Os mapas mentais te dão organização das suas tarefas e simplificam cada uma delas. Além de ajudarem a resolver problemas de forma mais fácil.
Vamos lá, como fazer um mapa mental.
Primeiro passo: É basicamente escolher o tema que você vai estudar e representar ele visualmente. Pode ser escrito, desenhado ou do jeito que você achar melhor, contando que seja visualmente visto.
Segundo passo: Agora é a hora de você se sentar e deixar seu cérebro trazer tudo que se assemelha ao seu título, escreva todos os tópicos secundários que achar importante.
Terceiro passo: Nessa etapa você vai escolher um tópico e pensar em todos os sub-tópicos que ele te trouxe e desenvolver mais assuntos em cima de cada um deles.
Quarto passo: Esse passo pode ser feito depois dos três primeiros ou durante qualquer momento do mapa.
O importante é trazer um símbolo ou uma cor para cada tópico, assuntos e sub-tópicos que você escolher. Assim seu cérebro vai memorizar mais fácil o assunto.
Exemplo: Você tem um seminário para apresentar, o tema é português, pinte de amarelo e coloque um livro de símbolo, para sempre representar aquilo como a matéria de português e quando você for se apresentar introduza a onde vai ser visível assim irá se lembrar.
Conclusão
O mapa mental é uma ferramenta que pode te ajudar tanto para apresentações de seminários como para os estudos para o Enem. Potencializando sua memorização, clarificação de conteúdos e organização.
No começo pode ser difícil se acostumar com ela, mas não desista, só basta um pouco de treino e logo você vai fazer o mapa automaticamente.
Gostou? Quer mais dicas de como melhorar seus estudos? Aqui temos algumas matérias que vão te ajudar e muito!
Fonte: noticias.universia.com.br
Comentários
Postar um comentário