Pular para o conteúdo principal

LinkedIn: 10 habilidades que as empresas procuram em 2019

A maior rede social profissional analisou a sua ampla base de dados para saber quais competências e habilidades serão demandadas pelo mercado
  • O segredo para que uma máquina ou um robô não termine nos substituindo no escritório é correr atrás das continuas melhoras das nossas habilidades, com foco no que o mercado laboral demanda em todos os momentos.
  • Entretanto, também é necessário conhecer o que o mercado de trabalho está pedindo neste momento, para ter a oportunidade de poder se adaptar a ele.
  • Segundo uma análise do portal LinkedIn realizado em janeiro de 2019, é possível determinar quais são as habilidades sociais e as profissionais que as empresas levarão em conta na hora de selecionar um candidato.

Muitas pessoas falam da temida chegada de robôs ao mercado de trabalho, e estão muito preocupados se a máquina vai realmente substituir a mao-de-obra humana no escritório. Entretanto, a automatização do trabalho acarretará em um processo evolutivo, em vez de ocasionar a destruição do emprego.

Os robôs serão os nossos substitutos em tarefas repetitivas, o que permitirá que foquemos em trabalhos mais criativos e com um componente mais humano. Se quisermos formar parte deste processo evolutivo, também devemos evoluir.

Além de uma mudança de mentalidade, assumindo que provavelmente já não teremos o mesmo trabalho a vida inteira, mas que iremos mudar de empresa ou talvez até de setor, também devemos atualizar constantemente as nossas habilidades.

Hoje em dia as empresas não procuram o mesmo que antes. Se há alguns anos o recrutador dava importância na trajetória universitária do candidato, hoje algumas empresas não exigem sequer nível superior. O que eles procuram atualmente são habilidades, as que de verdade diferenciam uma pessoa de um robô.

Se não quisermos ficar atrás no mercado de trabalho, devemos ficar ligados nas habilidades que as empresas procuram.

A rede social profissional LinkedIn fez uma análise de quais serão as 10 habilidades mais demandadas pelas empresas durante o ano 2019.


Habilidades sociais e habilidades profissionais

Existem duas categorias de habilidades para serem aplicadas no mercado de trabalho. As habilidades sociais e as habilidades profissionais.

As habilidades sociais podem ser definidas como os talentos pessoais, os que nos ajudam a trabalhar melhor em equipe ou resolver problemas de maneira mais eficiente.


As habilidades sociais mais procuradas pelas empresas hoje em dia são:

  • Criatividade
  • Persuasão
  • Colaboração
  • Adaptabilidade
  • Gestão do tempo

Se por um lado temos as habilidades sociais (também conhecidas como soft skills), existem, por outro, as habilidades profissionais (conhecidas como hard skills). Estas últimas são os conhecimentos técnicos que adquirimos normalmente ao longo da nossa formação acadêmica. São as habilidades necessárias para desempenhar o trabalho em si.


As habilidades profissionais mais demandadas em 2019

  • Computação na nuvem
  • Inteligência Artificial
  • Raciocínio analítico
  • Gestão de pessoas
  • UX Design

Como é lógico, algumas habilidades são mais demandadas que outras, seja porque é uma característica específica de um determinado setor em auge, seja porque não existe suficiente número de pessoas com conhecimentos para cobrir determinados cargos. De qualquer forma, existem tantas habilidades demandadas como empresas demandantes. Desde que você se atualize, sempre haverá um trabalho que encaixe com o seu perfil e neste momento LinkedIn é o seu melhor aliado.

As habilidades mais demandadas pelas empresas no Brasil

Ebook: As habilidades mais demandadas pelas empresas no Brasil

A formação acadêmica não basta. Uma carreira de sucesso une a qualificação e as habilidades adquiridas a partir da inteligência emocional. Mas, quais as habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo?

Inscreva-se e baixe este eBook gratuitamente



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a