Pular para o conteúdo principal

Por que estudar Engenharia Naval

Entenda os detalhes da profissão. Veja por que estudar Engenharia Naval pode ser uma boa escolha

Fique por dentro da sua futura carreira

Visite aqui o Universia Profissões

Pensando em cursar Engenharia, mas ainda não sabe em qual das áreas se encaixa melhor? Antes de escolher uma das segmentações do curso, é preciso que o estudante pesquise sobre as disciplinas, converse com universitários e profissionais formados que já estejam atuando no mercado de trabalho.

Para ajudar nessa tarefa, confira a seguir as informações mais importantes sobre Engenharia Naval:


Graduação em Engenharia Naval

O curso de graduação para se tornar engenheiro naval tem duração média de 5 anos. Ao longo desse período, o estudante terá aulas de hidrodinâmica, máquinas marítimas e projetos de veleiros. No entanto, é fundamental que essas disciplinas serão ministradas posteriormente às básicas, porque é importante que o estudante já tenha um bom domínio delas para entender as específicas.

A prática é algo muito valorizado durante a graduação. O aluno tende a ter cada vez um número maior de aulas práticas, para que chegue ao mercado melhor preparado. Dentro dos laboratórios, os estudantes podem criar maquetes e modelos estruturais, além de diversos tipos de embarcações, para estarem um pouco mais próximos da realidade diária do trabalho.


Mercado de trabalho em Engenharia Naval

O mercado de trabalho para o engenheiro naval concentra mais oportunidades nos estaleiros, na administração das hidrovias e nas empresas do setor de navegação. Além disso, há oportunidades na área de pesquisa, sendo que os profissionais se tornam responsáveis por buscar criar inovações dentro do mercado naval. O objetivo central é sempre encontrar estratégias que melhorem o desempenho das embarcações.

Quem opta pela área de Engenharia Naval trabalha na projeção, construção e manutenção de barcos, lanchas, navios e qualquer outro tipo de embarcação. O profissional também pode supervisionar técnicos durante o processo de construção, checar as matérias-primas, além de atuar no controle do transporte marítimo, assim como no fluvial.

A maior vantagem para os profissionais que se formam em Engenharia Naval é que o mercado não tem muitos profissionais na área. Assim, mesmo recém-formados, muitos deles são facilmente absorvidos no mercado, já que são profissionais em escassez dentro de um mercado cada vez mais promissor. No entanto, é importante manter o comprometimento e o estudo constante para manter a vaga que conseguiu.

Conheça a série Por que Estudar sobre as principais profissões


Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a