Pular para o conteúdo principal

6 benefícios do coaching de equipes para as empresas

Trabalhar em equipe supõe atingir metas que uma pessoa não conseguiria. Fazê-lo entre várias desperta relações humanas às vezes nada fáceis
  • A equipe constitui o verdadeiro sucesso de uma empresa. Uma das principais vantagens do coaching de equipes é valorizar as pessoas como base de talento, priorizando este talento à frente inclusive dos resultados.
  • Esta ferramenta de ajuda empresarial é fundamental para melhorar a comunicação interpessoal, entendendo que a empatia é fundamental para compreender o ponto de vista do colega.
  • O coaching de equipes cria uma cultura de empresa, uma marca corporativa sólida da que os funcionários se sentem orgulhosos de pertencer, conscientes de que uma equipe se constrói entre todos.

O coaching permite definir os papéis e tarefas de cada cargo dentro da própria equipe, para que as tarefas de um colega não interfiram no ritmo da jornada de outro funcionário.

Cada profissional tem a possibilidade de ampliar o olhar para observar o seu trabalho não de um modo individual, mas em um contexto grupal.

Através do coaching de equipes é possível encontrar respostas importantes à própria evolução do grupo. Por exemplo, identificar qual é o freio que está bloqueando a comunicação. Analisar as forças grupais e individuais. Achar uma maneira de transformar o obstáculo em uma oportunidade.

Isto significa um aumento da consciência e a introspecção para transformar desde dentro a potencialidade da equipe, definindo novos objetivos realistas e alcançáveis.

Uma mudança de posição de um dos membros da equipe afeta as relações de todo o grupo. As dinâmicas do coaching de equipes são construtivas porque permitem aos funcionários se conhecer melhor em um contexto diferente da rotina empresarial marcada pela pressão pelos resultados e a gestão do tempo. Este tipo de coaching é vital, porque eleva o salário emocional dos funcionários que recebem um reconhecimento através desta dinâmica.

Quais são seus benefícios para os funcionários?

Desenvolve as habilidades e as capacidades de cada pessoa para que as integre em seu trabalho e dê o melhor de si mesma.

Potencia o empoderamento das pessoas, seu sentido de pertencimento à equipe e a habilidade de encontrar soluções criativas para os problemas que surjam.

Melhora as relações entre as pessoas e a comunicação. Com o coaching de equipes saem à luz os problemas que existem e se buscam soluções.

Tudo isto supõe uma melhora da produtividade de cada pessoa na equipe.

Quais são os benefícios para a empresa?

Ajuda a alinhar a equipe com a cultura da empresa e, portanto, criar uma maior motivação e implicação.

Incrementa a ajuda e a cooperação entre os diferentes departamentos da empresa porque a comunicação melhora e se compartilha a informação.  

É possível tornar ágil a toma de decisões, devido à melhora da confiança e da motivação.

Ajuda a aumentar a satisfação dos clientes porque uma equipe coesa de uma empresa dará melhor serviço.

Uma equipe não é o mesmo que um grupo, em uma equipe se trabalha com um fim comum, enquanto que em um grupo cada pessoa tem um objetivo. A principal meta do coaching de equipes é saber se está diante de uma equipe ou de um grupo de trabalho.

O coaching cria uma nova mentalidade na empresa, já que os funcionários aprendem a viver em comum o sucesso e também assumem de maneira responsável as possíveis derrotas. O sucesso potencial de uma empresa aumenta a partir da força do conjunto.

As habilidades mais demandadas pelas empresas no Brasil

Ebook: As habilidades mais demandadas pelas empresas no Brasil

A formação acadêmica não basta. Uma carreira de sucesso une a qualificação e as habilidades adquiridas a partir da inteligência emocional. Mas, quais as habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo?

Inscreva-se e baixe este eBook gratuitamente



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...