Em poucas palavras, estas habilidades são as qualidades e características que permitem a qualquer profissional executar suas tarefas ou trabalho com eficiência.
Estas habilidades podem ser específicas, ou seja, apropriadas para um determinado cargo ou função; ou genéricas, em outras palavras, apropriadas para qualquer área profissional.
HABILIDADES GENÉRICAS
Não iremos nos estender nas habilidades profissionais genéricas, mas iremos destacar a seguir as que consideramos mais importantes.
FLEXIBILIDADE - A flexibilidade é valorizada porque o profissional precisa estar sempre pronto para se adaptar a novas situações. Isto se torna ainda mais necessário em ambientes de trabalho não-ideais.
BOA COMUNICAÇÃO - Em qualquer ambiente profissional a comunicação é essencial, porque são várias pessoas trabalhando, e portanto para que todos possam estar bem coordenados a boa comunicação é essencial.
PROATIVIDADE - A falta de proatividade dos funcionários faz com que a empresa nao cresca, e a longo prazo pode levar até mesmo a falência da empresa, pois o funcionário proativo costuma cobrir as deficiências daqueles que não são, o que além de prejudicar o crescimento da empresa, não contribui para um bom ambiente de trabalho.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Vamos dividir esta seção em duas partes: uma dedicada às carreiras técnico-administrativas e outra para o setor de negócios e turismo.
CARREIRAS TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS - Nas profissões deste setor é importante que os profissionais estejam sempre buscando se atualizar, devido ao uso constante de computadores. Por outro lado, essas carreiras exigem um bom nível de inteligência emocional, para que os profissionais saibam administrar a relação interpessoal entre eles e com o público. Portanto, podemos citar entre as habilidades específicas destas carreiras a busca constante de atualização e a inteligência emocional.
NEGÓCIOS E TURISMO - Já o setor de negócios e turismo exige um alto grau de habilidade interpessoal, domínio de vários idiomas, planejamento, visão estratégica e gerenciamento de crises.
A habilidade interpessoal é certamente uma das mais importantes, especialmente para os profissionais da área de negócios ou comercial. Fazer negócios e estabelecer acordos comerciais são basicamente "contratos de casamento" entre duas partes. Trocando em miúdos, este ramo de atividades exige um grau elevado de habilidade interpessoal.
O domínio de vários idiomas permite que o profissional atinja um número maior de clientes. E neste caso é necessário focar em idiomas falados em vários países ou por um grande número de pessoas, como inglês, espanhol, francês, árabe e mandarim.
O planejamento e visão estratégica são duas faces de uma mesma moeda, e ambas são decisivas, não apenas no universo dos negócios mas do turismo também, pois sem um bom planejamento que seja ao mesmo estratégico, uma empresa não conseguirá conquistar mercado e se firmar nele, ja que negócios e turismo são campos de atuação altamente competitivos.
Quanto ao gerenciamento de crises, ele figura aqui dentre as habilidades específicas do campo dos negócios e turismo, porque estas são áreas de grande volatilidade e, portanto, os profissionais devem estar preparados para as crises no mercado e como lidar com elas.
Fonte: noticias.universia.com.br
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