Pular para o conteúdo principal

3 razões para o uso de celulares em sala de aula

O vilão das provas e inimigo dos professores poderia ser útil em sala de aula. Confira três possibilidades que irão fazer você mudar de ideia

 

Até pouco tempo atrás, o sinal mais singelo da presença de que um celular em sala de aula poderia ser motivo para que os professores tomassem medidas drásticas, como confisco temporário do aparelho ou até mesmo suspensão da aula para o aluno. No caso de provas, os telefones móveis continuam tão odiados como sempre foram. Entretanto, fora de momentos de avaliação, cada vez mais os professores têm descoberto maneiras de alterar o paradigma e começam a utilizar os celulares como aliados do aprendizado.

 

» 100 maneiras de usar o Facebook em sala de aula
» Khan Academy lança aplicativo para celular
» 30 aplicativos essenciais para estudantes online

 

Para entender como isso pode ser aplicado em sala, confira três razões pelas quais os celulares devem ser usados em aula:

 

3 razões para o uso de celulares em sala de aula: 1. É um recurso de linguagem

Em aulas de idioma estrangeiro, os aplicativos de tradução e exercícios podem ser realmente dinâmicos e práticos. Além do mais, é possível aproveitar recursos diferenciados, como audiolivros, trechos de filmes ou séries de TV e muito mais, como complemento do material tradicional utilizado.

 

3 razões para o uso de celulares em sala de aula: 2. Compartilhar recursos

Dentro e fora da sala de aula, os alunos podem utilizar os celulares para compartilhar materiais, dicas de sites e muito mais. Além disso, também é uma ótima maneira de demonstrar conhecimento. Com celular em mãos, os alunos podem gravar conversas ou vídeos das aulas, o que permite que eles confiram o que foi visto em sala de aula posteriormente.

 

3 razões para o uso de celulares em sala de aula: 3. Como ferramenta para discussão

Para muitos professores essa dica pode parecer completamente fora de realidade, mas em muitos casos o celular tem se mostrado uma ótima ferramenta de incentivo de participação em sala, especialmente com alunos mais tímidos e introvertidos. Além de continuar a discussão depois de sala nas redes sociais, eles podem interagir nos fóruns organizados pelos professores, seja em sites especializados ou em grupos do Facebook, por exemplo.

 

 



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....