Pular para o conteúdo principal

Como criar uma lista de tarefas eficiente

Listas de tarefas são um dos melhores métodos para aumentar a sua produtividade. Veja como criar uma lista eficiente

Listas de tarefas são um dos melhores métodos para aumentar a sua produtividade. Uma rotina pode ser confusa e cheia de coisas para fazer se você trabalha ou estuda, e especialmente se faz as duas coisas. Além disso, é uma ótima sensação riscar uma tarefa da lista depois de concluí-la.

Organizar tudo o que deve ser feito no dia é uma das melhores formas de aumentar a sua produtividade e garantir que as 24 horas do dia serão o suficiente para todos os seus deveres — de preferência sem ter que perder as preciosas horas de sono. Quer saber mais? Continue lendo e conheça os quatro passos que vão ajudar você a criar uma lista de tarefas realmente eficiente!

1. Divida

Dividir os seus grandes projetos em pequenas etapas é o primeiro passo para garantir que você vai conseguir riscar todos os itens da lista. Se uma das tarefas for “planejar a viagem do fim de semana”, por exemplo, você pode levar horas para cumpri-la e vai acabar ficando com aquela sensação chata de que fez muita coisa e ainda não evoluiu nada.

Separe a tarefa em várias etapas. Usando o exemplo acima: comprar passagens; reservar hotel; arrumar malas; montar roteiro; combinar hora de saída. Assim, cada passo que você cumprir será uma tarefa riscada na lista. A sensação de produtividade vai aumentar e trazer o estímulo que você precisa para continuar com as outras tarefas.

2. Priorize

Nem todas as coisas que você precisa fazer têm o mesmo grau de urgência. É importante priorizar as tarefas mais importantes, como relatórios e projetos que devem ser entregues na mesma semana, atividades que estão com prazo curto ou que não podem atrasar de modo algum.

Separe suas tarefas por nível de importância e depois organize-as em listas por urgência. Assim você sabe o que deve ser feito primeiro e evita perder prazos importantes em meio à desorganização de uma rotina corrida.

3. Registre

Mesmo que sua memória seja ótima, nada de pensar que é possível fazer uma to do list imaginária. Quando você tenta guardar suas tarefas na memória, o que faz é adicionar uma nova tarefa: ficar repetindo tudo o tempo todo para não esquecer de nada.

Quando você coloca seus afazeres, no papel eles ficam claros e parecem mais fáceis de alcançar. A sensação de sobrecarga diminui e a mente pode se concentrar no que é realmente necessário. Você pode registrar a sua lista no celular, com a ajuda de aplicativos ou até mesmo à mão em uma agenda. O importante é tê-la em um local de fácil acesso.

4. Consulte

Não basta montar a lista e deixá-la de lado, é preciso consultá-la para ter a certeza de que você está concluindo todos os seus deveres. Se você não consulta a lista com a frequência necessária, terá os mesmos problemas citados no item anterior. E ainda com um adicional: no fim do dia, vai olhar para o papel e perceber que não fez nada como havia planejado. A sensação de desorganização continua.

Fazer uma lista de tarefas diárias não demanda mais do que 10 minutos do seu dia, e aumenta satisfatoriamente seus níveis de organização, produtividade e eficiência. Encontre a melhor forma de fazer sua to do list e comece agora mesmo!

Gostou das dicas? Que tal receber conteúdos como este sempre em primeira mão? Assine nossa newsletter e não perca nada!



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...