Pular para o conteúdo principal

Por que devemos te contratar? Como responder a essa pergunta essencial em entrevistas de emprego?

Está em busca de um emprego? Veja como responder a uma das perguntas mais comuns em processos seletivos: “Por que devemos te contratar?”.

Muita gente fica ansiosa e desconfortável durante uma entrevista de emprego, encontrando dificuldades para responder a perguntas simples sobre si mesmo(a) e sobre suas competências. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Preparar-se para esse momento tão temido pode torná-lo bem mais tranquilo.


Uma das muitas formas de fazer isso é saber como responder às perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Entre elas, está a questão essencial “Por que devemos te contratar?”. Confira aqui algumas dicas para se dar bem nessa resposta.

Estude o anúncio da vaga

Geralmente, o empregador deixa bem claro no anúncio da vaga tudo aquilo que ele deseja encontrar no empregado. Use essas informações a seu favor!


Leia com atenção o anúncio da vaga, veja quais são os requisitos listados e quais deles você preenche. Prepare-se, então, para citá-los na entrevista. Abaixo, vamos considerar uma vaga específica e elaborar possíveis respostas a partir da função e dos requisitos apresentados.

Assistente de atendimento bilíngue

Função: Manter contato com clientes, presencial, por telefone e e-mail. Solucionar dúvidas, resolver problemas e receber pedidos.


Requisitos:

  • Excelente comunicação oral e escrita;

  • inglês avançado;

  • capacidade de resolução de problemas com grau de complexidade médio;

  • atenção às necessidades dos clientes;

  • zelo, disciplina, postura respeitosa, proatividade.


Possíveis respostas para um(a) candidato(a):

  • “Considero que vocês devem me contratar porque sou um(a) profissional dedicado(a), disciplinado(a) e proativo(a) e tenho muita facilidade para lidar com pessoas, resolver conflitos e me comunicar de forma clara e respeitosa, tanto em português quanto em inglês. Quando exerci a função X, na empresa Y, precisei colocar essas habilidades em prática e obtive muito sucesso, mas também aprendi bastante com os desafios que enfrentei e com os problemas com os quais tive que lidar”.

  • “Tenho X anos de experiência com atendimento bilíngue ao cliente e, durante todo esse período, aperfeiçoei as minhas habilidades de relação interpessoal, comunicação oral e escrita, em ambos os idiomas, e resolução de problemas. Sou muito atencioso(a), respeitoso(a) e cuidadoso(a) ao lidar com pessoas e gosto de ir além do que me é pedido. Por isso, acho que a empresa ganhará muito com a minha contratação”.

Use o seu histórico da melhor forma

Após estudar o anúncio da vaga, releia o seu currículo e a sua carta de apresentação e analise quais são as suas experiências, acadêmicas e/ou profissionais, que melhor se adequam ao que está sendo pedido. Abaixo, vamos considerar uma vaga específica e apresentar possíveis respostas à pergunta “Por que devemos te contratar?”.

Vaga para publicitário na área de criação

Função: atuar na concepção de ideias e desenvolver peças publicitárias.


Requisitos:

  • Ensino Superior completo na área;

  • experiência na função;

  • domínio do pacote Adobe;

  • criatividade;

  • boa comunicação.


Possíveis respostas para um(a) candidato(a):

  • “Vocês deveriam me contratar porque tenho uma ótima formação na área, possuo bastante experiência no desenvolvimento de ideias e de peças publicitárias, sou muito criativo(a) e comunicativo(a) e, além disso, domino as principais ferramentas para atuar nessa função, como o Adobe Photoshop e o Illustrator”.

  • “Sou formado(a) em Publicidade e Propaganda pela Universidade X, de grande renome no país, e tenho experiência de Y anos na área. Além de ter feito estágios, trabalhei por dois anos na empresa Z, nessa mesma função, e alcancei grande sucesso em vários projetos de criação publicitária, graças à minha criatividade, à minha habilidade comunicativa e à minha competência. Com o aprendizado que todo o meu histórico me proporcionou, estou pronto(a) para ser uma excelente adição à sua empresa”.

Mostre a sua paixão

Falar das suas qualidades e do seu histórico acadêmico e profissional é muito importante para mostrar por que a empresa deve contratá-lo(a). Contudo, se você realmente quer conquistar uma vaga, mostre por que você quer conquistá-la.


E nada de falar coisas como “preciso muito desse emprego” ou “o salário é muito bom”, hein? Explique por que a função a ser exercida é considerada interessante por você e mostre que o seu grande interesse pelo trabalho fará toda a diferença. Confira algumas ideias para usar em sua resposta:


  • Explique por que escolheu a sua profissão, cite o seu amor pela função e garanta que trabalhará sempre com essa paixão.

  • Fale sobre toda a sua dedicação à área: sobre ter usado o seu tempo livre para aperfeiçoar as suas habilidades, ter feito cursos adicionais ou realizado projetos voluntários relacionados com a sua profissão.

  • Caso se identifique com a empresa, aborde esse ponto: cite os valores, as ideias, os profissionais e/ou os produtos que fizeram você se apaixonar por essa organização.


Depois de apresentar as suas qualidades e experiências, concluir a sua resposta à pergunta “Por que devemos te contratar?” com uma justificativa mais pessoal e sentimental pode ser a chave de ouro necessária para conseguir o emprego desejado.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10

Startupi Banco digital fundado por Carlinhos Maia permite que pessoas sejam sócias por R$ 10 Desde 15 dezembro de 2022, qualquer pessoa com R$ 10 pode se tornar dona de um digital bank e ser sócia do comunicador Carlinhos Maia. O Girabank , criado este ano pelo influenciador e empresário, abrirá “cotas” para sócios em uma captação pública na plataforma DIVI•hub. A meta é levantar R$ 10 milhões no banco digital e acelerar a criação e melhoria dos produtos financeiros oferecidos pela instituição. Todo o processo será realizado pela DIVI•hub, app de investimentos focado na negociação de ativos compartilhados e homologado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Raketo Venture Market foi a responsável pela seleção desta oportunidade de investimento. “Nossa missão é ajudar startups e investidores a evoluírem juntos. Confiamos muito no potencial do Girabank”, afirma Fred Santoro, CEO da RAKETO . A captação funcionará no modelo equity, cedendo 2,55% dos lucros apurados para os novos

4 cursos online grátis nas melhores universidades do mundo

Instituições como Harvard e MIT estão nessa lista com opções gratuitas de aprendizagem Está pensando em ampliar seus conhecimentos com cursos e complementos? Saiba que uma série de instituições brasileiras e internacionais oferecem ótimos cursos online grátis. Conheça 4 cursos online oferecidos pelas melhores universidades do mundo. Está pensando em ampliar seus conhecimentos com cursos e complementos, mas anda sem tempo para aulas presenciais e sem grana para investir? Saiba que uma série de instituições brasileiras e internacionais oferecem ótimos cursos online grátis. Acabaram as desculpas. Conheça 4 cursos online oferecidos pelas melhores universidades do mundo e mãos à obra! 1. Universidade Harvard Facilmente uma das instituições mais famosas do mundo, a Universidade Harvard, nos EUA, oferece uma série de cursos online gratuitos por meio de sua plataforma Harvard Extension School e iniciativa Open Learning. Também existem cursos de basto custo para os que pretendem se apr

Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação?

Startupi Logística verde: como reduzir impactos ambientais na sua operação? * Por Caio Reina A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutida, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. Para as empresas, a implementação de práticas mais sustentáveis está se tornando prioridade, já que as marcas que são percebidas como conscientes do ponto de vista ambiental e social tendem a ter uma reputação melhor entre os consumidores e a sociedade, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e em um melhor posicionamento de mercado. Dessa forma, a logística verde tem ganhado mais espaço. O termo se refere ao grupo de políticas e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. É um tema de extrema relevância para o progresso do setor.  Pensando nisso, separei algumas dicas de como garantir uma logística mais sustentável e, ao mesmo tempo, eficiente para as