Pular para o conteúdo principal

Atitude: o principal segredo quando falta dinheiro

Atitude: o principal segredo quando falta dinheiro

Hoje o artigo é sobre atitude. Quanto dela precisamos ter na vida em tantos momentos, não é mesmo? Muitas vezes perdemos pessoas e oportunidades por falta de atitude. E muitas vezes perdemos negócios e possibilidades de ganhar mais dinheiro também. Aliás, como ter mais atitude quando falta dinheiro?

O mundo está cheio de pessoas que começaram do nada e que tiveram que realizar milagres com o pouco que tinham. Quantas histórias você já não ouviu de gente que começou vendendo isso ou aquilo na rua, que não tinha sequer roupa adequada para trabalhar ou um capital mínimo para começar alguma coisa? O que diferencia estas pessoas do restante? Além da provável necessidade é claro, trata-se da tal da atitude.

Às vezes a falta de atitude está ligada à descrença de que as coisas podem dar certo ou de que não somos suficientemente bons. Se a sua autoestima estiver lá embaixo, é possível que você não tenha nem atitude e nem coragem para ir atrás de alguma coisa, por isso é preciso ficar de olho no que anda ocorrendo para não se autosabotar de alguma forma.

Exemplos de atitude real

Vejo alguns exemplos de muita atitude no metrô às vezes. Sabem aqueles músicos que chegam, começam a tocar e passam o chapéu para ver se algum dinheiro aparece?

Também vejo muita atitude nas pessoas que vão para as feiras da cidade aos domingos tentar vender os brigadeiros que fizeram em casa por exemplo. Neste caso, não importa se é o mais extrovertido e grita aos quatro ventos sobre as guloseimas, ou se é a moça quieta com sua cesta aguardando alguém na multidão se aproximar.

Ou até mesmo, saindo um pouco da parte financeira, também têm muita atitude aqueles moços que insistem muito para sair com a menina dos olhos mesmo tendo levado alguns bons foras até então. Muitas vezes ganham pelo cansaço, e pela falta de atitude que outros tiveram. Vai dizer que não conheceu uma história assim?

E quando falta dinheiro…

A questão é que, quando falta dinheiro, é preciso que a gente se vire de alguma forma, não é verdade? É preciso resgatar aquela atitude que talvez esteja esquecida no fundo do armário. Se você tem apenas uns poucos reais para começar alguma coisa, como fazer?

Não importa se estes reais vão servir para preparar uma receita de doces, para colocar um anúncio oferecendo aulas particulares, ou para fazer aquele curso online que pode ajudar a incrementar o currículo.

O fato é que, além do uso do dinheiro ter que ser bem pensado em fases como esta, é preciso realmente ajudar a si mesmo para se lembrar daquela força extra que está aí dentro e você talvez tenha esquecido.

Outro dia, também caminhando na Paulista em um domingo, vi duas meninas com uma arara de roupas. Parando para saber do que se tratava, pois havia gostado de uma peça, ouvi que as roupas eram das duas.

Ou seja, estavam lá, com muita atitude, empreendendo numa espécie de primeiro brechó. Os produtos haviam sido garimpados dos próprios guarda-roupas das duas e, bem, o que conseguissem ganhar ali naquela ocasião já seria lucro para dar continuidade ao negócio.

Como ter mais atitude quando falta dinheiro?

Independente da situação, se você está se vendo em um momento em que é preciso ter mais atitude para conseguir resultados, vamos a alguns pontos para reflexão:

– Lembre-se que, apesar de todos os pesares, você é o único que pode ser capaz de mudar a sua própria vida.

– Reconheça o seu valor. Por mais que as coisas não estejam dando certo ultimamente, resgate aquela criança que mora aí dentro e que acreditava que tudo seria incrível.

– Não se preocupe com a opinião alheia. Os outros – nem todos – sempre arrumarão um jeito de falar alguma coisa, mas o que importa são apenas os que se preocupam verdadeiramente com a gente.

– Defina objetivos e arrume um tempo para conversar com quem vale a pena e gosta de você. Pode ser que ideias e parcerias surjam daí.

– Finalmente, não tenha medo de errar. Só não erra quem não tenta e, quem não tenta, não sai da zona de conforto e não consegue resultados diferentes. Pronto para começar? Desejo boa sorte e muita atitude para você!

------ Este artigo foi escrito por Janaína Gimael. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama



Fonte: Dinheirama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a