Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma carta de apresentação para empresa

A carta de apresentação para empresa é a primeira impressão que aquela instituição vai ter de você, então capriche! Veja algumas dicas para elaborar a sua!

O que é uma carta de apresentação para empresa?


Cada vez mais requisitada, a mensagem ou carta de apresentação para empresa é um documento que, geralmente, acompanha o currículo quando o candidato aplica para uma vaga. Este é o instrumento usado para apresentar suas motivações em relação àquela vaga específica, por isso, cada carta de apresentação será única e elaborada com base na vaga daquela empresa específica.


A carta de apresentação costuma ser utilizada em três situações de candidatura: 


  • quando do envio do currículo por email;

  • quando entrando em contato através de seções “Trabalhe conosco”, localizadas no site da empresa;

  • através de sites de emprego.


Trata-se de um documento breve, mas onde você deve manter um tom de moderada formalidade na redação do seu texto. Além da função de se apresentar, o diferencial que a carta de apresentação traz em relação ao currículo é o enfoque no marketing pessoal. A carta apresenta quem você é, destacando suas qualidades e experiências, ao invés de meramente indicá-las em tópicos, como ocorre nos currículos, que são bastante diretos e enxutos.


Nem todas as empresas dão atenção para a carta de apresentação. Enquanto algumas ignoram, outras a vêem como uma ferramenta decisiva na hora de escolha de candidatos com currículos semelhantes. Como ela geralmente é recebida pela empresa antes mesmo de uma entrevista de emprego, é ela que, aliada ao currículo, vai mostrar e cativar o recrutador para querer te conhecer melhor.


Um alerta importante para você não esquecer ao redigir sua carta: não ultrapasse o número máximo de três parágrafos. Cartas muitos longas tornam-se cansativas e mostram uma falta de capacidade de destacar aquilo que é realmente importante na sua experiência profissional, ao mesmo tempo tempo que cartas muito curtas perdem totalmente o propósito de apresentar quem você é.


Dicas para elaboração da sua carta de apresentação


Seguem algumas dicas essenciais para você escrever uma carta de apresentação para empresa que vai se destacar.


  1. Caso você não saiba o nome da pessoa que vai receber e ler sua carta, inicie o documento com “Prezado recrutador/selecionador ou empregador”. No entanto, caso a descrição da vaga já indique aos cuidados de quem você deve enviá-la, pode utilizar direto o nome da pessoa.

  2. Nos casos de envio da carta de apresentação e currículo ser feito através de email, utilize um endereço de email compatível com a seriedade deste processo. Evite endereços de email que façam alusão a brincadeiras, filmes, séries etc. Mesmo que o seu email principal seja este, crie uma conta gratuita utilizando alguma combinação do seu nome e sobrenome.

  3. Quando elaborar o email, indique que está enviando seu currículo no próprio assunto do email e também para qual vaga está aplicando. Isto facilita a triagem e faz com que a área de recursos humanos não perca seu email pela falta de uma identificação adequada.

  4. Muita atenção aos erros de português, ainda que sejam erros de mera digitação. Com o advento dos corretores ortográficos, qualquer erro que seja detectado em uma carta de apresentação será encarado como descuido e, provavelmente, irá eliminar inclusive o melhor dos candidatos.

  5. Se você não tem alguma habilidade, não há necessidade de indicar na sua carta. Este espaço é para destacar aquilo que pode agregar de positivo para aquela empresa, caso seja escolhido. Se você não fala um idioma ou não domina uma ferramenta útil para aquela vaga, também não minta, mas corra atrás para aprendê-la e demonstre o compromisso.

  6. Quando você estiver encaminhando seu currículo por indicação de alguém, deixe isso claro logo no início do seu email. 

  7. Sendo este o seu primeiro emprego, você pode aproveitar a carta de apresentação para abordar aspectos da sua formação acadêmica que te destacam dos demais candidatos, como participação em eventos, ter sido o representante de turma ou ter atuado como tesoureiro do grêmio.

  8. Elabore sua carta de apresentação tendo por base os requisitos da vaga. Indique como você se adequa ao perfil procurado e como pode contribuir para aquela empresa.


Caso você queira ver quais elementos incluir em sua carta, confira nosso artigo que explica todos os passos e inclui um modelo completo.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a