Pular para o conteúdo principal

Como as novas tecnologias afetam a criatividade do estudante?

A era digital na sala de aula permite uma revolução no ensino e promove o trabalho em equipe, criatividade e solução de problemas complexos
  • Os modelos educativos foram mudando à medida que a sociedade também foi mudando, adaptando-se à realidade e à necessidade de cada momento.
  • Estamos vivendo uma revolução no mundo da educação, cujo fator de indução é a tecnologia. A nuvem e os dispositivos estão transformando a maneira de trabalhar em todo o mundo.
  • A escola, como reflexo da sociedade, não pode ser alheia a essas mudanças e a transformação digital deve partir dela para preparar aos trabalhadores do futuro.

A tecnologia é a chave para ajudar os estudantes a obter sucesso. Tem o poder de capacitar os estudantes de hoje para criar o mundo do amanhã. Aqueles que forem equipados com habilidades digitais trabalharão em profissões que nem imaginamos e construirão uma tecnologia que ainda não somos capazes de imaginar.

A tecnologia é uma ferramenta para potenciar a criatividade dos estudantes, sua sagacidade.

sala de aula invertida (Flipped Classroom) é um modelo pedagógico que transfere ao trabalho de determinados processos de aprendizado fora da sala de aula, e utiliza o tempo da aula junto com a experiência do docente, para facilitar e potencializar outros processos de aquisição e prática de conhecimentos dentro da sala de aula.

Esse modelo está mudando as escolas e as universidades. A função do docente muda quando se deve desenvolver suas atividades em um ambiente virtual de ensino-aprendizado que, além do mais, deixa de ter limitações geográficas, físicas, temporais e que tende a dar resposta aos grupos de alunos cada vez mais heterogêneos e diversos. O professor desempenha uma função de facilitador. Ele tem o desafio de orientar os esforços para integrar as tecnologias de maneira coerente e eficaz dentro dos diferentes processos de aprendizado.  

A figura do aluno ocupa um papel central dentro do processo educativo. Os estudantes tomam consciência cada vez mais cedo de suas habilidades, demonstrando uma maior predisposição à participação e à toma de decisões na sala de aula, tanto se trabalha de maneira individual como se o fazem de maneira colaborativa. Desta forma, se produz uma demanda de conteúdos cada vez mais personalizados e adequados às suas necessidades formativas.

A tecnologia consiste em envolver a cada estudante em diferentes estilos de aprendizado, um ambiente de imersão donde os estudantes aprendem fazendo.

Os ambientes de criação e colaboração criativa baseada em jogos, a possibilidade de criar modelos em 3D e vê-los na realidade e seus dispositivos potentes e acessíveis para a educação são o ambiente de aprendizado perfeito para que os alunos cheguem a ser os profissionais do amanhã que esta sociedade demanda.

Tendência tecnológica

A realidade mista, desde os processos simples como a criação em 3D e sua representação na realidade ao alcance de todos, como o uso da tecnologia inovadora e de ponta, como Hololens, vai permitir trabalhar em espaços inacessíveis ou impossíveis de alcançar na vida real, desde qualquer lugar do mundo.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a