Pular para o conteúdo principal

Entenda a importância do estágio para a sua carreira

O estágio é uma experiência importante para o desenvolvimento da carreira do profissional. Confira o valor desse trabalho para seu sucesso
  • O estágio é diferente de um emprego tradicional, pois traz para os estudantes o conhecimento, competências e experiências práticas daquilo que estudam teoricamente na faculdade.

  • Possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva alguns fatores de sua profissão que muitas vezes são ignorados pelas instituições de ensino.

  • Serve como uma confirmação das suas escolhas e, se bem-sucedido, pode motivar você ainda mais a alcançar seus objetivos profissionais.

O estágio pode ser a porta de entrada para seu primeiro emprego efetivado. Muitos empregadores oferecem um plano de carreira que dá a oportunidade para que estagiários que obtiverem bons resultados entrem na empresa como empregados tradicionais.

Mesmo que o estágio não garanta um emprego fixo no futuro, você deve aproveitar essa chance para aprender com profissionais mais experientes e que estão ao seu lado para ajudar você a crescer. Essas pessoas poderão servir como seus mentores, contatos profissionais e referências para o resto da carreira. Mesmo que você não consiga um emprego nessa empresa, poderá aproveitar os novos contatos para outras oportunidades de trabalho.

A trajetória de cada pessoa é única, por isso, se você está nos últimos semestres do seu curso e não trabalhou ainda em nenhuma compania, vale a pena que você considere o esquema de estagiário pelas seguintes razões:

Você iniciará a sua trajetória laboral

O ideal é ser estagiário realizando atividades relacionadas com a carreira que você escolheu, mas mesmo que te contratem para servir cafés, o simples fato de ter a responsabilidade de ir diariamente a um local de trabalho te dará pontos extras aos olhos dos seus futuros chefes.  

Você terá “permissão” para errar

A vantagem de iniciar sua carreira sendo estagiário é que, de certa forma, os seus chefes “esperam” que você cometa erros, já que inclusive o nome colocado para seu cargo indica que você está se capacitando para desempenhar funções de maior responsabilidade no futuro.

Você aumentará a rede de contatos profissionais

Se você trabalhar como estagiário enquanto estuda um curso universitário, você nutrirá desde cedo sua rede de contatos para poder ter acesso a melhores cargos no futuro. Lembre-se sempre de dar o melhor esforço com o pé direito para construir sua reputação e imagem laboral: nunca se sabe quando um atual colega lembrará gratamente de você daqui a uns 10 ou 15 anos para te incluir na sua nova empresa.

Você melhorará as suas finanças

A satisfação de ganhar o seu próprio dinheiro vai além da cifra numérica em si. Muitas empresas oferecem compensações econômicas para os estagiários e isso vai te permitir obter alguma renda que possa contribuir com os pagamentos dos seus estudos e inclusive ajudar você a começar a treinar na delicada e importante área das finanças pessoais.

Você saberá no que precisará melhorar

É importante ser consciente das áreas nas quais podemos melhorar para conseguir alcançar os nossos objetivos. Quando você começar a trabalhar você comprovará que os conselhos dos seus pais e professores não eram em vão: é muito importante ser organizado, anotar as tarefas pendentes e melhorar o seu nível de inglês.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a