obra, na Itália, os empregos com o maior número de vagas para estrangeiros são os de:
- Mecânico;
- Cozinheiro;
- Esteticista;
- Marceneiro;
- Encanador;
- Artesão;
- Padeiro
Quanto se ganha na Itália?
Os salários na Itália irão variar de acordo com o ofício exercido. De forma geral, um trabalhador ganha por volta de 1000 euros. Entretanto, pessoas que se encontram em um bom cargo podem ter um acréscimo que varia de 500 a 1000 euros sobre o salário definido.
Com isso, se o trabalhador possuir uma formação superior as chances de ter um bom salário são grandes. Contudo, um padeiro na Itália pode ganhar por volta de 1.500 e 2.500 euros por mês, diferente do Brasil em que profissões ligadas à mão de obra, muitas vezes, não são valorizadas.
Direitos trabalhistas
Devido à crise, a Itália vem apresentando grandes mudanças em relação aos direitos trabalhistas. E o resultado disso, é que atualmente as empresas disponibilizam contratos sem nenhum benefício, como férias, período de ausência por doença e 13º salário. Sendo assim, os poucos benefícios, que deveriam ser assegurados pelo Contratto a Tempo Interminato, não chegam nem a metade do que deveria ser o ideal.
Sites de emprego
Se o seu sonho de trabalhar na Itália ainda continua vivo, mesmo depois de saber sobre os direitos trabalhistas do país, uma boa forma de agilizar esse processo é fazendo um currículo europeu.
Ah, não sabe como fazer?
E só entrar no EuroPass, esse site, sem dúvidas é a melhor alternativa!
Depois de fazer o seu currículo europeu, para começar a sua busca por um emprego na terra das massas, há alguns sites que podem ajudar você nessa jornada, que são:
Bom, agora que você já sabe como tirar o seu visto de trabalho na Itália, deixe a sua opinião nos comentários!
E boa sorte nessa jornada!
The post Como conseguir visto de trabalho na Itália? Veja o passo a passo appeared first on ViaCarreira.
Fonte: Via Carreira
Comentários
Postar um comentário