Pular para o conteúdo principal

9 habilidades de um vendedor de sucesso

Atuar na área de vendas requer um domínio das habilidades de um vendedor. Se você está ingressando neste mercado, veja agora como se tornar um expert.

O mercado de vendas


Atualmente, mais do que em qualquer outro momento, precisamos saber vender nossas ideias e até nós mesmos. A concorrência do mercado é enorme e muitos países enfrentam ondas de recessão e crise econômica. Diante desse cenário, o mercado de consumo se fecha e as vagas de emprego diminuem, tornando ainda aqueles que sabem vender seu trabalho ainda mais diferenciados.


Se você atua ou pretende atuar na área de vendas, você deve tornar seu currículo atrativo para o setor mostrando seu histórico e habilidades profissionais. Mas isso não é tudo! É necessário que você demonstre todas essas valiosas habilidades durante a entrevista e mostre o por quê você deve ser contratado. 


E você sabe quais são as habilidades de um vendedor de sucesso? É interessante notar que qualquer profissional pode se valer de habilidades assim como estas, inclusive para vender uma ideia para seu chefe ou sua empresa para investidores.


Principais habilidades de um vendedor


  • Comunicação


Talvez esta seja a habilidade mais importantes de um vendedor: ser comunicativo. Perceba que isso não significa ser extrovertido, mas sim ter uma capacidade de expressão, falando de forma clara e assertiva, pois é isto que traz ao cliente a sensação de segurança no profissional. 


Um outro aspecto é a capacidade de argumentação e persuasão, o que é confundido com uma habilidade ruim: a mentira. Popularmente, dizemos que um bom vendedor é aquele que tem lábia, ou seja, consegue te mostrar os aspectos do produto que você nem sabia que queria.


  • Criatividade


A comunicação deve estar aliada a criatividade para adaptar o seu discurso de acordo com o seu público alvo. Um bom vendedor não pode vender um produto infantil da mesma forma que vende uma cozinha planejada. Ele tem que ter ser capaz de adaptar seu discurso para aquele mercado no qual está inserido.


  • Networking

Este é um mercado onde a competição é sempre muito grande. Portanto, ter boas conexões com pessoas em posições estratégicas e com marcas de renome pode te dar uma vantagem. Saber vender a si próprio é a primeira venda que um bom vendedor deve entregar, caso contrário, provavelmente será superado por outros mais habilidosos.


  • Confiança


Estabelecer um laço de confiança é um dos fatores que fazem um consumidor adquirir um produto, especialmente que não conhecem. Um bom vendedor é aquele capaz de conquistar a confiança do cliente deve ter um bom conhecimento do que está vendendo. Se ele é incapaz de esclarecer as dúvidas que o consumidor tem, como ele pode ter êxito na venda? Sempre valorize o conhecimento do produto e, se possível, experimente você mesmo.


  • Organização e disciplina pessoal


A área de vendas é um mercado onde as aparências importam, então você deve sempre cuidar da sua aparência para fazer parte da empresa a que pertence. Você deve ser pontual e honrar seus compromissos. Se ficou de retornar ao cliente, faça isso. O marketing pessoal é fundamental e uma aparência que destoa do ambiente pode afastar consumidores.


  • Inteligência Emocional


Por ser um mercado competitivo, a inteligência emocional será um diferencial. O ramo de vendas costuma ser conhecido pelas metas, que oscilam conforme a conjuntura econômica. Você deve se manter centrado e focado para não agir de maneira impulsiva e, com isto, perder clientes.


  • Escuta ativa


Um bom vendedor deve entregar aquilo que o cliente deseja. Para tanto, ele precisa conhecer seu público e ter a habilidade de escutá-lo. Ele deve estar atento e demonstrar interesse no que seu cliente fala para estabelecer um vínculo e, quem sabe, ganhar um cliente fiel que vai retornar todas as vezes procurando o mesmo vendedor.


  • Entender a necessidade do cliente


Ser observador e ter empatia são duas características de bons vendedores que são capazes de captar a necessidade do cliente e oferecer-lhe aquilo que deseja. Existem clientes que não conseguem expressar com clareza o que buscam, mas cabe ao vendedor detectar e entregar.


  • Conhecer e usar as mídias sociais


Com o grande veículo de comunicação que se tornou as mídias sociais, uma das novas habilidades de um vendedor é a familiaridade com a internet. Diversas marcas atuam hoje predominante ou exclusivamente online, o que faz com que todo contato com o cliente ocorra através de mídias sociais. 



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a