Pular para o conteúdo principal

Pegar empréstimo para pagar dívidas: Isso dá certo?

Pegar empréstimo para pagar dívidas: Isso dá certo?

Aqui no Dinheirama estimulamos muito a necessidade de se guardar dinheiro. Mas quando a pessoa precisa pagar dívidas, a recomendação é que negocie ou quite-as antes. Afinal de contas, não faz muito sentido guardar se você está endividado e pagando juros. E pegar empréstimo para pagar estas dividas, será que vale a pena?

Se a ideia for pegar empréstimo a juros menores para pagar uma dívida que tem juros maiores, a resposta é “sim”. Mas é preciso avaliar a melhor alternativa, combinado?

E saiba que, se você está endividado, não está sozinha. O último levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgado em julho, mostrou que 64% das famílias brasileiras estão nesta situação.  O cartão de crédito foi apontado como o principal causador, mas os meios são variados: cheque especial, carnês de compras parceladas, financiamentos e empréstimos. Ufa! É preciso cuidado para não entrar nessa!

Ouça: DinheiramaCAst – Qual o melhor momento para investir?

O que considerar ao pegar um empréstimo?

Se a ideia, portanto, é pegar um empréstimo para negociar as dividas, compare as taxas cobradas e o valor das parcelas para ver se dará conta. Com a internet e a presença de muitas fintechs de crédito no mercado, ficou fácil comparar e até simular.

Tente checar alternativas melhores também com a instituição financeira com a qual já tenha um relacionamento. Costuma ser muito melhor pegar um empréstimo pessoal ou consignado do que ficar pagando o temido cheque especial!

Para Sandro Reiss, fundador e CEO da Geru, fintech de empréstimos online, ao pegar empréstimo, o ideal que é o valor cobrado nas parcelas não seja maior que 30% da renda mensal disponível para que não exista um desequilíbrio no longo prazo. Ele ressalta que os brasileiros solicitam empréstimos por diversos motivos. “Os principais são pagamento de dívidas, cartão de crédito, investir em um negócio próprio e reformas.”, diz.

Leia também: Recebi, investi: Aprenda a se livrar das dívidas e a investir

Há um melhor momento para pegar empréstimo?

E será que existe um melhor momento para pegar empréstimo? Reiss, da Geru, acredita que é preciso seguir alguns pontos:

  • A primeira coisa a ser feita é colocar os compromissos e gastos mensais no papel ou em uma planilha eletrônica. Fazer as contas é fundamental para enxergar onde o dinheiro está sendo gasto, entender o que entra e o que sai, e encontrar um equilíbrio em todas as despesas.
  • Depois disso, é recomendável a avaliação dos riscos, pesquisando cuidadosamente a empresa que está oferecendo o empréstimo, se é séria, pois atualmente, além dos grandes bancos e financeiras, têm surgido novas empresas de crédito online no mercado e, com isso, novos possíveis fraudadores se passando por uma delas.
  • Pesquisar taxas é outro ponto importante, além de fazer simulações, principalmente se não houver urgência na tomada de crédito. Elas são essenciais, pois ajudam em uma previsão de como serão os pagamentos depois de tomar o empréstimo.
  • Vale, também, uma varredura nos canais de atendimento e análise da reputação da empresa nos sites de reclamação, já prevendo a rápida solução de problemas caso eles apareçam.

E o quê mais posso fazer para pagar as dívidas logo?

Além de pegar um empréstimo a juros menores para negociar as dívidas, outros pontos podem ajudá-lo a se livrar logo deste peso financeiro – ou não entrar mais em dívidas – para, finalmente, conseguir começar a guardar dinheiro. São eles:

1. Ter uma planilha para entender receitas e despesas

2. Substituir ou cortar despesas que não fazem sentido

3. Evitar o uso do cartão de crédito

4. Evitar o cheque especial

5. Fazer reserva de emergência

6. Investir o dinheiro guardado

------ Este artigo foi escrito por Janaína Gimael. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama



Fonte: Dinheirama

Comentários


  1. Olá, estou aqui para testemunhar como consegui meu empréstimo comercial imobiliário
    montante de €560k da Prof.Cindy Alberto Kauk. Eu não sei se você está em
    necessidade de um empréstimo urgente para pagar contas, iniciar um negócio ou construir uma casa,
    eles oferecem todos os tipos de empréstimo variando de $ 5.000,00 USD a
    $ 2.000.000,00 USD com uma baixa taxa de juros de 2% e duração do empréstimo de 1
    a 33 anos para pagar o empréstimo seguro e não garantido. Você está perdendo
    dormir à noite se preocupando como obter um emprestador de empréstimo legítimo?
    A Sra.Cindy Alberto Kauk detém todas as informações sobre como
    obtenha dinheiro de forma rápida e indolor sem custo/estresse através de Contatos
    Ligue/Texto +1(315)256-0479
    E-mail profcindyinvestments@gmail.com

    Eles oferecem todos os tipos de categorias de empréstimos

    Empréstimo de curto prazo (1_10 anos)
    Empréstimo de longo prazo (20_33 anos)
    Eles oferecem empréstimos como
    Empréstimo à habitação .........., Empréstimo empresarial ........ Empréstimo de consolidação da dívida .......
    Empréstimo estudantil .........., empréstimo de início de negócios
    Empréstimo comercial ....... , Empréstimo da empresa ............ Empréstimo hipotecário
    empréstimo para construção ..... empréstimo para carro ...... empréstimo para hotel .... empréstimos pessoais ..
    Empréstimo de Investimento.......Empréstimo Comercial........Empréstimos de Refinanciamento
    Empréstimos de caminhão ............ Empréstimo Agrícola etc.

    E-mail.........(profcindyinvestments@gmail.com) Telefone +1(315)256-0479
    Quando se trata de crise financeira e você precisa estar livre de
    crise financeira então MRS.CINDY ALBERTO é a resposta certa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...