Pular para o conteúdo principal

Creative writing: como criar uma boa história

Apesar do termo creative writing ser relativamente recente e estar bem disseminado, dando a impressão de ser algo novo, creative writing, não é nada mais nada menos do que a velha técnica de como criar uma boa história.

Talvez alguns ainda imaginem que para se criar uma história seja necessário algum tipo de dom especial que nasceria com o escritor. Mas na realidade, todos os grandes escritores foram grandes leitores. E uma das coisas proporcionadas pela leitura constante de boa literatura, é a apreensão das técnicas dos grandes escritores. 

Em outras palavras, tudo pode ser resumido a técnicas e como cada autor faz uso das mesmas aliando a elas a sua própria imaginação e talento. 

Alguns grandes escritores recomendam simplesmente escrever todos os dias mesmo que não se tenha nenhuma ideia, simplesmente para que a escrita seja algo natural. Outros, recomendam sempre andar com caneta e bloco de notas, ou notebook , para escrever sempre que aparecer alguma inspiração. Existem ainda alguns que, em vez de escreverem a história do começo ao final, começam pelo meio, pensam em alguma parte isolada, e depois vão costurando todas as partes como se fosse uma colcha de retalhos.

Mas estas são velhas técnicas de uma época em que a circulação de ideias e palavras ainda era algo restrito. A revolução digital e a banda larga aumentaram muito o alcance de textos e ideias numa velocidade extraordinária. O processo de escrita criativa não poderia deixar de ser afetado por novidades.

A novidade, de fato, é que atualmente existem cursos e aplicativos para aqueles que desejam desenvolver suas habilidades de creative writing e serem assim criadores de boas histórias.

ALGUNS MOOC´S SOBRE CREATIVE WRITING

Na internet existem alguns MOOC´S que ensinam a arte de se criar uma boa história. Irei listar alguns aqui para aqueles que tiverem interesse em explorar:

Programa de Cursos Integrados em Creative Writing (https://www.coursera.org/specializations/creative-writing) - É a especialização do Coursera em Escrita Criativa ministrada por professores da Wesleyan University. Não existem ainda legendas em espanhol, somente em inglês, espanhol e francês.


Escrita Criativa: como escrever bem e mudar o mundo (https://www.udemy.com/escrita-criativa-como-escrever-bem-e-mudar-o-mundo/) - fornecido pela plataforma Udemy, este curso apesar de não fazer parte de uma grande universidade como os do Coursera, possui a vantagem de ser em português.

Na realidade, o Udemy possui vários cursos de escrita criativa, assim como o Coursera. Os cursos citados acima foram somente a título de exemplo.

APLICATIVOS PARA QUEM QUER CRIAR UMA BOA HISTÓRIA

Na era dos aplicativos, não poderia deixar de ser diferente em relação à arte do creative writing. A variedade de aplicativos é grande e alguns já foram até tratados pelo Universia anteriormente: 

Ver https://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2014/06/16/1099044/conheca-3-aplicativos-tornar-escrita-criativa.html

A disponibilização de aplicativos para se aprender como criar uma boa história é tanta que existem sites inteiramente devotados a isto como o  https://becomeawritertoday.com/writing-apps/ e https://www.creativelive.com/

Enfim, a oferta é tão grande que simplesmente não pode ser explicada por um súbito interesse da pessoas em se tornarem escritores da noite para o dia. 

Muito provavelmente, esta explosão no mercado de creative writing tem tudo a ver com o marketing de conteúdo. Em outras palavras, estratégias que as empresas utilizam para atrair mais clientes apresentando um conteúdo atrativo em sites e folhetos informativos. Geralmente, quem possui experiência e formação em escrita criativa consegue lidar muitos bem com os desafios desta área, que só tem crescido no mercado.

Ver https://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/estudo-apresenta-o-panorama-do-marketing-de-conteudo-no-brasil/

Escrita criativa, creative writing, marketing de conteúdo ou simplesmente “como criar uma boa história”, tudo isto é uma realidade que desde 2016 já é oferecida pela PUC do Rio Grande do Sul como curso tecnológico.

Ver https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/escrita-criativa/

Não somente a PUCRS, mas muitas outras universidades brasileira estão oferecendo graduações e pós em escrita criativa. Quem imaginaria há trinta anos atrás que um dia seria criada uma faculdade para ensinar a arte de como criar uma boa história?



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...