- Redigir a monografia é a prova de fogo de seu curso: é onde você demonstra realmente todo o seu potencial acadêmico.
- Lembre-se de que você deve contribuir com algo à matéria que sirva de inspiração a outros.
- Daremos dicas de como você pode se preparar para não errar neste momento tão importante da sua vida acadêmica.
A produção da monografia é um dos momentos mis difíceis que os estudantes têm de enfrentar. Não só porque se trata de uma etapa definitiva no curso, onde devem demonstrar todo o seu potencial acadêmico, mas porque devem criar um trabalho que represente uma contribuição para a matéria e que possa servir de inspiração para outros estudantes e profissionais.
Escolher um tema adequado para a monografia é chave se você quer realizar um trabalho de qualidade. Eé possível seguir algumas pautas para que não haja falhas pelo caminho. Se não estamos confortáveis e não gostamos do tema que escolhemos em princípio, o processo de elaboração será entediante tedioso e não nos fará brilhar como estudantes. Além do mais, correremos o risco de deixar a monografia pela metade, por não ter suficiente inspiração e motivação para dar continuidade ao trabalho.
Por outro lado, ter um tema adequado para a sua monografia, que seja interessante, será um impulso para trabalhar mais a fundo edar o melhor de si mesmo. O ideal é que cada estudante analise os temas maia atraentes, confeccione uma lista incluindo todos, estude as possibilidades de elaboração de cada um e reserve umas semanas para refletir sobre os prós e os contras de cada um deles.
A escolha do tema depende de vários fatores. Se existe liberdade de poder escolher, podemos basear nossa decisão dependendo do nosso grau de conhecimento sobre o tema e a vontade de contribuir com algo novo nesse assunto.
Escolher um assunto sobre o que já possuímos conhecimentos nos permite avançar de maneira mais rápida y aprofundar, enquanto escolher um assunto sobre o qual não sabemos muito nos dá a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e crescer como profissionais.
1. Deve ser do seu interesse
É muito importante que o tema que você escolha seja do seu interesse, para que você possa se dedicar a pesquisá-lo por um ano inteiro sem se entediar. Um assunto interessante será, além disso, sempre uma contribuição para a matéria e um diferencial para a monografia.
2. Representa um valor adicional à matéria estudada
Uma monografia não é só um trabalho associado a uma matéria. Deve ser um complemento da mesma onde possa haver questionamentos sobre um assunto atual onde se mostrem diferentes perspectivas e formas de abordagem.
3. Não deve limitar seus estudos posteriores
Sua monografia deve ajudar você a continuar com os seus estudos e ser um impulso para que você queira fazer aprofundamentos na questão que foi objeto de estudo. Se, por exemplo, você estuda psicologia e num futuro você quiser trabalhar tratando a crianças, sua monografia deverá estar direcionada a este âmbito, de forma que você garante uma melhor preparação sobre o tema.
4. O assunto deve estar delimitado
O estudo deve estar elaborado, mas não pode fugir do tema. Você deve delimitar desde o começo o assunto que você vai trabalhar. Você pode detalhá-lo ao principio da monografia para que os leitores saibam o que será abordado.
5. Deve ser de acordo com o seus gostos e suas fortalezas
Você não sé deve gostar do tema que for escolher para a sua monografia, mas também deve encaixá-lo nas suas fortalezas e habilidades. Desta forma, a elaboração será muito mais simples e você poderá melhorar seus pontos fortes durante o processo.
6. Deve haver suficientes fontes de consulta
Você não poderá pesquisar sobre um assunto sobre o qual não existam já pesquisas e trabalhos anteriores. Você precisa de uma boa quantidade de materiais e fontes para poder consultar na elaboração de sua monografia e criar um trabalho de qualidade e com um importante suporte académico.
Fonte: noticias.universia.com.br
Comentários
Postar um comentário