Pular para o conteúdo principal

Comparar preços: uma estratégia inteligente

Comparar preços: uma estratégia inteligente

Como você costuma realizar suas compras? Comparar preços é algo que você faz constantemente ou apenas em ocasiões especiais? Neste artigo trago a questão da comparação como algo importante para quem quer cuidar melhor do dinheiro. Nem sempre comparamos preços por uma questão de comodidade, mas o fato é que este hábito pode gerar economia no bolso e negócios muito melhores.

Vamos a um exemplo do dia a dia: eu costumo ir de vez em quando tomar um bom café com leite e um pão com manteiga na chapa na padaria. Pois bem, resolvi começar a fazer as contas porque em uma determinada padaria, essa dupla custava cerca de R$ 10. Em outra, mais simples, custava R$ 7.

Pode parecer bobagem, mas se alguém costuma realizar este tipo de consumo diariamente, estará gastando cerca de R$ 300 reais na opção A, e R$ 210 na opção B. São R$ 90 por mês de diferença, e por ano R$ 1080. Muitas vezes, esta mesma pessoa diz que não tem dinheiro para fazer uma viagenzinha no final do ano. Mas veja que bastaria comparar preços e optar pela economia (sem deixar de consumir) para fazer a sua reserva destinada a uma viagem.

Dei este exemplo simples, mas o fato é que comparar preços serve para uma série de coisas que nem notamos no dia a dia. Também recentemente observei que meu pai estava gastando R$ 150 em sua conta mensal de celular. Pois bem, decidi negociar o valor e chegamos a R$ 100 com a operadora bastando ele mudar o número. Faça as contas: são R$ 50 mensais economizados por mês, R$ 600 no ano. O que você poderia comparar hoje para começar a economizar também, hein?

Ouça:  DinheiramaCast – Final de ano e planejamento para 2020

Novembro é mês de comparar preços

Além dos gastos habituais do dia a dia, é bom lembrar que no mês de novembro é ainda mais importante  comparar preços. Isso porque estamos falando em Black Friday e também da primeira parcela do 13º salário, que os trabalhadores registrados recebem.

Isso significa maior movimento na economia e uma enxurrada de propagandas querendo que você compre de qualquer jeito. Muito cuidado nessa hora!

Para ajudar, separei alguns dicas do Procon SP que você pode seguir especialmente nesta fase do ano para evitar as compras por impulso e fazer negócios que realmente tenham sentido para você. Vamos lá!

Leia também: Poupança turbinada Diin (Mais segura e rende mais que a poupança)

Dicas do Procon SP para fazer bons negócios

– O Procon recomenda que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando gastar mais do que o previsto. É importante comparar preços por meio de aplicativos e sites de comparação.

– Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

-O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

– Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

– Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

– Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

– De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

------ Este artigo foi escrito por Janaína Gimael. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama



Fonte: Dinheirama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....