A vida em sociedade é marcada por impasses e conflitos entre as pessoas. Saber contornar tais questões com o objetivo de viver em harmonia pode te ajudar a viver em paz e manter níveis menores de estresse. A negociação é encarada por muitos como uma arte. Através dela, nascem acordos que pareciam impossíveis de ser obtidos e objetivos comuns são criados.
O que é negociação?
A negociação é uma prática de resolução de conflitos que aprendemos desde pequenos, quase que de forma automática. Ainda criança, somos ensinados a negociar com os demais colegas de turma para usar os brinquedos disponíveis e escolher a brincadeira a partir de um consenso do grupo. Desde cedo, o uso da força como forma de imposição da vontade não é recomendado socialmente e o diálogo deve ser sempre incentivado.
A medida em que crescemos, algumas pessoas mostram, naturalmente, ter mais facilidade para a negociação do que outras, o que não significa que estas possuam alguma impossibilidade. Pelo contrário, negociar envolve técnica e é uma habilidade que pode e deve ser aprendida e aprimorada diariamente através da sua prática.
Tipos de negociação
Negociação Distributiva
Neste tipo de negociação, muito comum no âmbito de discussão de valores e preços, cada parte vai apresentar sua melhor proposta. O ambiente é marcado pela competição e a negociação será conduzida pelas partes com o objetivo de chegar um consenso que não ultrapasse os limites mínimos de cada indivíduo.
Necessariamente, obtém-se um cenário onde uma das partes ganha enquanto a outra perde. Esta perda não significa que o indivíduo saia da negociação sem nada, mas sim que ele sai com menos do que esperava receber neste processo.
Negociação Criativa
A negociação criativa é baseada na ideia de que os indivíduos, ao revelar seus interesses de forma transparente, são capazes de buscar soluções em comum com o objetivo de atender ao máximo a vontade de todos. Esta é a maneira ideal de negociação em conciliações e mediações, inclusive judiciais e corporativos, além de ser uma forma real de trazer mais satisfação às partes, na medida em que os indivíduos resolvem o conflito a partir do consenso construtivo.
Negociação Integrativa
Por fim, quando falamos de um processo de negociação integrativa, estamos diante de um cenário onde todas as partes ganham. A transparência das propostas e dos limites que cada indivíduo possui possibilita que o consenso seja obtido através da negociação de diversos aspectos.
5 Dicas para uma negociação de sucesso
Seja para implementar na sua vida pessoal ou profissional, você pode seguir algumas dicas para aprimorar suas habilidades como um bom negociador.
-
Tente iniciar e estimular um ambiente favorável para a negociação
Diz-se que a pessoa que inicia uma negociação dita as regras do jogo. Na verdade, tomar a liderança em um processo negociatório é, antes de mais nada, uma forma de mostrar sua receptividade para o diálogo e o consenso, mas é importante jogar limpo com as outras partes envolvidas.
-
Aprimore suas habilidades de persuasão
A persuasão é uma estratégia utilizada na comunicação onde um indivíduo utiliza a argumentação para convencer os demais a chegarem a um determinado acordo. O treino é a melhor forma de aprimorar tal habilidade e tem mais chances de sucesso quando aliada a uma boa inteligência emocional.
-
Não se baseie em suas opiniões. Utilize princípios!
A renomada Escola de Harvard propõe o uso do método conhecido como PICO. O objetivo é criar um ambiente amigável e propício para uma negociação eficiente.
Pessoas: não misture as pessoas com o problema
Interesses: mantenha o foco nos interesses de cada um e não tente mudar posições contrárias
Critérios: utilize a argumentação com forma de condução da negociação
Opções: crie opções e alternativas para aumentar as chances de um acordo.
-
Aprenda técnicas como o rapport
O rapport integra a programação neurolinguística e é utilizado para estabelecer um vínculo com os demais indivíduos através de atitudes como:
-
Olhar o outros nos olhos
-
Chamar pelo nome
-
Assimilar gestos e expressões do interlocutor
-
Adotar um tom de voz similar ao do outro
-
Adotar uma atitude positiva e demonstrar através da sua escolha de palavras
-
Formalize o acordo por escrito
Isto trará segurança ao que for decidido ao final do processo de negociação e, a sua previsão desde o começo, já é capaz de demonstrar a boa-fé de ambas as partes e estimular um ambiente de confiança.
Fonte: noticias.universia.com.br
Comentários
Postar um comentário