Pular para o conteúdo principal

Vestibular UFPR 2019: tudo sobre inscrições, vagas e provas

Os interessados em participar do Vestibular UFPR 2019 devem ficar atentos. A Universidade Federal do Paraná já divulgou o portal para pré-cadastro. A ferramenta contém todas as informações necessárias para os candidatos que querem ingressar na instituição de ensino, como as datas de inscrição e das provas.

Vestibular UFPR 2019 inscrições via internet

Para participar do vestibular UFPR é preciso se inscrever no portal de pré-cadastro da universidade. (Foto: Divulgação).

Referência de ensino superior no estado, a UFPR é a mais antiga universidade do Brasil, tendo sido fundada em 1912. A instituição oferece mais de 90 cursos de graduação em diversas áreas.

Inscrições para o Vestibular UFPR 2019

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga no Vestibular UFPR 2019 poderão realizar a inscrição a partir do dia 13 de agosto. O período prossegue até 11 de setembro. A inscrição é feita a partir do preenchimento de um formulário disponível no site da UFPR. O portal para pré-cadastro dos candidatos já está disponível.

Após o preenchimento do formulário, o candidato deve imprimir e pagar o boleto referente à taxa do concurso no valor de R$ 120. A universidade concede isenção da taxa caso o estudante comprove não poder arcar com a despesa. Os pedidos de isenção devem ser feitos entre 13 e 23 de agosto.

Cotas para estudantes

A UFPR garante 50% das vagas para a concorrência ampla. Os outros 50% são destinados ao preenchimento de cotas garantidas por lei para estudantes negros, pardos, de origem indígena, alunos de escolas públicas e/ou portadores de deficiência. O candidato deve se autodeclarar cotista no preenchimento do formulário de inscrição.

O número de vagas ofertadas por curso só ser divulgado no início do período das inscrições no Guia do Candidato.

Etapas do Vestibular UFPR 2019

A primeira fase do vestibular é composta por questões de múltipla escolha.

O Vestibular da Universidade Federal do Paraná é dividido em duas fases.

1ª fase

De caráter eliminatório e classificatório, acontece no dia 21 de outubro. Nessa etapa, os candidatos devem responder uma prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões de múltipla escolha.

A prova, que acontece a partir das 14h, tem duração de 5h30 e traz perguntas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira, Português (Gramática e Literatura), Filosofia e Sociologia. O resultado será divulgado dia 5 de novembro.

2ª fase

É composta de uma Redação e duas provas específicas discursivas com matérias relativas ao curso escolhido pelo candidato. Elas acontecem nos dias 25 e 26 de novembro.

Os inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Música precisam realizar ainda uma prova de habilidade específica, que também acontece no dia 26 de novembro.

Resultado final do Vestibular UFPR 2019

O resultado com a classificação final do vestibular será divulgado no site da UFPR no dia 11 de janeiro de 2019. Para mais informações, leia o edital completo.

Calendário com principais datas

  • Prazo de inscrição: de 13 de agosto a 11 de setembro de 2018;
  • Provas da 1ª Fase: 21 de outubro de 2018;
  • Resultado da 1ª Fase: 5 de novembro de 2018;
  • Provas da 2ª Fase e de habilidades específicas: 25 e 26 de novembro de 2018;
  • Resultado final: 11 de janeiro de 2019.

Ainda tem alguma dúvida sobre o vestibular UFPR 2019? Compartilhe com a gente!

O post Vestibular UFPR 2019: tudo sobre inscrições, vagas e provas apareceu primeiro em ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...