Pular para o conteúdo principal

Por que devemos te contratar? Como responder a essa pergunta essencial em entrevistas de emprego?

Está em busca de um emprego? Veja como responder a uma das perguntas mais comuns em processos seletivos: “Por que devemos te contratar?”.

Muita gente fica ansiosa e desconfortável durante uma entrevista de emprego, encontrando dificuldades para responder a perguntas simples sobre si mesmo(a) e sobre suas competências. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Preparar-se para esse momento tão temido pode torná-lo bem mais tranquilo.


Uma das muitas formas de fazer isso é saber como responder às perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Entre elas, está a questão essencial “Por que devemos te contratar?”. Confira aqui algumas dicas para se dar bem nessa resposta.

Estude o anúncio da vaga

Geralmente, o empregador deixa bem claro no anúncio da vaga tudo aquilo que ele deseja encontrar no empregado. Use essas informações a seu favor!


Leia com atenção o anúncio da vaga, veja quais são os requisitos listados e quais deles você preenche. Prepare-se, então, para citá-los na entrevista. Abaixo, vamos considerar uma vaga específica e elaborar possíveis respostas a partir da função e dos requisitos apresentados.

Assistente de atendimento bilíngue

Função: Manter contato com clientes, presencial, por telefone e e-mail. Solucionar dúvidas, resolver problemas e receber pedidos.


Requisitos:

  • Excelente comunicação oral e escrita;

  • inglês avançado;

  • capacidade de resolução de problemas com grau de complexidade médio;

  • atenção às necessidades dos clientes;

  • zelo, disciplina, postura respeitosa, proatividade.


Possíveis respostas para um(a) candidato(a):

  • “Considero que vocês devem me contratar porque sou um(a) profissional dedicado(a), disciplinado(a) e proativo(a) e tenho muita facilidade para lidar com pessoas, resolver conflitos e me comunicar de forma clara e respeitosa, tanto em português quanto em inglês. Quando exerci a função X, na empresa Y, precisei colocar essas habilidades em prática e obtive muito sucesso, mas também aprendi bastante com os desafios que enfrentei e com os problemas com os quais tive que lidar”.

  • “Tenho X anos de experiência com atendimento bilíngue ao cliente e, durante todo esse período, aperfeiçoei as minhas habilidades de relação interpessoal, comunicação oral e escrita, em ambos os idiomas, e resolução de problemas. Sou muito atencioso(a), respeitoso(a) e cuidadoso(a) ao lidar com pessoas e gosto de ir além do que me é pedido. Por isso, acho que a empresa ganhará muito com a minha contratação”.

Use o seu histórico da melhor forma

Após estudar o anúncio da vaga, releia o seu currículo e a sua carta de apresentação e analise quais são as suas experiências, acadêmicas e/ou profissionais, que melhor se adequam ao que está sendo pedido. Abaixo, vamos considerar uma vaga específica e apresentar possíveis respostas à pergunta “Por que devemos te contratar?”.

Vaga para publicitário na área de criação

Função: atuar na concepção de ideias e desenvolver peças publicitárias.


Requisitos:

  • Ensino Superior completo na área;

  • experiência na função;

  • domínio do pacote Adobe;

  • criatividade;

  • boa comunicação.


Possíveis respostas para um(a) candidato(a):

  • “Vocês deveriam me contratar porque tenho uma ótima formação na área, possuo bastante experiência no desenvolvimento de ideias e de peças publicitárias, sou muito criativo(a) e comunicativo(a) e, além disso, domino as principais ferramentas para atuar nessa função, como o Adobe Photoshop e o Illustrator”.

  • “Sou formado(a) em Publicidade e Propaganda pela Universidade X, de grande renome no país, e tenho experiência de Y anos na área. Além de ter feito estágios, trabalhei por dois anos na empresa Z, nessa mesma função, e alcancei grande sucesso em vários projetos de criação publicitária, graças à minha criatividade, à minha habilidade comunicativa e à minha competência. Com o aprendizado que todo o meu histórico me proporcionou, estou pronto(a) para ser uma excelente adição à sua empresa”.

Mostre a sua paixão

Falar das suas qualidades e do seu histórico acadêmico e profissional é muito importante para mostrar por que a empresa deve contratá-lo(a). Contudo, se você realmente quer conquistar uma vaga, mostre por que você quer conquistá-la.


E nada de falar coisas como “preciso muito desse emprego” ou “o salário é muito bom”, hein? Explique por que a função a ser exercida é considerada interessante por você e mostre que o seu grande interesse pelo trabalho fará toda a diferença. Confira algumas ideias para usar em sua resposta:


  • Explique por que escolheu a sua profissão, cite o seu amor pela função e garanta que trabalhará sempre com essa paixão.

  • Fale sobre toda a sua dedicação à área: sobre ter usado o seu tempo livre para aperfeiçoar as suas habilidades, ter feito cursos adicionais ou realizado projetos voluntários relacionados com a sua profissão.

  • Caso se identifique com a empresa, aborde esse ponto: cite os valores, as ideias, os profissionais e/ou os produtos que fizeram você se apaixonar por essa organização.


Depois de apresentar as suas qualidades e experiências, concluir a sua resposta à pergunta “Por que devemos te contratar?” com uma justificativa mais pessoal e sentimental pode ser a chave de ouro necessária para conseguir o emprego desejado.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....