- Muitos fatores influem nas decisões que os funcionários de Recursos Humanos tomam: o currículo, a experiência, o perfil... Entretanto, a entrevista pessoal é uma das fases mais importantes do processo de apresentação em uma empresa.
- Diante de tudo o que você pode contar no seu CV, quem estará frente a frente com o recrutador é você.
- Por isso, a forma como você se vender será sua melhor aliada. Portanto, preste atenção nas suas atitudes na hora de enfrentar a entrevista.
A primeira impressão é muito importante para uma entrevista de emprego. Ela é formada por diversos fatores como o currículo, comportamento e imagem pessoal (roupas e postura). Estar despreparado nesse tipo de circunstância prejudica muito o desempenho de seu processo seletivo, pois abre oportunidade para que a falta de experiência e nervosismo falem mais alto que suas habilidades e competência.
Para não cair nesta armadilha confira 16 coisas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego:
1. Ser rude com a recepcionista
A pessoa responsável por recepcionar você na entrada da empresa é, provavelmente, um de seus primeiros contatos presenciais com alguém da companhia. É importante que você dê muito atenção para essa interação, pois, acredite ou não, ela pode fazer toda a diferença em seu processo de seleção.
2. Marcar chicletes
Poucas coisas incomodam tanto uma conversa como alguém mascando chiclete. Quando você fala com seu entrevistador deseja que essa pessoa foque-se naquilo que está falando, como qualificações e trajetória, e não naquilo que mastiga.
3. Paquerar o entrevistador
É claro que é importante deixar uma boa impressão na entrevista, mas isso não quer dizer que você deve flertar com o recrutador. A postura profissional é exigência básica para que você consiga a vaga. Além disso, se as coisas derem errado você não quer que sua carreira seja prejudicada por conta de um relacionamento pessoal.
4. Postura corporal ruim
Sua postura corporal é muito importante e é critério de avaliação em muitas empresas, pois pode transmitir a ideia de baixa autoestima e falta de confiança. Sente-se com a coluna reta, controle os movimentos dos braços e mãos e evite cruzar as pernas constantemente.
5. Evitar contato visual
O contato visual com as pessoas que você conversa é muito importante. Evitar olhar nos olhos dos outros pode transmitir a ideia de desinteresse e timidez exagerada, o que são potenciais motivos para desclassificação.
6. Inquietação
Mexer-se constantemente, trocar de posição várias vezes na cadeira, batucar a mesa com os dedos ou outro tipo de movimento que demonstre inquietação são sinais de nervosismo e imaturidade. Procure ficar relaxado durante a entrevista e chegue 10 minutos antes do horário marcado para se tranquilizar e evitar a ansiedade.
7. Não trazer papel e caneta
Não chegue despreparado na entrevista. Leve em sua pasta ou bolsa um bloco de anotações, caneta e lápis. Se sentir necessidade, equipe-se com uma pequena garrafa de água e lenços. Seja discreto ao retirá-los da bolsa e não coloque nada em sacolas plásticas que podem fazer barulho.
8. Aperto de mãos desleixado
Quando cumprimentar as pessoas na empresa, dê um aperto de mão firme e confiante. Isso demonstra segurança e autoconfiança. Não se esqueça de sorrir e fazer contato visual.
9. Jeans e camiseta
Mesmo se a empresa estiver inserida em uma atmosfera casual é importante que você siga a norma padrão de roupas profissionais. Isso não quer dizer que é necessário ir de terno e gravata, mas sim que você deve evitar jeans, bonés, camisetas e bermudas.
10. Tamanho das roupas
Roupas muito largas e muito apertadas são feias em qualquer ocasião, especialmente em entrevistas de emprego. Opte por um visual que se adapte ao seu tipo de corpo e não deixe que suas roupas chamem mais atenção que seu currículo.
11. Sapatos inapropriados
Em uma entrevista é importante escolher o sapato apropriado. Para homens, ficam as opções mais tradicionais de sapatos sociais. Já para as mulheres a escolha deve ser deita de acordo com a empresa. O salto não deve ser muito alto e a cor deve ser neutra.
12. Acessórios exagerados
Assim como os sapatos, é preciso tomar cuidado para não chamar a atenção com brincos grandes, colares exagerados ou pulseiras que façam barulho.
13. Estampas chamativas
Estampas exageradas, chamativas ou muito coloridas são distrações muito grandes para os olhos. Procure evitar esse tipo de roupa e escolha peças com cores sólidas e neutras.
14. Perfume muito forte
Seu cheiro não deve ser motivo de atenção do recrutador. Procure usar um perfume suave, sem aplicar em muitos locais para não provocar um acesso de espirros em seu entrevistador.
15. Chapéus
Usar chapéus ou bonés na entrevista de emprego é inapropriado. Você pode até ir para a empresa com esse acessório, mas quando chegar lá guarde-o em sua bolsa para evitar qualquer constrangimento.
16. Óculos de sol
Assim como o chapéu, óculos de sol também é peça proibida em sua entrevista de emprego. Não cometa a gafe de colocá-lo na cabeça e se esquecer de guardar antes de ir para a empresa.
Se há algo que você deve ter claro é que as empresas não te contratarão porque você precisa do emprego, e sim porque elas precisam de você para benefício próprio. Elabore uma lista de benefícios que você poderia oferecer à empresa se você chegar a ser contratado.
Como ter sucesso em uma entrevista de emprego
Este guia vai te ajudar a se preparar, a enfrentar as perguntas até o final da entrevista sem deixar de atender nenhum detalhe.
Fonte: noticias.universia.com.br
Comentários
Postar um comentário