Pular para o conteúdo principal

Como as novas tecnologias afetam a criatividade do estudante?

A era digital na sala de aula permite uma revolução no ensino e promove o trabalho em equipe, criatividade e solução de problemas complexos
  • Os modelos educativos foram mudando à medida que a sociedade também foi mudando, adaptando-se à realidade e à necessidade de cada momento.
  • Estamos vivendo uma revolução no mundo da educação, cujo fator de indução é a tecnologia. A nuvem e os dispositivos estão transformando a maneira de trabalhar em todo o mundo.
  • A escola, como reflexo da sociedade, não pode ser alheia a essas mudanças e a transformação digital deve partir dela para preparar aos trabalhadores do futuro.

A tecnologia é a chave para ajudar os estudantes a obter sucesso. Tem o poder de capacitar os estudantes de hoje para criar o mundo do amanhã. Aqueles que forem equipados com habilidades digitais trabalharão em profissões que nem imaginamos e construirão uma tecnologia que ainda não somos capazes de imaginar.

A tecnologia é uma ferramenta para potenciar a criatividade dos estudantes, sua sagacidade.

sala de aula invertida (Flipped Classroom) é um modelo pedagógico que transfere ao trabalho de determinados processos de aprendizado fora da sala de aula, e utiliza o tempo da aula junto com a experiência do docente, para facilitar e potencializar outros processos de aquisição e prática de conhecimentos dentro da sala de aula.

Esse modelo está mudando as escolas e as universidades. A função do docente muda quando se deve desenvolver suas atividades em um ambiente virtual de ensino-aprendizado que, além do mais, deixa de ter limitações geográficas, físicas, temporais e que tende a dar resposta aos grupos de alunos cada vez mais heterogêneos e diversos. O professor desempenha uma função de facilitador. Ele tem o desafio de orientar os esforços para integrar as tecnologias de maneira coerente e eficaz dentro dos diferentes processos de aprendizado.  

A figura do aluno ocupa um papel central dentro do processo educativo. Os estudantes tomam consciência cada vez mais cedo de suas habilidades, demonstrando uma maior predisposição à participação e à toma de decisões na sala de aula, tanto se trabalha de maneira individual como se o fazem de maneira colaborativa. Desta forma, se produz uma demanda de conteúdos cada vez mais personalizados e adequados às suas necessidades formativas.

A tecnologia consiste em envolver a cada estudante em diferentes estilos de aprendizado, um ambiente de imersão donde os estudantes aprendem fazendo.

Os ambientes de criação e colaboração criativa baseada em jogos, a possibilidade de criar modelos em 3D e vê-los na realidade e seus dispositivos potentes e acessíveis para a educação são o ambiente de aprendizado perfeito para que os alunos cheguem a ser os profissionais do amanhã que esta sociedade demanda.

Tendência tecnológica

A realidade mista, desde os processos simples como a criação em 3D e sua representação na realidade ao alcance de todos, como o uso da tecnologia inovadora e de ponta, como Hololens, vai permitir trabalhar em espaços inacessíveis ou impossíveis de alcançar na vida real, desde qualquer lugar do mundo.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...