Pular para o conteúdo principal

Como calcular a média do enem?

Anualmente, milhares de jovens prestam o exame em busca de uma vaga nas universidades. Divulgadas as notas, vamos te ensinar como calcular a média do ENEM.

Como funcionam as notas do ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costuma manter um calendário anual fixo com a aplicação de suas provas ocorrendo no início do mês de novembro e a divulgação dos resultados marcada para janeiro. Quando são divulgadas as notas, o candidato terá acesso a cinco notas diferentes, sendo cada uma delas atribuída a uma das quatro provas objetivas realizadas e mais a redação. São elas, por ordem de aplicação:


  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Redação

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Matemática e suas Tecnologias


Como são obtidas as notas das provas objetivas


As quatro provas objetivas do ENEM totalizam 180 questões, sendo 45 para cada uma das áreas do conhecimento. Após a realização da prova e da divulgação do gabarito, os candidatos podem saber quantas questões acertaram, mas somá-las não representa a nota que vão tirar. 


Isto porque o ENEM utiliza um modelo de cálculo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). O objetivo é avaliar as habilidades, minimizando os “chutes” e realmente atribuindo o mérito ao conhecimento do candidato. Como funciona isso?


Todas as questões da prova são classificadas de acordo com o seu nível de dificuldade (Fácil, Médio e Difícil). A ideia é que um candidato que possui um nível avançado de conhecimento e proficiência na disciplina, irá acertar todas (ou quase todas) as questões fáceis e medianas, encontrando alguma dificuldade apenas nas difíceis.


O que o TRI faz? Ele é capaz de identificar, baseando-se no padrão de acertos do aluno, se o acerto da questão foi fruto de um chute ou porque ele de fato sabia. Com base nisso, a atribuição da nota de cada questão será feita com variando entre o ponto inteiro ou não. Perceba que isto desvincula a sua pontuação do simples acerto da questão.


Os níveis de dificuldade não são determinados no momento da elaboração da prova pela banca, e sim, quando de sua correção. As questões que possuem os maiores índices de acerto serão classificadas como fáceis e aquelas com as menores taxas serão as de nível difícil. A pontuação por questões é, portanto, variável, com as questões consideradas fáceis valendo menos do que o aquelas classificadas como difíceis.


As respostas assinaladas no cartão-resposta são lidas por um software capaz de realizar uma avaliação diagnóstica individual de cada aluno, com base nos seus padrões de resposta. Ao final, o aluno recebe uma nota que varia até 1000 para cada uma das provas objetivas.


Como funciona a nota da redação?


Ao contrário das provas objetivas, a redação do ENEM tem sua correção dividida em cinco competências que são avaliadas sempre por dois corretores distintos. Cada competência varia entre 0 e 200, sendo 1000 o grau máximo possível que o aluno pode receber. São elas:


  • Competência 1 - Domínio da norma culta da Língua Portuguesa;

  • Competência 2 - Compreensão da proposta de redação e correta aplicação de conceitos para desenvolvimento, produzindo texto dissertativo-argumentativo;

  • Competência 3 - Emprego de fatos e argumentos para defesa do ponto de vista;

  • Competência 4 - Conhecimento dos mecanismos de argumentação

  • Competência 5 - Proposta de intervenção acerca do problema abordado, mantendo o respeito aos direitos humanos.


E como calcular a média do ENEM?


Todas as notas do aluno serão publicadas no site oficial do exame. Após a consulta, o candidato poderá encontrar sua média através da sua média aritmética simples, ou seja, somando as cinco notas e dividindo o resultado por cinco. Esse resultado pode ser utilizado para os processos seletivos do Sisu, Fies e ProUni.


Com o crescimento da aceitação do ENEM como forma de ingressos nas universidades, as instituições têm criado pesos diferenciados ou notas mínimas de corte para as matérias que julgam mais importantes de acordo com cada carreira. Nesse caso, podemos dar como exemplo um aluno que deseja ingressar no curso de engenharia poderia ter um peso 3 para sua nota em matemática e o que busca uma vaga no curso de direito, manter o peso 1 para matemática, mas sua nota de português sujeita a um peso 3.

 

Na Universia Brasil, você encontra um vasto material para a sua preparação para o ENEM, desde destaques sobre como utilizar as provas anteriores para orientar o seu estudo até uma análise das matérias mais cobradas pelo exame, separadas por disciplina.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...