Pular para o conteúdo principal

Pandemia e previdência privada: a rentabilidade caiu, e agora?

Pandemia e previdência privada: rentabilidade caiu - senhora sentada na janela

Como a grave situação de saúde vivida com a pandemia influencia sua aposentadoria e o que você deve fazer a esse respeito? Planos de previdência privada devem ser alterados? Como lidar com a volatilidade e as perspectivas daqui pra frente?

Acredito que em 22 anos de trabalho eu nunca tenha recebido tantas ligações e questionamentos a respeito de Previdência Privada como ocorreu nesses últimos dias. Vamos então falar um pouco sobre como esse cenário afeta os planos de previdência privada e o planejamento de aposentadoria.

Decidi escrever um material mais completo sobre aposentadoria, previdência privada e a tomada de decisões neste momento de pandemia para ajudar você a navegar com mais confiança por estas águas agitadas.

Nesta primeira parte do conteúdo, abordarei como a sua mudança de atitude em relação ao problema pode ser mais importante que decisões tomadas no calor do momento. Depois, em outro artigo, falarei dos momentos em que devemos mexer nos planos de previdência privada e como isso deve ser feito.

Já leu esse livro? “Quebre a Caixa, Fure a Bolha” (clique)

Previdência privada flexível

A recente crise do mercado de ações pode, infelizmente, alterar seus planos de aposentadoria. Se você deseja se aposentar nos próximos anos, talvez seja necessário repensar isso e dar ao mercado tempo extra para se recuperar.

É muito cedo para saber quando essa recuperação pode ocorrer ou como ela será, portanto, a chave é ser o mais flexível possível.

Em vez de se fixar nas coisas das quais você está desistindo (se aposentar quando quiser), concentre-se nas oportunidades que você pode ter frente ao que aconteceu no mês de março de 2020, que certamente marcou todo o cenário financeiro mundial.

Poupe mais ainda na previdência privada

A recente crise nos ensinou muitas coisas, e uma delas é a importância de se ter reservas de caixa o tempo todo. Antes de mais nada, se você estiver se aproximando da aposentadoria, deve ter uma reserva de emergência para poder enfrentar crises ao longo dos anos da terceira idade.

Além disso, é importante ter reservas para despesas ou cenários não planejados, sejam reparos domésticos ou efeitos de uma crise global de saúde.

Além de manter parte de suas economias de aposentadoria, é importantíssimo que você tenha reserva para pelo menos seis meses de despesas essenciais e considere essa reserva apenas como emergencial. Aliás, isso é algo que vale a pena fazer em qualquer idade – não apenas como um meio de planejar a aposentadoria.

O mercado de ações e renda variável como um todo pode parecer estar em péssimas condições no momento, mas lembre-se que este não é o primeiro problema que ele enfrenta – e nem o COVID-19 é a primeira crise de saúde que o afetou.

O mercado tem uma forte história de recuperação de desacelerações e de deixar os investidores que possuem planos de previdência privada preocupados quando ocorrem cenários assim.

Portanto, não fique verificando seu saldo de PGBL, VGBL e etc. a todo instante, como um “louco”. Não resolve. Em vez disso, mantenha o foco em continuar seu trabalho, afinal só assim você será capaz de mantê-lo.

Sei que não é fácil, ainda mais com as facilidades de acesso via internet que as seguradoras e gestoras de investimentos disponibilizam, mas é melhor não ficar olhando a todo instante. Acredite!

A boa notícia é que agora é um bom momento para investir no barato, por isso, se você mantiver suas contribuições regulares para o plano de aposentadoria, há uma boa chance de que os fundos se recuperem.

Leia também: Kit de sobrevivência financeira na Pandemia: Podcast e planilha gratuita

Não aja por impulso

Por mais tentador que possa ser, desfazer sua posição em fundos de renda variável ou em ações em um momento como esse não é uma boa ideia.

Você só realiza perdas quando vende ou altera investimentos enquanto eles estão em baixa, portanto, embora possa ser estressante ver esses números mais baixos em seu portfólio, não entre em pânico ou tome decisões precipitadas.

Hoje há muita incerteza no mundo de investimentos e, quando você está tentando mapear sua aposentadoria, isso pode criar uma situação muito estressante.

A melhor coisa que você pode fazer, portanto, é manter a calma, ajustar seus planos de previdência privada conforme necessário e acreditar que esse período também passará. E quando isso acontecer, você estará em uma posição forte para se aposentar.

A pressão dos colegas pode ter incitado você a usar jeans nos anos 80 ou a beber cerveja, mesmo quando não gostava. Mas não deixe que a pressão dos colegas afete seu portfólio de aposentadoria.

Se parece que todo mundo está fazendo movimentos nos seus planos, isso não significa que você precise fazer o mesmo.

Muitas gestoras relatam que as negociações subiram em seus planos de aposentadoria no final de fevereiro. A última semana do mês realmente mostrou mais atividade de negociação do que todo o quarto trimestre de 2019.

Aparentemente, muitos poupadores estão realizando operações de aportes (depósitos) em resposta à volatilidade do mercado alimentada pelo cenário criado com o coronavírus.

Clique e aprenda a fazer sua reserva de emergência

Lembre-se da regra mais antiga de investimento em compra e manutenção: não tome decisões comerciais com base nas condições do mercado. Os planos PGBL e VGBL destinam-se a apoiar suas metas financeiras de longo prazo.

Foto: Pexels.

------ Este artigo foi escrito por Abraão Rodrigues. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama



Fonte: Dinheirama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a