Pular para o conteúdo principal

Como ter controle orçamentário seguindo 3 dicas básicas

Crescimento só acontece quando as finanças são conhecidas em detalhes e a gestão conta com as ferramentas certas.    

O controle de budget vai muito além de verificar o saldo da conta bancária da empresa ao fim do mês. Também conhecido pelo seu termo em português, o controle orçamentário é indispensável caso sua empresa tenha a pretensão de continuar ativa.

Como acreditamos que essa seja sua meta, e para além disso expandir seus negócios, entendemos que é hora de conhecer os principais métodos e processos para controlar as finanças mais de perto.

Acompanhe atentamente e salve em seus favoritos. Vamos às dicas!

1. Identifique custos e despesas

Pode parecer incrível, mas há empreendedores que tocam seus negócios “na unha”, ou seja, sem conhecer exatamente quanto lucram e, principalmente, o quanto gastam para continuar suas atividades.

Esse é um erro comum em PMEs e nas microempresas familiares. Como são administradas por gestores amadores, não raramente deixam de observar as práticas gerenciais mais elementares.

Por isso, a dica número um é: saiba exatamente o que é custo e despesa. No caso dos custos, considere também as seguintes subdivisões:

  • fixos — todos que não variam com o tempo, ou se mantêm estáveis por longos períodos. Ex: contas de água, luz e internet;

  • variáveis — variam conforme sua produção aumenta ou diminui. Ex: compras de insumos e matérias primas;

  • semivariáveis — dado um período de tempo, o que é custo fixo pode apresentar variação, até mesmo por causa de sazonalidades. Ex: contas de luz que aumentam em períodos de maior consumo, como o verão.

2. Planeje folha de pagamento e impostos

Se até mesmo o governo gasta a maior fatia de seu orçamento com folha de pagamento, imagine sua empresa, o quanto não consome?

Ter funcionários implica também o pagamento de impostos e tributos como o INSS Patronal, no caso das empresas optantes dos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido. Somado a isso, temos encargos como o FGTS e INSS e outros tributos como PIS e Cofins.

Dá para perceber que o assunto é muito sério, não é? A carga tributária brasileira, além de pesada, obriga as empresas a cumprir infindáveis obrigações com o fisco, o que representa mais trabalho e consumo de tempo e recursos.

Já pensou lidar com tudo isso sem um planejamento tributário e contábil que dê conta de tamanho desafio?

Portanto, se você ainda não colocou em pauta, priorize para ontem uma estratégia que garanta o cumprimento de todas as suas obrigações fiscais e com seu pessoal.

3. Invista em tecnologia e digitalização

A Receita Federal já tornou digital a apuração dos impostos a recolher e esse é um processo que avança a cada dia. Isso implica mais investimentos em softwares de gestão que permitam ao seu negócio não só cumprir com seus deveres perante o fisco, mas também projetar suas receitas.

As vantagens da digitalização mereciam por si só um artigo, mas em linhas gerais podemos dizer que:

  • melhora a comunicação interna;

  • torna os processos mais visíveis;

  • aumenta os mecanismos de detecção de falhas;

  • atua como business intelligence (BI);

  • facilita aspectos como gestão de estoque e controle de pagamentos.

Incorporando a tecnologia digital às rotinas administrativas de seu negócio, o controle de budget fica menos complexo, abrindo novas possibilidades de crescimento. Ficou claro para você a importância de ter um orçamento perfeitamente ajustado?

Agora que você sabe como começar a controlar o budget em sua empresa, que tal assinar nossa newsletter para receber artigos tão úteis quanto este? Suas finanças agradecem!

 



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...