Pular para o conteúdo principal

Tudo que você sempre quis saber sobre o curso de veterinária

Para os amantes de animais, o curso de medicina veterinária pode ser a carreira dos sonhos! E agora vamos contar tudo que você precisa saber sobre ela!

Uma das carreiras que todos os apaixonados por bichos já cogitou seguir é a de veterinária. Este “médico de animais” tem o carisma de estar sempre cercado de animais fofos, mas será que essa carreira é mesmo para qualquer um?


Como saber se veterinária é para você?


Antes de decidir pela veterinária pensando no seu amor aos animaizinhos, você deve buscar se informar sobre todos os aspectos do curso e do mercado de trabalho da área. Para os que pensam que a rotina será cheia de animais cheirosos e cheios de alegria, você já começa bastante enganado. 


Sem dúvida, gostar e ter afinidades com animais é um requisito indispensável, mas você deve perceber que terá que lidar com animais de todos os tipos: 


  • saudáveis e doentes;

  • domésticos e silvestres;

  • mansos e bravos;


Em especial, você tem que estar preparado para ver o sofrimentos de animais e, eventualmente, até a morte. Além disso, a rotina dos médicos veterinários se assemelha com a dos médicos, você terá que passar muitas horas fazendo atendimentos e muitas clínicas trabalham no esquema de plantões, ou seja, prepare-se para longas jornadas ininterruptas de trabalho.


A dedicação e o comprometimento em aprender e estar disponível também são traços marcantes de bons veterinários. Eles atendem seus pacientes animais e estão disponíveis para emergências da mesma forma que os médicos. Além disso, a comunicação e o acolhimento das famílias dos bichinhos doentes também é importante.


Se o seu interesse é atuar na área rural, você pode se deparar com o alto volume de dinheiro que gera e ter em suas mãos a saúde de animais (como bois e cavalos) que valem milhares de reais. Para te ajudar nessa escolha, vamos conferir as principais características do curso de veterinária.


Como é o curso de veterinária


Esta graduação tem como objetivo formar bacharéis qualificados para exercer os cuidados necessários aos animais de qualquer espécie. O curso tem uma duração média de 5 anos e é oferecido em universidades públicas e privadas em todo o país. 

O curso é marcado por matérias teóricas e práticas, onde há o contato de verdade com animais. Há ainda o requisito de cumprimento de um estágio obrigatório e da entrega de um trabalho de conclusão de curso ao final.


Existe também inúmeras ofertas de residências em veterinária, da mesma forma que ocorre no âmbito da medicina. A residência veterinária é uma etapa prática de sua formação, onde espera-se que o jovem profissional adquira ainda mais experiência vivenciando a realidade da carreira escolhida. 


Com duração de 2 anos, as residências veterinárias constituem um aprendizado importante e que pode ser decisivo para o seu futuro profissional gerando, inclusive, novas e melhores oportunidades de emprego no futuro.


Está interessado(a) em estudar Veterinária? Inicie aqui o seu percurso universitário.

Mais informações

Após a graduação, o médico veterinário estará apto a atuar em um mercado de trabalho multifacetado que abrange:


  • clínicas veterinárias; 

  • zoológicos e aquários; 

  • fazendas e indústrias de produção animal e de produtos derivados de animais;

  • abatedouros;

  • órgãos do governo e centros de pesquisa;

  • institutos de prevenção de zoonoses e muito mais.


O mercado de atendimento de animais domésticos é, sem dúvida, o mais comum e que está em franca expansão e o Brasil já ocupa a terceira posição entre os maiores mercados de pet no mundo. Atualmente, as clínicas veterinárias já contam com profissionais especializados para um atendimento, por vezes mais criterioso, dos cães e gatos, diferente daquele oferecido pelo veterinário geral. 


Da mesma forma que ocorre na medicina, você pode optar por buscar especializações de acordo com o animal e com a área de atuação. Esta prática vai influenciar diretamente no mercado de trabalho e no salário do profissional.


Caso ainda esteja em dúvidas e queira saber mais sobre um curso correlato, confira nosso artigo sobre o curso de Zootecnia, que muitos confundem com o de veterinária.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...