Pular para o conteúdo principal

16 coisas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego

O nervosismo e falta de experiência podem acabar com a sua oportunidade de trabalho. Aprenda o que não fazer em uma entrevista de emprego
  • Muitos fatores influem nas decisões que os funcionários de Recursos Humanos tomam: o currículo, a experiência, o perfil... Entretanto, a entrevista pessoal é uma das fases mais importantes do processo de apresentação em uma empresa.
  • Diante de tudo o que você pode contar no seu CV, quem estará frente a frente com o recrutador é você.
  • Por isso, a forma como você se vender será sua melhor aliada. Portanto, preste atenção nas suas atitudes na hora de enfrentar a entrevista.

primeira impressão é muito importante para uma entrevista de emprego. Ela é formada por diversos fatores como o currículocomportamento e imagem pessoal (roupas e postura). Estar despreparado nesse tipo de circunstância prejudica muito o desempenho de seu processo seletivo, pois abre oportunidade para que a falta de experiência e nervosismo falem mais alto que suas habilidades e competência.

Está procurando emprego?

A vaga que você procura está aqui

Para não cair nesta armadilha confira 16 coisas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego:

1. Ser rude com a recepcionista

A pessoa responsável por recepcionar você na entrada da empresa é, provavelmente, um de seus primeiros contatos presenciais com alguém da companhia. É importante que você dê muito atenção para essa interação, pois, acredite ou não, ela pode fazer toda a diferença em seu processo de seleção.

2. Marcar chicletes

Poucas coisas incomodam tanto uma conversa como alguém mascando chiclete. Quando você fala com seu entrevistador deseja que essa pessoa foque-se naquilo que está falando, como qualificações e trajetória, e não naquilo que mastiga.

3. Paquerar o entrevistador

É claro que é importante deixar uma boa impressão na entrevista, mas isso não quer dizer que você deve flertar com o recrutador. A postura profissional é exigência básica para que você consiga a vaga. Além disso, se as coisas derem errado você não quer que sua carreira seja prejudicada por conta de um relacionamento pessoal.

4. Postura corporal ruim

Sua postura corporal é muito importante e é critério de avaliação em muitas empresas, pois pode transmitir a ideia de baixa autoestima e falta de confiança. Sente-se com a coluna reta, controle os movimentos dos braços e mãos e evite cruzar as pernas constantemente.

5. Evitar contato visual

O contato visual com as pessoas que você conversa é muito importante. Evitar olhar nos olhos dos outros pode transmitir a ideia de desinteresse e timidez exagerada, o que são potenciais motivos para desclassificação.

6. Inquietação

Mexer-se constantemente, trocar de posição várias vezes na cadeira, batucar a mesa com os dedos ou outro tipo de movimento que demonstre inquietação são sinais de nervosismo e imaturidade. Procure ficar relaxado durante a entrevista e chegue 10 minutos antes do horário marcado para se tranquilizar e evitar a ansiedade.

7. Não trazer papel e caneta

Não chegue despreparado na entrevista. Leve em sua pasta ou bolsa um bloco de anotações, caneta e lápis. Se sentir necessidade, equipe-se com uma pequena garrafa de água e lenços. Seja discreto ao retirá-los da bolsa e não coloque nada em sacolas plásticas que podem fazer barulho.

8. Aperto de mãos desleixado

Quando cumprimentar as pessoas na empresa, dê um aperto de mão firme e confiante. Isso demonstra segurança e autoconfiança. Não se esqueça de sorrir e fazer contato visual.

9. Jeans e camiseta

Mesmo se a empresa estiver inserida em uma atmosfera casual é importante que você siga a norma padrão de roupas profissionais. Isso não quer dizer que é necessário ir de terno e gravata, mas sim que você deve evitar jeans, bonés, camisetas e bermudas.

10. Tamanho das roupas

Roupas muito largas e muito apertadas são feias em qualquer ocasião, especialmente em entrevistas de emprego. Opte por um visual que se adapte ao seu tipo de corpo e não deixe que suas roupas chamem mais atenção que seu currículo.

11. Sapatos inapropriados

Em uma entrevista é importante escolher o sapato apropriado. Para homens, ficam as opções mais tradicionais de sapatos sociais. Já para as mulheres a escolha deve ser deita de acordo com a empresa. O salto não deve ser muito alto e a cor deve ser neutra.

12. Acessórios exagerados

Assim como os sapatos, é preciso tomar cuidado para não chamar a atenção com brincos grandes, colares exagerados ou pulseiras que façam barulho.

13. Estampas chamativas

Estampas exageradas, chamativas ou muito coloridas são distrações muito grandes para os olhos. Procure evitar esse tipo de roupa e escolha peças com cores sólidas e neutras.

14. Perfume muito forte

Seu cheiro não deve ser motivo de atenção do recrutador. Procure usar um perfume suave, sem aplicar em muitos locais para não provocar um acesso de espirros em seu entrevistador.

15. Chapéus

Usar chapéus ou bonés na entrevista de emprego é inapropriado. Você pode até ir para a empresa com esse acessório, mas quando chegar lá guarde-o em sua bolsa para evitar qualquer constrangimento.

16. Óculos de sol

Assim como o chapéu, óculos de sol também é peça proibida em sua entrevista de emprego. Não cometa a gafe de colocá-lo na cabeça e se esquecer de guardar antes de ir para a empresa.

Se há algo que você deve ter claro é que as empresas não te contratarão porque você precisa do emprego, e sim porque elas precisam de você para benefício próprio. Elabore uma lista de benefícios que você poderia oferecer à empresa se você chegar a ser contratado.

Como ter sucesso em uma entrevista de emprego

Ebook: Como ter sucesso em uma entrevista de emprego (Brasil)

Este guia vai te ajudar a se preparar, a enfrentar as perguntas até o final da entrevista sem deixar de atender nenhum detalhe.

Inscreva-se e baixe este eBook gratuitamente



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a