Pular para o conteúdo principal

Resultados e inovação: o que as empresas buscam

Atualmente, o que as empresas buscam pode ser resumido a resultados e inovação. E não é difícil entender o porquê. Os mercados, de uma forma geral, estão tão competitivos, que somente uma estratégia que foque em resultados e inovação as tornará empresas de sucesso na atualidade.

Aliás, as inovações costumam levar aos resultados. Empresas que não se renovam estagnam, ainda mais diante da escalada do aumento da competitividade, proporcionada pelo aumento do acesso digital e educacional. 

Mais e mais pessoas se lançam no mercado com novas ideias, muitas vezes na de forma individual, portanto, se as empresas, que são agrupamentos coletivos, não se tornarem competitivas, será muito problemático para elas acompanharem. 

Sem dúvida, o que muitas empresas têm buscado, não só no Brasil como em outros lugares, em termos de inovação, é a diversidade racial. Um equipe de colaboradores que é formada por pessoas de várias origens, possui muito mais chances de atingir a satisfação de uma parcela maior do mercado. 

Não somente pela questão da representatividade, mas até mesmo no que diz respeito à criação de novas tecnologias, uma equipe formada por negros e brancos de forma equilibrada, por exemplo, diminuirá a probabilidade de produtos que não atendam às demandas do consumidor negro. 

Ver https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2018/11/28/diversidade-racial-na-empresa-ajuda-a-criar-tecnologias-melhores.ghtml

IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE RACIAL NAS EMPRESAS

Podemos afirmar com segurança, que dentre outras coisas, o que as empresas buscam é a diversidade racial, pois ela é uma inovação que traz resultados que se refletem na satisfação dos clientes e numa gama de produtos e serviços mais ampla. 

A importância do tema é tanta, que em 2017, o Santander, o Universia e a Afrobras, numa iniciativa conjunta, lançaram uma plataforma online de empregos visando a diversidade racial nas empresas.

Ver http://www.iniciativaempresarial.trabalhando.com/

https://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2017/12/01/1156716/afrobras-santander-universia-lancam-plataforma-online-empregos-prol-diversidade-racial.html

Por outro lado, é sempre bom lembrar que no caso do Brasil, a população negra não é uma minoria, mas sim uma maioria com pouca representatividade.

De acordo com as mais recentes estatísticas governamentais (Censo de 2010), mais da metade da população do Brasil é formada por pessoas que se declaram pretas ou pardas, ou seja, negras.

Ver http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2017/11/mais-da-metade-da-populacao-brasileira-se-autodeclara-como-preta-e-parda

Por outro lado, outras estatísticas retratam que a juventude negra é a que mais sofre com a violência no país. Dados recentes apontam que 71% das vítimas de assassinato no país são negros, o que é desproporcional em relação à composição étnica brasileira de 54% de negros. 

A desproporcionalidade é ainda maior quando se analisa o lado econômico. Dos 1 % mais ricos do Brasil, oito em cada dez são brancos. Entre os mais pobres, três em cada quatro são negros. 

Ver http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibge-negros-sao-17-dos-mais-ricos-e-tres-quartos-da-populacao-mais-pobre

Se o que as empresas buscam é simplesmente os resultados e a inovação, existe motivo suficiente para investir na diversidade racial. Mas se o que as empresas buscam é contribuir com uma sociedade mais igualitária, existe ainda mais motivo para investir na igualdade racial. 



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme