Pular para o conteúdo principal

Por que Estudar Ciências Ambientais?

O cientista ambiental trabalha para diagnosticar problemas ambientais locais, regionais ou globais, e propor alternativas para solucioná-los
  • Estudar Ciências Ambientais é uma das respostas mais recentes do ser humano para contribuir com uma solução para o conflito entre o homem e o planeta.
  • O curso de Ciências Ambientais enfrenta o maior desafio do homem desde que pisou este Planeta: recuperar a relação saudável com o meio ambiente e evitar a degradação do que é a casa de todos: a Terra.
  • Com o passar do tempo, as prioridades da sociedade vão mudando. Desde a Revolução Industrial, o mercado de trabalho ficou abarrotado de engenheiros em diferentes setores, e foi conquistado um grande avanço tecnológico.

As pessoas que estudam Ciências Ambientais sentem um verdadeiro amor pelo Planeta Terra e se mantém leais a ele, procurando as formas mais eficientes de continuar com o nosso estilo de vida sem prejudicá-lo. E é no estudo das Ciências Ambientais onde entram em jogo as fontes de energia alternativas, as campanhas a favor da reciclagem, o uso racional da água, entre muitas outras medidas.  


Estudar Ciências Ambientais

O cientista ambiental cria planos para eliminar o impacto nocivo sobre o planeta, oferece aprovações às empresas mais conscientes e que estão interessadas na conservação do meio ambiente e elabora relatórios sobre preservação para trabalhar a favor do Planeta.  

Se o dano causado for grave, os ambientalistas buscarão a maneira de reduzir este impacto. No caso de que não seja possível, os especialistas em ciências meio ambientais não aprovarão o projeto da empresa. Atualmente existem organizações em todo o mundo que se encarregam de regular as ações de determinadas empresas para evitar o dano nos meios naturais de um país, principalmente aqueles que exploram os recursos naturais.

 

Quais áreas abrange o curso de Ciências Ambientais?

O curso abrange as áreas de ecologia, biologia, química, física e suas relações diretas ou indiretas com o meio ambiente. É preciso conhecer quais são as condições naturais dos ecossistemas e saber até que ponto é possível intervir nos mesmos. Os cientistas ambientais aprendem a gerar valor econômico sem deixar sequelas nos ecossistemas. Hoje em dia as empresas começam a ter cada vez mais consciência de que é necessário estudar e modificar os impactos no meio ambiente.

Por outro lado, em Ciências Ambientais é estudada a maneira em que afeta o Planeta cada atividade do ser humano, desde as coisas mais simples como usar um veículo alimentado por combustível fóssil diariamente, até a queima de florestas para poder realizar a expansão de uma cidade.

 

Por que estudar Ciências Ambientais?

O motivo principal para estudar Ciências Ambientais é, principalmente, a vontade de ter um mundo melhor, mais limpo e que não seja uma ameaça para as próximas gerações.  

Trata-se de empreender projetos e encontrar apoio suficiente para conseguir realizar estes projetos. A boa notícia é de que isto não é uma missão impossível.

O mercado de trabalho ainda está florescendo, mas será possível ganhar terreno principalmente tendo na mira as empresas que tomam medidas pouco escrupulosas, onde é possível fazer uma conscientização.


Onde atua o cientista ambiental?

O egresso do curso de Ciências Ambientais pode ser contratado tanto pelo setor público como pelo setor privado. Em princípio, sua influência nos projetos será mínima e seu trabalho terá pouca repercussão, mas com o tempo ganhará hierarquia no âmbito laboral.

Quem se forma nesse curso conta com algumas opções de carreiras como gestão, regulação e gestão ambiental, concepção de projetos de sustentabilidade social, ambiental e econômica, planejamento, consultorias e mediação e resolução de conflitos ambientais.

Poderá elaborar seu próprio projeto para evitar causar danos ao meio ambiente ou para limpá-lo e apresentá-los em uma Prefeitura o a algum indivíduo com poder político ou econômico com o objetivo de potencializar a ideia. Levar esse tipo de ideias à prática pode ser a solução para os problemas ambientais de muitas cidades.

Outra alternativa que temos é o desenvolvimento de produtos que sejam amigáveis com o meio ambiente e que substituam aqueles que prejudicam o Planeta. Este tipo de empreendimentos combinados com estudos de Marketing podem gerar bons investimentos.


Quanto ganha um cientista ambiental?

Os salários de profissionais brasileiros ligados à área ambiental têm aumentado nos últimos anos. A média salarial no setor é de aproximadamente R$5 mil. A valorização dos profissionais se deve, entre outros fatores, ao amadurecimento do mercado e ao aumento da consciência sobre sustentabilidade.

Avalie a possibilidade de contar com uma formação de Ciências Ambientais para ajudar o meio ambiente a sobreviver a tantas agressões e ainda ter a chance de um futuro cheio de oportunidades.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...