Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma carta de apresentação para empresa

A carta de apresentação para empresa é a primeira impressão que aquela instituição vai ter de você, então capriche! Veja algumas dicas para elaborar a sua!

O que é uma carta de apresentação para empresa?


Cada vez mais requisitada, a mensagem ou carta de apresentação para empresa é um documento que, geralmente, acompanha o currículo quando o candidato aplica para uma vaga. Este é o instrumento usado para apresentar suas motivações em relação àquela vaga específica, por isso, cada carta de apresentação será única e elaborada com base na vaga daquela empresa específica.


A carta de apresentação costuma ser utilizada em três situações de candidatura: 


  • quando do envio do currículo por email;

  • quando entrando em contato através de seções “Trabalhe conosco”, localizadas no site da empresa;

  • através de sites de emprego.


Trata-se de um documento breve, mas onde você deve manter um tom de moderada formalidade na redação do seu texto. Além da função de se apresentar, o diferencial que a carta de apresentação traz em relação ao currículo é o enfoque no marketing pessoal. A carta apresenta quem você é, destacando suas qualidades e experiências, ao invés de meramente indicá-las em tópicos, como ocorre nos currículos, que são bastante diretos e enxutos.


Nem todas as empresas dão atenção para a carta de apresentação. Enquanto algumas ignoram, outras a vêem como uma ferramenta decisiva na hora de escolha de candidatos com currículos semelhantes. Como ela geralmente é recebida pela empresa antes mesmo de uma entrevista de emprego, é ela que, aliada ao currículo, vai mostrar e cativar o recrutador para querer te conhecer melhor.


Um alerta importante para você não esquecer ao redigir sua carta: não ultrapasse o número máximo de três parágrafos. Cartas muitos longas tornam-se cansativas e mostram uma falta de capacidade de destacar aquilo que é realmente importante na sua experiência profissional, ao mesmo tempo tempo que cartas muito curtas perdem totalmente o propósito de apresentar quem você é.


Dicas para elaboração da sua carta de apresentação


Seguem algumas dicas essenciais para você escrever uma carta de apresentação para empresa que vai se destacar.


  1. Caso você não saiba o nome da pessoa que vai receber e ler sua carta, inicie o documento com “Prezado recrutador/selecionador ou empregador”. No entanto, caso a descrição da vaga já indique aos cuidados de quem você deve enviá-la, pode utilizar direto o nome da pessoa.

  2. Nos casos de envio da carta de apresentação e currículo ser feito através de email, utilize um endereço de email compatível com a seriedade deste processo. Evite endereços de email que façam alusão a brincadeiras, filmes, séries etc. Mesmo que o seu email principal seja este, crie uma conta gratuita utilizando alguma combinação do seu nome e sobrenome.

  3. Quando elaborar o email, indique que está enviando seu currículo no próprio assunto do email e também para qual vaga está aplicando. Isto facilita a triagem e faz com que a área de recursos humanos não perca seu email pela falta de uma identificação adequada.

  4. Muita atenção aos erros de português, ainda que sejam erros de mera digitação. Com o advento dos corretores ortográficos, qualquer erro que seja detectado em uma carta de apresentação será encarado como descuido e, provavelmente, irá eliminar inclusive o melhor dos candidatos.

  5. Se você não tem alguma habilidade, não há necessidade de indicar na sua carta. Este espaço é para destacar aquilo que pode agregar de positivo para aquela empresa, caso seja escolhido. Se você não fala um idioma ou não domina uma ferramenta útil para aquela vaga, também não minta, mas corra atrás para aprendê-la e demonstre o compromisso.

  6. Quando você estiver encaminhando seu currículo por indicação de alguém, deixe isso claro logo no início do seu email. 

  7. Sendo este o seu primeiro emprego, você pode aproveitar a carta de apresentação para abordar aspectos da sua formação acadêmica que te destacam dos demais candidatos, como participação em eventos, ter sido o representante de turma ou ter atuado como tesoureiro do grêmio.

  8. Elabore sua carta de apresentação tendo por base os requisitos da vaga. Indique como você se adequa ao perfil procurado e como pode contribuir para aquela empresa.


Caso você queira ver quais elementos incluir em sua carta, confira nosso artigo que explica todos os passos e inclui um modelo completo.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as

78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo

Startupi 78% das empresas B2B usam ferramentas digitais, afirma estudo 78% das empresas B2B utilizam soluções digitais dentro da sua rotina operacional em 2023. Tal número representa um crescimento de 5% em comparação com o resultado obtido na primeira edição da pesquisa idealizada pela Ploomes , em parceria com a Opinion Box , realizada no ano anterior. A pesquisa contou com a participação de 638 profissionais de companhias brasileiras B2B, de diferentes segmentos de atuação. Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você! O levantamento indicou ainda que 75% das corporações do país se tornaram mais digitais em 2023, ano que marca de forma definitiva o fim da pandemia. O índice é 7% superior ao de 2022. De acordo com Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes , os números apresentados pela nova edição do estudo confirmam que o movimento de digitalização corporativa realmente se consolidou. “O que o mercado viveu entre 2020 e 2022 foi um período de enorme