Pular para o conteúdo principal

Creative writing: como criar uma boa história

Apesar do termo creative writing ser relativamente recente e estar bem disseminado, dando a impressão de ser algo novo, creative writing, não é nada mais nada menos do que a velha técnica de como criar uma boa história.

Talvez alguns ainda imaginem que para se criar uma história seja necessário algum tipo de dom especial que nasceria com o escritor. Mas na realidade, todos os grandes escritores foram grandes leitores. E uma das coisas proporcionadas pela leitura constante de boa literatura, é a apreensão das técnicas dos grandes escritores. 

Em outras palavras, tudo pode ser resumido a técnicas e como cada autor faz uso das mesmas aliando a elas a sua própria imaginação e talento. 

Alguns grandes escritores recomendam simplesmente escrever todos os dias mesmo que não se tenha nenhuma ideia, simplesmente para que a escrita seja algo natural. Outros, recomendam sempre andar com caneta e bloco de notas, ou notebook , para escrever sempre que aparecer alguma inspiração. Existem ainda alguns que, em vez de escreverem a história do começo ao final, começam pelo meio, pensam em alguma parte isolada, e depois vão costurando todas as partes como se fosse uma colcha de retalhos.

Mas estas são velhas técnicas de uma época em que a circulação de ideias e palavras ainda era algo restrito. A revolução digital e a banda larga aumentaram muito o alcance de textos e ideias numa velocidade extraordinária. O processo de escrita criativa não poderia deixar de ser afetado por novidades.

A novidade, de fato, é que atualmente existem cursos e aplicativos para aqueles que desejam desenvolver suas habilidades de creative writing e serem assim criadores de boas histórias.

ALGUNS MOOC´S SOBRE CREATIVE WRITING

Na internet existem alguns MOOC´S que ensinam a arte de se criar uma boa história. Irei listar alguns aqui para aqueles que tiverem interesse em explorar:

Programa de Cursos Integrados em Creative Writing (https://www.coursera.org/specializations/creative-writing) - É a especialização do Coursera em Escrita Criativa ministrada por professores da Wesleyan University. Não existem ainda legendas em espanhol, somente em inglês, espanhol e francês.


Escrita Criativa: como escrever bem e mudar o mundo (https://www.udemy.com/escrita-criativa-como-escrever-bem-e-mudar-o-mundo/) - fornecido pela plataforma Udemy, este curso apesar de não fazer parte de uma grande universidade como os do Coursera, possui a vantagem de ser em português.

Na realidade, o Udemy possui vários cursos de escrita criativa, assim como o Coursera. Os cursos citados acima foram somente a título de exemplo.

APLICATIVOS PARA QUEM QUER CRIAR UMA BOA HISTÓRIA

Na era dos aplicativos, não poderia deixar de ser diferente em relação à arte do creative writing. A variedade de aplicativos é grande e alguns já foram até tratados pelo Universia anteriormente: 

Ver https://noticias.universia.com.br/ciencia-tecnologia/noticia/2014/06/16/1099044/conheca-3-aplicativos-tornar-escrita-criativa.html

A disponibilização de aplicativos para se aprender como criar uma boa história é tanta que existem sites inteiramente devotados a isto como o  https://becomeawritertoday.com/writing-apps/ e https://www.creativelive.com/

Enfim, a oferta é tão grande que simplesmente não pode ser explicada por um súbito interesse da pessoas em se tornarem escritores da noite para o dia. 

Muito provavelmente, esta explosão no mercado de creative writing tem tudo a ver com o marketing de conteúdo. Em outras palavras, estratégias que as empresas utilizam para atrair mais clientes apresentando um conteúdo atrativo em sites e folhetos informativos. Geralmente, quem possui experiência e formação em escrita criativa consegue lidar muitos bem com os desafios desta área, que só tem crescido no mercado.

Ver https://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/estudo-apresenta-o-panorama-do-marketing-de-conteudo-no-brasil/

Escrita criativa, creative writing, marketing de conteúdo ou simplesmente “como criar uma boa história”, tudo isto é uma realidade que desde 2016 já é oferecida pela PUC do Rio Grande do Sul como curso tecnológico.

Ver https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/escrita-criativa/

Não somente a PUCRS, mas muitas outras universidades brasileira estão oferecendo graduações e pós em escrita criativa. Quem imaginaria há trinta anos atrás que um dia seria criada uma faculdade para ensinar a arte de como criar uma boa história?



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a