O que é uma marca pessoal e por que começar agora a criar a sua
A marca pessoal pode ser definida como a imagem profissional. Ela lembra que você é o seu principal produto; você é mais importante em uma entrevista de trabalho do que o seu próprio currículo. A sua marca pessoal é a sua essência: o que você tem de único. Para torná-la relevante, portanto, é preciso identificar o que há em você que o(a) diferencia dos demais e que valor você oferece.
Ao cuidar da sua marca pessoal, você beneficia a sua valorização e promoção. A sua marca, ou personal branding, também ajuda a aumentar a sua visibilidade, especialmente no contexto digital, em que muitos recrutadores procuram os candidatos através do Google.
Qual é a informação que aparece sobre você nesse buscador? Esta informação está diretamente vinculada à sua marca pessoal. A forma como você está disponível em ferramentas de busca on-line pode ser responsável por propostas de emprego e de colaboração ou pela perda de oportunidades.
Se você já se formou e está à procura de um emprego, a criação da sua marca pessoal é essencial, mas mesmo que ainda esteja na faculdade, o ideal é começar desde já a cuidar do seu personal branding.
Universitário, comece a trabalhar em sua marca pessoal desde já!
Como estudante universitário, você tem uma série de coisas com as quais se preocupar. É preciso manter-se em dia com o conteúdo, entregar as tarefas no prazo e encontrar tempo para outros projetos e para a vida pessoal. Por isso, é compreensível que sua marca pessoal seja a última das suas preocupações.
Entretanto, encontrar um tempo para trabalhar no seu branding enquanto você ainda está na faculdade pode mudar os rumos da sua carreira. Confira três boas razões para se interessar pela sua marca pessoal ainda na universidade.
1. Rede de contatos
Durante os anos em que estiver na universidade você será apresentado(a) a diversas pessoas, muitas delas com potencial para integrar sua rede de contatos profissionais futuramente. Em um primeiro momento, você não perceberá que está expandindo seu network, mas quando se der conta disso, vai entender como é importante ter a sua marca pessoal.
Invista em uma imagem profissional e estenda esse comportamento para o mundo on-line. Independentemente de se tratar de colegas de classe, professores ou alunos de outros cursos, apresentar uma imagem confiável pode abrir muitas portas para você no futuro.
2. Atividades extra
O que você faz fora das salas de aula também é importante para a sua imagem dentro da universidade. Seja participando de organizações profissionais, esportes ou voluntariado, procure se envolver em atividades que saiam da grade do seu curso. Participar de atividades não relacionadas à sua área de atuação vai fazer com que você seja conhecido(a) por outros talentos além daqueles exigidos pela sua profissão, o que aumenta a sua credibilidade e potencializa a sua marca pessoal.
3. Habilidades
Na universidade, é importante desenvolver diversas habilidades pessoais e profissionais que sejam relevantes para você e a sua profissão. Ter em mente a sua marca pessoal é importante na hora de investir nas habilidades mais importantes para os seus objetivos. Para fortalecer a sua marca, também é útil demonstrar já na faculdade as habilidades que você possui.
Os 4 primeiros passos para criar sua marca pessoal
Antes das nossas dicas para elaborar a sua marca pessoal da melhor forma possível, veja os primeiros passos necessários para iniciar esse processo.
1. Defina-se
O primeiro passo é de autoconhecimento e autodefinição, a partir das seguintes perguntas:
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Quais são as suas experiências, habilidades e valores únicos?
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O que faz de você alguém diferente?
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Quais são seus pontos fortes e fracos?
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Que tipo de problemas você gosta de resolver?
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Qual é o seu processo para resolvê-los?
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O que você quer fazer com as suas características?
Depois disso, determine o seu apelo emocional. Comece avaliando, de maneira ampla, a sua personalidade e como ela afeta as experiências que as pessoas têm com você. Você é extremamente organizado(a)? As pessoas gostam de trabalhar com você devido ao seu senso de humor? Faça uma lista que descreva as principais características da sua personalidade. Essas palavras são conhecidas como modificadores emocionais.
Considere questões como “o que eu faço as pessoas sentirem?”, “que benefícios as pessoas têm ao trabalhar comigo?” e “que palavras as pessoas usam para me descrever?”.
2. Delimite o seu trabalho e seu público
Defina o que você faz e quem está tentando alcançar. Neste passo, você deve identificar um modificador descritivo que deixe claro os modificadores emocionais determinados anteriormente. Procure definir o que é e para quem é a sua marca. Baseie-se na sua área de atuação para determinar a sua descrição, juntamente com um adjetivo que descreva a sua melhor qualidade.
Leve em conta as questões “em que campo da indústria eu estou inserido?”, “que palavras eu usaria para descrever o meu trabalho?” e “quem é o meu alvo?”.
3. Determine as suas funções
Escreva em um papel exatamente o que você faz ou pretende fazer. Isso vai se relacionar diretamente com a sua carreira: escrever, planejar gastos, desenhar gráficos. Pense também nas características da sua personalidade e identifique se você é um gestor, um organizador ou um criador. Reflita se você é um conector de pessoas.
Procure considerar as questões “que serviços eu ofereço (ou posso oferecer) para as pessoas?” e “qual desses serviços me coloca à frente do resto das pessoas?”.
4. Defina o seu mantra pessoal
Por fim, olhe para todos os pontos que você reuniu nos passos anteriores e veja como eles podem ser combinados em uma frase curta. O ideal são cinco palavras que descrevam tudo. O seu mantra pessoal comunica claramente quem você é; por isso, ele deve ser simples, memorável e inspirador para você. Estabeleça sua mensagem: o que você está tentando mostrar? Como você quer que os outros se lembrem de você?
Depois destes primeiros passos, veja como transformar ou criar sua marca pessoal de forma adequada e eficiente.
Saiba como transformar a sua marca pessoal
Assim como a reputação das empresas, a de um profissional é construída ao longo de anos de carreira, e diz muito sobre o perfil de cada um. A sua marca pessoal pode ser alterada de acordo com as necessidades, especialmente no caso de um perfil considerado muito rígido, por exemplo. Se você não está começando agora o seu percurso profissional, nem o desenvolvimento de uma reputação profissional, mas quer renovar a sua imagem, siga as dicas abaixo.
Analise sua conduta
O primeiro passo para a mudança é ter uma ideia realista de como você trata as outras pessoas do seu ramo profissional e comparar a situação atual com o cenário esperado após a mudança. Na hora de fazer o balanço, é importante colocar como meta a imagem que você deseja passar e, ao mesmo tempo, fazer um exercício de empatia, com a pergunta “como outras pessoas me veem?”.
Identifique os pontos de mudança
Saber em quais pontos você deve focar é essencial. Nesse momento, é importante saber quais atributos a empresa e o cargo que você ocupa necessitam, para que você possa se adaptar. A partir disso, descubra maneiras através das quais você pode implementar a mudança.
Conte com a ajuda de colegas
Para saber se as outras pessoas estão sentindo a sua mudança, peça o apoio de um colega. Por exemplo, se você costuma falar alto, tente controlar o volume de sua voz e converse com uma pessoa próxima para saber se seus esforços têm dado resultado.
Desenvolva sua inteligência emocional
Para ter noção de como você está sendo visto(a) pelas outras pessoas, é necessário aguçar a sua percepção. Para isso, é importante prestar atenção ao que as pessoas dizem e pensar em como elas poderiam se sentir com as suas ações, além de trabalhar para ter uma comunicação efetiva.
Como criar uma marca pessoal da forma correta
Pronto(a) para começar a criar a sua marca pessoal? Descubra como fazer isso e conheça as dicas mais importantes para que esse processo seja bem-feito.
1. Crie os elementos básicos da sua marca pessoal
- Logotipo
Quais serão as fontes, cores e formas que representarão a identidade do seu nome/marca? Procure criar uma identidade que represente o que você faz de melhor e insira essa informação visual nos seus cartões de visita, currículo, portfólio e qualquer outro documento profissional.
- Slogan
Use o seu mantra pessoal para criar um slogan. Pense em si mesmo(a) com uma empresa, que tem algo a oferecer além do nome. O que você pode oferecer aos empregadores? E de que modo você pode transformar essa informação em um slogan? Talvez isso soe exagerado, mas se você pensar na quantidade de marcas que são reconhecidas pelas frases que usam antes ou depois do nome, vai entender que faz sentido ser reconhecido(a) por aquilo que faz de melhor.
- Kit de marca
Crie cartões de visita personalizados, utilize seu logo e slogan em seu currículo, crie um site ou blog e mantenha as suas redes sociais atualizadas. Adiante, vamos falar sobre essas ferramentas com mais detalhes.
2. Saiba aonde você quer chegar
Se você deseja ser um(a) profissional reconhecido(a), é importante que saiba o motivo pelo qual deseja ser reconhecido(a). Por isso, tenha uma meta clara: escreva em uma folha de papel qual é o seu objetivo principal e quais são os meios para chegar até ele. Dessa forma, você não se sentirá “perdido(a)” em sua vida profissional e saberá como lidar com adversidades no meio do percurso.
3. Acredite no seu valor
Se você não acredita no seu valor como profissional, como espera se promover como alguém capaz e confiante? Pare de se depreciar e confie mais nas suas habilidades. Só dessa maneira você passará uma imagem confiante e conseguirá atrair mais oportunidades.
4. Publique em revistas especializadas do seu setor
Ser lido(a), conhecido(a) e reconhecido(a) pelo que você tem a dizer sobre a sua área é importante para fortalecer a sua marca pessoal.
5. Vá a eventos de networking com objetivos em mente
Mesmo que esse tipo de evento possa ser extremamente entediante, é lá que você vai conhecer pessoas capazes de impulsionar sua carreira. Contudo, para ser bem-sucedido(a) nesses eventos, é necessário ter seus objetivos em mente. Pense no que você quer para a sua carreira e identifique no evento as pessoas capazes de levar você até os seus objetivos. Estabeleça contato primeiro com elas.
6. Crie cartões de visita
Entregue às pessoas relevantes para os seus objetivos os seus cartões de visita, que devem ter a identidade visual que você definiu para a sua marca pessoal, assim como suas informações de contato.
7. Seja ativo(a)
Evite ficar na zona de conforto. A partir do momento que você não recebe mais desafios e se sente confortável em todas as situações, é hora de mudar de cenário e buscar novas oportunidades, nem que seja em outra empresa.
8. Compartilhe seu conhecimento
Quando você vir que algum colega de trabalho está com problemas para fazer uma tarefa na qual você apresenta facilidade, tome a iniciativa de ajudá-lo. Compartilhar o seu conhecimento não é só uma atitude boa para a sua imagem profissional, é também um ato de gentileza.
9. Aproveite as oportunidades
Aproveite todas as oportunidades que surgirem para desenvolver as suas habilidades profissionais e melhorar a sua carreira. Para que isso seja possível, é importante que você perceba essas oportunidades e tenha a mente aberta durante a experiência.
10. Valorize os outros
Embora você deva manter o foco na sua carreira, alcançar o sucesso e desenvolver uma marca pessoal é muito mais do que pensar apenas em si mesmo(a). Você chegará muito mais longe se puder contar com a ajuda de outros profissionais, e para que eles estejam dispostos a fazer algo por você, é fundamental reconhecer o valor de cada um. Lembre-se sempre de elogiar ou destacar um comportamento positivo e coloque-se à disposição para fazer algo por esses contatos.
11. Saiba a hora certa de parar
Não fique em cima das pessoas, nem reforçando a sua marca pessoal o tempo todo. Em alguns momentos, é necessário sair de cena para que as pessoas se lembrem de você. Essa é uma tarefa muito difícil, mas pode representar benefícios para a sua carreira. O segredo, nesse caso, é encontrar a medida certa. Não desapareça completamente, para que as pessoas não se esqueçam de você, mas dê espaço aos seus contatos.
12. Invista na criação da sua marca on-line
A Internet é fundamental para a criação e consolidação da sua marca pessoal. Portanto, separamos algumas dicas especiais para o mundo digital. Confira-as a seguir.
Como criar uma marca pessoal on-line
Chegou a hora de usar a Internet a favor da sua marca pessoal. Veja as melhores formas de fazer isso.
1. Siga sempre estes 9 conselhos para prezar pela sua marca pessoal
1. Tenha claro quais são os seus objetivos.
2. Seja honesto(a): não distorça informações referentes à sua formação ou experiência profissional.
3. Mantenha o seu site e redes sociais atualizados.
4. Cuide da qualidade e do conteúdo das imagens.
5. Releia o que foi escrito antes de publicar e revise a ortografia.
6. Escreva sobre o que você sabe. Especialistas em todos os assuntos podem ler o seu texto.
7. Emita a sua própria opinião e respeite todos os pontos de vista.
8. Responda a todas as mensagens. Você nunca sabe quem está por trás delas.
9. Transmita claramente o valor que você oferece.
2. Cuide das suas redes sociais
Faça um bom uso dos seus perfis em redes sociais, transformando esses espaços em uma vitrine dos seus interesses profissionais. Cada vez mais empresas consultam as publicações no Instagram ou no Facebook de um candidato para descobrir informações sobre o seu estilo de vida e comportamento. É essencial construir uma boa reputação on-line, de preferência desde a faculdade. Veja dicas de como construir sua marca pessoal nas redes sociais:
- Comece pela foto do perfil
A sua foto do perfil mostra você com um copo de bebida alcoólica na mão? Esse é um dos primeiros fatores que afastam recrutadores da sua página. Por mais que você tenha todo o direito de se divertir com os seus amigos, nem sempre é uma boa ideia deixar isso explícito nas redes sociais.
- Use a mesma foto em todas as redes
Se a sua foto no perfil do Twitter, Facebook e LinkedIn for a mesma, você será facilmente reconhecido(a), criando coerência e fortalecendo a sua marca pessoal.
- Faça uma descrição objetiva sobre você
Algumas redes sociais, como o Twitter e o Instagram, permitem que você escreva uma pequena descrição de quem você é. Se estiver procurando por empregadores, é interessante que este espaço seja usado de maneira consciente. Para isso, selecione palavras que você considera pertinentes para seu perfil enquanto profissional.
- Escolha um bom nome de usuário
Para que você seja encontrado facilmente na Web, é interessante adotar um nome de usuário que não seja muito comum, de forma que, se você perceber que já existem muitas pessoas usando este nome, seja criativo e tente se mostrar único. Claro, isso não quer dizer que você deva ter um usuário excêntrico só para chamar atenção. A intenção com essa atitude é se destacar, então associe seu usuário à sua atividade profissional, por exemplo.
- Use o mesmo usuário em várias plataformas
Mais uma vez, mantenha a coerência e facilite o seu reconhecimento usando o mesmo nome de usuário em diferentes plataformas – se isso for possível, claro.
- Poste conteúdos sobre a sua área
Postar artigos de profissionais renomados na sua área ou novidades do mercado vai dar aos seus perfis um ar mais profissional. É uma ótima forma de dizer “estou interessado(a) em trabalhar nesta área”.
- Mostre interesse por atividades culturais
Dê destaque a atividades culturais em suas redes sociais. Fale dos filmes aos quais assistiu ou das suas leituras. As suas atividades de lazer também falam muito sobre você.
- Seja a melhor versão de si mesmo(a)
Exiba em suas redes sociais apenas o que há de melhor em você. Isso também vale para as suas falas. Você pode expressar as suas opiniões, mas lembre-se sempre de ser respeitoso(a). Não faça comentários ou piadas preconceituosos, nem incentive o uso de violência ou de atitudes ilegais, por exemplo. Pense bem antes de contribuir com a sua opinião no LinkedIn, fique atento(a) às fotos em que marcaram você no Facebook e evite brincadeiras polêmicas no Twitter.
- Invista na qualidade mais do que na quantidade no LinkedIn
Não basta estar no LinkedIn. O importante é que você faça um uso profissional desta rede. Para isso, a sugestão é que você não se deixe levar simplesmente pela ambição de ter um número grande de contatos, nem de postar ou compartilhar um monte de conteúdo. Priorize a qualidade.
3. Crie o seu próprio site ou blog
Se você ainda não tem um site ou blog, considere criar um. Para que esse espaço on-line beneficie de fato a sua marca pessoal, é muito importante que a sua temática esteja diretamente relacionada ao seu perfil profissional.
No site, você pode fazer a sua apresentação profissional, publicar conteúdos de valor como especialista e criar vínculos com os seus leitores, ao responder aos seus comentários. Além disso, o site obrigará você a se manter em constante aprendizado, para poder renovar os seus conhecimentos e ideias.
Lembre-se: cuide não só do conteúdo, mas também do formato. Aposte em um design “limpo” e harmonioso e use fotografias de qualidade, que possam acrescentar informações complementares ao texto.
Ferramentas on-line para ajudar na sua marca pessoal
Como criar uma marca pessoal na Internet da forma mais fácil possível? A resposta é simples: aproveite as facilidades que a própria Internet oferece. Há uma série de ferramentas digitais que vão ajudar você nesse processo. Confira cinco delas:
1. Buffer
Quer gerenciar diferentes contas de redes sociais com um só aplicativo? O Buffer permite que você faça isso de forma fácil e rápida. Com ele, você pode, por exemplo, agendar postagens em diversas mídias sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.
2. Infogr.am
O Infogr.am permite que você use uma série de recursos, como gráficos interativos, vídeos e textos, para montar seus próprios infográficos. Depois de concluídos, você pode utilizá-los onde quiser, ou mesmo compartilhá-los em suas redes sociais.
3. Logo Maker
Com a ferramenta on-line Logo Maker, você pode criar o seu logotipo em poucos minutos, a partir de uma grande quantidade de opções de fontes, ícones e modelos pré-definidos.
4. Desygner
Quer criar postagens e stories bem diagramados e atraentes no formato correto para cada rede social? O aplicativo Desygner permite que você faça isso a partir de modelos prontos e diversos recursos de design, todos fáceis de usar. Além disso, você pode usar esta ferramenta para criar seu currículo e cartão de visita.
5. Easel.ly
O Easel.ly permite que você crie seus próprios infográficos ou mesmo que escolha modelos pré-definidos e os edite da maneira que quiser. Dessa maneira, você pode publicar conteúdos interessantes e chamativos no seu site e em várias redes sociais.
Fonte: noticias.universia.com.br
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