Pular para o conteúdo principal

Resultados e inovação: o que as empresas buscam

Atualmente, o que as empresas buscam pode ser resumido a resultados e inovação. E não é difícil entender o porquê. Os mercados, de uma forma geral, estão tão competitivos, que somente uma estratégia que foque em resultados e inovação as tornará empresas de sucesso na atualidade.

Aliás, as inovações costumam levar aos resultados. Empresas que não se renovam estagnam, ainda mais diante da escalada do aumento da competitividade, proporcionada pelo aumento do acesso digital e educacional. 

Mais e mais pessoas se lançam no mercado com novas ideias, muitas vezes na de forma individual, portanto, se as empresas, que são agrupamentos coletivos, não se tornarem competitivas, será muito problemático para elas acompanharem. 

Sem dúvida, o que muitas empresas têm buscado, não só no Brasil como em outros lugares, em termos de inovação, é a diversidade racial. Um equipe de colaboradores que é formada por pessoas de várias origens, possui muito mais chances de atingir a satisfação de uma parcela maior do mercado. 

Não somente pela questão da representatividade, mas até mesmo no que diz respeito à criação de novas tecnologias, uma equipe formada por negros e brancos de forma equilibrada, por exemplo, diminuirá a probabilidade de produtos que não atendam às demandas do consumidor negro. 

Ver https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2018/11/28/diversidade-racial-na-empresa-ajuda-a-criar-tecnologias-melhores.ghtml

IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE RACIAL NAS EMPRESAS

Podemos afirmar com segurança, que dentre outras coisas, o que as empresas buscam é a diversidade racial, pois ela é uma inovação que traz resultados que se refletem na satisfação dos clientes e numa gama de produtos e serviços mais ampla. 

A importância do tema é tanta, que em 2017, o Santander, o Universia e a Afrobras, numa iniciativa conjunta, lançaram uma plataforma online de empregos visando a diversidade racial nas empresas.

Ver http://www.iniciativaempresarial.trabalhando.com/

https://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2017/12/01/1156716/afrobras-santander-universia-lancam-plataforma-online-empregos-prol-diversidade-racial.html

Por outro lado, é sempre bom lembrar que no caso do Brasil, a população negra não é uma minoria, mas sim uma maioria com pouca representatividade.

De acordo com as mais recentes estatísticas governamentais (Censo de 2010), mais da metade da população do Brasil é formada por pessoas que se declaram pretas ou pardas, ou seja, negras.

Ver http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2017/11/mais-da-metade-da-populacao-brasileira-se-autodeclara-como-preta-e-parda

Por outro lado, outras estatísticas retratam que a juventude negra é a que mais sofre com a violência no país. Dados recentes apontam que 71% das vítimas de assassinato no país são negros, o que é desproporcional em relação à composição étnica brasileira de 54% de negros. 

A desproporcionalidade é ainda maior quando se analisa o lado econômico. Dos 1 % mais ricos do Brasil, oito em cada dez são brancos. Entre os mais pobres, três em cada quatro são negros. 

Ver http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibge-negros-sao-17-dos-mais-ricos-e-tres-quartos-da-populacao-mais-pobre

Se o que as empresas buscam é simplesmente os resultados e a inovação, existe motivo suficiente para investir na diversidade racial. Mas se o que as empresas buscam é contribuir com uma sociedade mais igualitária, existe ainda mais motivo para investir na igualdade racial. 



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....