Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma carta de apresentação para empresa

A carta de apresentação para empresa é a primeira impressão que aquela instituição vai ter de você, então capriche! Veja algumas dicas para elaborar a sua!

O que é uma carta de apresentação para empresa?


Cada vez mais requisitada, a mensagem ou carta de apresentação para empresa é um documento que, geralmente, acompanha o currículo quando o candidato aplica para uma vaga. Este é o instrumento usado para apresentar suas motivações em relação àquela vaga específica, por isso, cada carta de apresentação será única e elaborada com base na vaga daquela empresa específica.


A carta de apresentação costuma ser utilizada em três situações de candidatura: 


  • quando do envio do currículo por email;

  • quando entrando em contato através de seções “Trabalhe conosco”, localizadas no site da empresa;

  • através de sites de emprego.


Trata-se de um documento breve, mas onde você deve manter um tom de moderada formalidade na redação do seu texto. Além da função de se apresentar, o diferencial que a carta de apresentação traz em relação ao currículo é o enfoque no marketing pessoal. A carta apresenta quem você é, destacando suas qualidades e experiências, ao invés de meramente indicá-las em tópicos, como ocorre nos currículos, que são bastante diretos e enxutos.


Nem todas as empresas dão atenção para a carta de apresentação. Enquanto algumas ignoram, outras a vêem como uma ferramenta decisiva na hora de escolha de candidatos com currículos semelhantes. Como ela geralmente é recebida pela empresa antes mesmo de uma entrevista de emprego, é ela que, aliada ao currículo, vai mostrar e cativar o recrutador para querer te conhecer melhor.


Um alerta importante para você não esquecer ao redigir sua carta: não ultrapasse o número máximo de três parágrafos. Cartas muitos longas tornam-se cansativas e mostram uma falta de capacidade de destacar aquilo que é realmente importante na sua experiência profissional, ao mesmo tempo tempo que cartas muito curtas perdem totalmente o propósito de apresentar quem você é.


Dicas para elaboração da sua carta de apresentação


Seguem algumas dicas essenciais para você escrever uma carta de apresentação para empresa que vai se destacar.


  1. Caso você não saiba o nome da pessoa que vai receber e ler sua carta, inicie o documento com “Prezado recrutador/selecionador ou empregador”. No entanto, caso a descrição da vaga já indique aos cuidados de quem você deve enviá-la, pode utilizar direto o nome da pessoa.

  2. Nos casos de envio da carta de apresentação e currículo ser feito através de email, utilize um endereço de email compatível com a seriedade deste processo. Evite endereços de email que façam alusão a brincadeiras, filmes, séries etc. Mesmo que o seu email principal seja este, crie uma conta gratuita utilizando alguma combinação do seu nome e sobrenome.

  3. Quando elaborar o email, indique que está enviando seu currículo no próprio assunto do email e também para qual vaga está aplicando. Isto facilita a triagem e faz com que a área de recursos humanos não perca seu email pela falta de uma identificação adequada.

  4. Muita atenção aos erros de português, ainda que sejam erros de mera digitação. Com o advento dos corretores ortográficos, qualquer erro que seja detectado em uma carta de apresentação será encarado como descuido e, provavelmente, irá eliminar inclusive o melhor dos candidatos.

  5. Se você não tem alguma habilidade, não há necessidade de indicar na sua carta. Este espaço é para destacar aquilo que pode agregar de positivo para aquela empresa, caso seja escolhido. Se você não fala um idioma ou não domina uma ferramenta útil para aquela vaga, também não minta, mas corra atrás para aprendê-la e demonstre o compromisso.

  6. Quando você estiver encaminhando seu currículo por indicação de alguém, deixe isso claro logo no início do seu email. 

  7. Sendo este o seu primeiro emprego, você pode aproveitar a carta de apresentação para abordar aspectos da sua formação acadêmica que te destacam dos demais candidatos, como participação em eventos, ter sido o representante de turma ou ter atuado como tesoureiro do grêmio.

  8. Elabore sua carta de apresentação tendo por base os requisitos da vaga. Indique como você se adequa ao perfil procurado e como pode contribuir para aquela empresa.


Caso você queira ver quais elementos incluir em sua carta, confira nosso artigo que explica todos os passos e inclui um modelo completo.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....