Pular para o conteúdo principal

Saiba qual a diferença entre curso EAD e presencial

Cada modelo de curso possui suas características. Conheça as diferenças e descubra qual é o melhor para você

Você sempre teve o sonho de terminar um curso do ensino superior e receber um diploma, mas está sem tempo na agenda? Quer realizar uma segunda graduação ou mestrado para conquistar aquela promoção, mas não consegue encaixar nada na programação? Ou se identifica com aqueles estudantes que precisam estar em uma sala de aula para aprenderem melhor? Calma, existem opções que podem ser uma solução para esses casos.

Cursos que podem ser feitos a distância têm ganhado relevância e espaço no cenário educacional brasileiro. Seus benefícios são notáveis, como a possibilidade de flexibilizar os horários e dispensar a necessidade de viagens/mudanças. No entanto, alguns estudantes não se adaptam à rotina dos cursos EAD e preferem o ensino tradicional, com aulas presenciais.

Você sabe quais são as diferenças entre as modalidades EAD e presencial? Vamos conhecê-las.

Ensino a distância

No ensino a distância, a grande maioria das atividades do aluno são desenvolvidas no ambiente virtual respectivo do seu curso – também chamado pela sigla AVA, ambiente virtual de aprendizagem. Essa é a interface que reúne os conteúdos relevantes para o estudante, material para disciplinas e avaliações, bem como canais para consultas e solicitações.

Na modalidade EAD, o contato pessoal entre estudantes e professores é reduzido e a maior parte dos atendimentos é realizado a distância. No entanto, os encontros presenciais (como avaliações e aulas específicas ou reuniões de orientação) em polos locais das instituições continuam existindo, em maior ou menor frequência – trimestral ou semestral, por exemplo.

A modalidade EAD requer bastante disciplina por parte do aluno, visto que as idas aos polos são menores e a programação e organização ficam por conta do estudante. 

Presencial

Cursos do tipo presencial seguem o formato clássico das aulas. O aluno deve frequentar a instituição de ensino para aprender os conteúdos e uma frequência mínima é exigida para a aprovação.

A convivência no ambiente acadêmico é o principal benefício dessa modalidade, que permite um contato mais próximo entre os alunos e também entre estudantes e professores.

Seja qual for o seu caso e perfil, procure sempre ter a garantia de que a instituição tem seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. Seria um problemão ganhar um diploma sem valor, correto? 

Estudar na Estácio

Na Estácio, o aluno encontra todas as modalidades de ensino disponíveis e pode escolher a que melhor atende suas necessidades. 

No EAD, a Estácio é a universidade particular com nota máxima no MEC e oferece o mesmo diploma que o curso presencial, com mais de 700 polos em todo o país. Na modalidade presencial, a Estácio oferece mais de 90 cursos em mais de 90 unidades e o aluno pode aproveitar uma maior convivência no mundo universitário, com uma pequena carga horária online de até 20%. Saiba mais em portal.estacio.br/graduacoes.aspx.



Fonte: noticias.universia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...