Para viver em paz e contar com seu dinheiro como um aliado, você precisa exercer sua liberdade com responsabilidade.
A palavra responsabilidade é autoexplicativa e bastante óbvia, você e todos os demais leitores sabem o que ela significa e como deve ser encarada. Mas será que você sabe o que significa exercer sua liberdade com responsabilidade?
O foco aqui é como a liberdade com responsabilidade e capaz de mudar nossa relação com o dinheiro ou, pelo menos, aumentar nossa sensibilidade para a importância da educação financeira.
Exercer a liberdade com responsabilidade é compreender que nosso dia a dia é repleto de escolhas, mas também das consequências delas. Não se pode escolher livremente e “terceirizar” a consequência. Escolher requer responsabilidade.
Sair da poupança, uma escolha: abra conta grátis na Grão e ganhe mais (clique aqui)
Liberdade com responsabilidade: você sempre tem escolha
Não realizar nenhum controle financeiro é uma escolha; gastar mais do que ganha também; guardar dinheiro (ou não) também é uma decisão pessoal. A escolha sempre existe, ainda que a situação não seja completamente favorável.
O pensamento dominante de que a situação financeira desfavorável não é compatível com a escolha de começar a cuidar melhor do próprio dinheiro é muito mais uma manobra defensiva que obra da razão.
Começar com pouco dinheiro (ou tendo muitas dívidas) com certeza é mais desafiador, mas parte da jornada de liberdade com responsabilidade pressupõe assumir que a situação financeira complicada do presente também é fruto de decisões passadas (ou da falta delas).
Você não consegue voltar atrás e mudar o que já fez, mas pode encarar as consequências com mais seriedade e escolher fazer alguma coisa diante delas. Hoje. Agora. Agir com responsabilidade envolve avaliar melhor o impacto financeiro real de suas escolhas.
A compra do carro, por exemplo: muitas pessoas não sabem como escolher o carro ideal para o seu bolso, nem tampouco calcular o impacto real dele no bolso ao longo dos anos. Participei de um projeto que desvenda os segredos da negociação de carros que podem ajudar você a economizar de R$ 3 mil a R$ 30 mil em três. Clique e conheça o Código dos Carros.
Liberdade com responsabilidade: dinheiro deve ser escolha
O dinheiro, a esta altura, já deve estar aparecendo em na sua cabeça como um assunto que requer mais atenção e cuidado, certo? Mais escolhas conscientes; decisões coerentes com a sua realidade atual. Bingo! Agir assim é saber desfrutar da liberdade com responsabilidade.
Se você decide comprar algo hoje que não estava no planejamento, vai mexer com a sua capacidade futura de pagamento, além de atrasar outros objetivos que talvez já tivesse em mente. O convite é para pensar mais antes de comprar.
A ideia não é deixar de gastar para se transformar um pão duro, mas questionar se não há um exagero no orçamento, e quais são essas categorias que podem ter seus gastos reduzidos. Assumir o controle da vida financeira deve ser uma escolha cotidiana e não apenas um sonho distante.
Guarde dinheiro agora: abra sua conta gratuita na Grão (clique aqui)
Liberdade com responsabilidade: errar faz parte, mas você deve aprender
O que desanima, muitas vezes, é pensar que fizemos tanta coisa errada até aqui que parece não haver saída para melhorar daqui em diante. Existe. Tudo começa com o reconhecimento de que liberdade com responsabilidade não significa viver sem errar – até porque isso não existe.
O mais importante é como você vai reagir e agir daqui pra frente, se vai pensar melhor antes de tomar uma decisão e escolher um novo estilo de vida. Errar faz parte. Frustrações também. Você nem sempre escolhe ficar livre disso, mas decide se quer ou não aprender com tais situações.
O aprendizado prático é o mais importante quando o assunto é dinheiro. Para entender o papel que ele exerce, você precisa avaliar sua realidade financeira atual de forma sincera: o que você tem e como você vê a educação financeira condizem com os objetivos de vida que você tem? Pense bastante nesta pergunta.
Para exercer plenamente nossa liberdade, é fundamental aprender que o dinheiro é uma ferramenta, não uma meta. Em muitas ocasiões, aprendemos isso sofrendo reveses ou através de situações financeiramente complicadas. Tudo bem, desde que a lição não escape.
No fundo, o aspecto mais relevante da jornada é quanto aprendemos com ela, não necessariamente quando ou se juntamos ou não mais que outra pessoa em termos materiais.
Conclusão
A vida não está exatamente como você gostaria, certo? Eu entendo e tenho minhas próprias frustrações. A boa notícia é que somos livres para fazer alguma coisa a esse respeito. Talvez não em relação à realidade em si, que não muda rapidamente, mas em termos práticos.
Podemos executar pequenas ações, como começar um controle financeiro, guardar um pouquinho de dinheiro, comprar mais à vista (e não parcelado e no crédito) e por aí vai. Faz sentido?
O sentimento de realização pessoal precisa estar intimamente ligado à nossa capacidade de lidar com a realidade financeira de maneira honesta, sem confundir sonhos com ilusões. Alcançar um sonho pressupõe liberdade com responsabilidade; ilusão é sinônimo de desespero. Isso muda tudo no dia a dia.
Foto: Pexels.
------ Este artigo foi escrito por Conrado Navarro. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama
Fonte: Dinheirama
Comentários
Postar um comentário