Pular para o conteúdo principal

Recursos visuais podem ser aliados no processo de aprendizado

Dados mostram que a informação visual é a mais captada pelo cérebro

Você já parou para pensar no impacto que o design pode ter no seu aprendizado? Ao contrário do que muitos pensam, a forma como o conteúdo é apresentado ao cérebro é determinante para sua compreensão, e é nesse momento que os recursos visuais se mostram grandes ferramentas da educação.

 

Leia também:
» Como a tecnologia mudou o processo de aprendizado
» Entenda como o ambiente da sala de aula influencia no aprendizado
» 35 coisas que alunos devem manter em mente no aprendizado digital

 

Os dados comprovam: 90% da informação transmitida ao cérebro é visual. Para captar todo esse fluxo são necessários cerca de 50% da capacidade cerebral. Não é à toa que imagens são processadas 60 mil vezes mais rapidamente que textos.

 

No entanto, existem truques para aplicar essas funções corretamente e melhorar o seu aproveitamento. Ilustrações coloridas, por exemplo, retém a atenção do observador por 2 segundos, enquanto o estilo preto e branco a prende por apenas 2/3 de segundo.

 

Dessa forma, é importante apelar para recursos audiovisuais atrativos e bonitos, que sirvam como exemplo e ajudem a simplificar ideias complexas e assim fixar o conhecimento. Lembre-se também que imagens que não estejam bem relacionadas ao conteúdo apresentados, nem façam conexões exatas com o texto tem o efeito reverso e atrapalham o aprendizado.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...