O controle de budget vai muito além de verificar o saldo da conta bancária da empresa ao fim do mês. Também conhecido pelo seu termo em português, o controle orçamentário é indispensável caso sua empresa tenha a pretensão de continuar ativa.
Como acreditamos que essa seja sua meta, e para além disso expandir seus negócios, entendemos que é hora de conhecer os principais métodos e processos para controlar as finanças mais de perto.
Acompanhe atentamente e salve em seus favoritos. Vamos às dicas!
1. Identifique custos e despesas
Pode parecer incrível, mas há empreendedores que tocam seus negócios “na unha”, ou seja, sem conhecer exatamente quanto lucram e, principalmente, o quanto gastam para continuar suas atividades.
Esse é um erro comum em PMEs e nas microempresas familiares. Como são administradas por gestores amadores, não raramente deixam de observar as práticas gerenciais mais elementares.
Por isso, a dica número um é: saiba exatamente o que é custo e despesa. No caso dos custos, considere também as seguintes subdivisões:
-
fixos — todos que não variam com o tempo, ou se mantêm estáveis por longos períodos. Ex: contas de água, luz e internet;
-
variáveis — variam conforme sua produção aumenta ou diminui. Ex: compras de insumos e matérias primas;
-
semivariáveis — dado um período de tempo, o que é custo fixo pode apresentar variação, até mesmo por causa de sazonalidades. Ex: contas de luz que aumentam em períodos de maior consumo, como o verão.
2. Planeje folha de pagamento e impostos
Se até mesmo o governo gasta a maior fatia de seu orçamento com folha de pagamento, imagine sua empresa, o quanto não consome?
Ter funcionários implica também o pagamento de impostos e tributos como o INSS Patronal, no caso das empresas optantes dos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido. Somado a isso, temos encargos como o FGTS e INSS e outros tributos como PIS e Cofins.
Dá para perceber que o assunto é muito sério, não é? A carga tributária brasileira, além de pesada, obriga as empresas a cumprir infindáveis obrigações com o fisco, o que representa mais trabalho e consumo de tempo e recursos.
Já pensou lidar com tudo isso sem um planejamento tributário e contábil que dê conta de tamanho desafio?
Portanto, se você ainda não colocou em pauta, priorize para ontem uma estratégia que garanta o cumprimento de todas as suas obrigações fiscais e com seu pessoal.
3. Invista em tecnologia e digitalização
A Receita Federal já tornou digital a apuração dos impostos a recolher e esse é um processo que avança a cada dia. Isso implica mais investimentos em softwares de gestão que permitam ao seu negócio não só cumprir com seus deveres perante o fisco, mas também projetar suas receitas.
As vantagens da digitalização mereciam por si só um artigo, mas em linhas gerais podemos dizer que:
-
melhora a comunicação interna;
-
torna os processos mais visíveis;
-
aumenta os mecanismos de detecção de falhas;
-
atua como business intelligence (BI);
-
facilita aspectos como gestão de estoque e controle de pagamentos.
Incorporando a tecnologia digital às rotinas administrativas de seu negócio, o controle de budget fica menos complexo, abrindo novas possibilidades de crescimento. Ficou claro para você a importância de ter um orçamento perfeitamente ajustado?
Agora que você sabe como começar a controlar o budget em sua empresa, que tal assinar nossa newsletter para receber artigos tão úteis quanto este? Suas finanças agradecem!
Fonte: noticias.universia.com.br
Comentários
Postar um comentário