Pular para o conteúdo principal

Resultados e discussões no TCC: dicas de como fazer essa seção

A seção de resultados e discussões no TCC é uma das mais importantes. Ela concentra as informações relevantes que foram obtidas após a fundamentação teórica e o trabalho de campo. Aprenda como fazer essa parte do trabalho e veja exemplos.

A seção de resultados e discussões no TCC é uma das mais importantes do desenvolvimento.

Apresentar resultados e fazer discussões são pontos importantes no trabalho. (Foto: Divulgação)

Depois de meses de pesquisa, o estudante chega na última etapa do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Ele precisa apresentar as informações coletadas de maneira objetiva (resultados) e depois fazer uma análise desses dados (discussão).

A parte do TCC, que analisa os resultados e as discussões, existe para destacar as contribuições do estudo na área do conhecimento. O aluno pode escrever o conteúdo numa única seção ou dividir em duas seções, tudo dependerá da abordagem do seu trabalho.

Em geral, quando a pesquisa gera resultados complexos, é interessante reservar uma seção exclusiva para apresentar esses números e depois fazer a discussão em cima daquilo que foi constatado.

Um TCC, focado em fundamentação teórica, apresenta os conceitos e conteúdos desenvolvidos por outros autores como resultado. O diálogo que você estabeleceu entre as fontes é o que resultou da sua pesquisa. Já um trabalho com pesquisa de campo é ainda mais completo, pois os dados quantitativos, obtidos com a aplicação de questionários, podem “conversar”com teorias ou ainda validar (ou não) implicações de outros estudos.

Dicas de como fazer resultados e discussões no TCC

Na escrita acadêmica, uma das premissas mais importantes é mostrar os resultados da pesquisa com neutralidade e estabelecer uma discussão entre eles. Resultado é citações, números, tabelas, gráficos e conceitos formulados por autores influentes da área. Já discussão é explicação, comparação e implicações.

Aprenda como fazer o tópico resultados e discussões no TCC:

1 – Apresente as informações coletadas

Considere um cenário em que o estudante está fazendo TCC sobre “Publicidade infantil na televisão”. Ele não quer realizar uma pesquisa de campo com uma amostra específica, por isso focou em buscar o melhor referencial teórico possível.  Ao apresentar os conceitos dos autores e relacioná-los com o tema da pesquisa, ele está expondo os resultados.

Também pode existir a seguinte situação: para compreender a influência das propagandas no comportamento das crianças, o aluno resolveu montar um questionário e aplicá-lo em uma amostra de pais. As respostas dos entrevistados foram transformadas em gráficos e reunidas no capítulo de resultado.

Como você já deve ter percebido, o resultado do TCC nada mais é do que o material obtido durante a pesquisa. Ele pode ser elaborado só com fundamentação teórica, ou com revisão de literatura e pesquisa de campo. No segundo caso, o estudo se torna mais completo e embasado.

2 – Escreva os resultados com neutralidade

O texto deve ser objetivo, conciso e direto. Ao escrever sobre os resultados, mantenha a neutralidade e forneça todas as informações relevantes sobre o assunto investigado. Se isso contradizer alguma hipótese trabalhada no início do TCC, não tem problema. Esse é o propósito da pesquisa científica.

3 – Analise os dados

O próximo passo consiste em analisar os dados apresentados no resultado do TCC e interpretá-los. Em geral, é preciso relacionar as teorias da área e estabelecer diálogo entre os autores (em que se assemelham, quais são suas diferenças e como se completam). Considerar as informações coletadas dentro de um contexto também ajuda no processo de análise.

4 – Mostre o que você aprendeu

A matéria-prima da discussão é apresentar o que você aprendeu. Com base nas informações levantadas e apresentadas na seção de resultados, verifique quais hipóteses foram validadas e descartadas. Procure entender as variáveis, resgate conceitos de outros autores para embasar os seus pensamentos e destaque as contribuições do estudo.

Responda as seguintes perguntas para fazer a discussão do TCC de forma mais assertiva:

  • Os resultados confirmaram quais hipóteses? Como você interpreta as respostas?
  • Os resultados anularam quais hipóteses? Como você interpreta as respostas?
  • O que foi constatado na pesquisa de campo vai ao encontro do que outros autores mostram?
  • Qual é a sua nova opinião sobre o problema investigado?
  • Quais os próximos passos da investigação? O que você sugere para os estudos futuros?

Para facilitar a compreensão do trabalho, lembre-se de colocar as discussões de cada tópico estudado na mesma ordem dos resultados.

5 – Não mostre mais resultados na parte de discussões

A seção sobre discussões não pode conter novos resultados, apresentados em forma de gráficos ou tabelas. Você pode fazer, apenas, comparações entre os dados coletados e tirar conclusões.

Exemplo

Considere um trabalho  sobre “reposicionamento de uma marca de café no mercado”. O estudante, responsável pelo TCC, resolveu aplicar um questionário numa amostra de consumidores, a fim de identificar os hábitos de consumo e comportamentos. Após essa pesquisa de campo, ele apresentou os resultados na forma de gráficos e preparou uma discussão sobre cada questão. Ao analisar as informações, ele fez uma comparação com dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Apresentação do resultado em forma de gráfico:

Discussão sobre a análise dos dados:

Com essas informações em mente, ficará muito mais fácil escrever os resultados e discussões no TCC. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário.

O post Resultados e discussões no TCC: dicas de como fazer essa seção apareceu primeiro em ViaCarreira.



Fonte: Via Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a