Pular para o conteúdo principal

5 atividades de integração para colaboradores que você precisa testar

*Por Gabriel Leite

Chegou o dia de falarmos sobre um assunto que os profissionais de RH conhecem bem, mas que nem todos colocam em prática com frequência: a realização de atividades de integração. 

A integração de novos talentos é importante para facilitar a compreensão de processos, gerar engajamento e aumentar a produtividade, certo? Esse é o objetivo principal por trás do onboarding, nome que se dá ao processo de familiarização e integração de um novo funcionário com a organização.

Acontece que fazer com que os colaboradores se sintam parte da companhia e estejam em sinergia com os demais membros da equipe, é um trabalho constante. 

Visto que um time é composto por diferentes tipos de pessoas, que possuem personalidades e habilidades diferentes, os gestores geralmente se perguntam: 

  • Como ter certeza de que minha equipe vai trabalhar junta de forma eficaz? 
  • E como criar a combinação certa de habilidades e personalidades para dar vida aos projetos do time e da equipe? 

Se perguntar sobre essas questões é um ótimo começo para engajar seu time. E é principalmente nesse contexto que as atividades de integração entram em jogo como um forte aliado da gestão de pessoas. Como consequência, ter uma equipe engajada pode ser o fator decisivo entre o sucesso ou fracasso de uma organização.

A importância das atividades de integração

Como o próprio nome sugere, atividades de integração têm como propósito garantir a aproximação entre os integrantes de um time, possibilitando que criem um vínculo de confiança, amizade e conexão pessoal.

Elas podem ser aplicadas em diferentes momentos da jornada do colaborador, a fim de atingir objetivos diversos, como introduzir um novo membro ao time ou até mesmo melhorar a comunicação entre todos e, consequentemente, o clima organizacional. Seja qual for a situação, as atividades de integração trazem muitos benefícios para as empresas, como:

  •  aumento do engajamento e motivação;
  • criação de um ambiente de trabalho mais feliz;
  • estímulo à colaboração;
  • construção de times de alto desempenho.

Vale lembrar que funcionários que são constantemente estimulados tendem a permanecerem em seus trabalhos. Os resultados obtidos por uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em 2016, ilustram bem essa informação.

O estudo constatou um índice de 24% de rotatividade voluntária nas empresas brasileiras. Enquanto, entre “As 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil” em 2019, a taxa é de 7%.

Além disso, um levantamento feito pela Universidade da Califórnia identificou que trabalhadores mais felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação com outros.

Atividades de integração para colocar em prática

Agora que já falamos sobre algumas das vantagens das atividades de integração, chegou o momento de apresentar algumas dinâmicas que podem ajudar você e a sua empresa a atingir esses objetivos. Se liga na lista que preparamos!  

1. Dinâmica dos objetos

Se você quer fortalecer os vínculos entre os membros de um time, estimulando a confiança entre eles, a dinâmica dos objetivos é uma boa escolha!  Peça para que os colaboradores levem um objeto pessoal, que tenha valor emocional, para a empresa. Todos os objetos devem ser colocados em uma caixa, sem que seja possível identificar os donos, e distribuídos entre o grupo, de forma aleatória.

A partir de então, os colaboradores terão um tempo para cuidarem dos objetivos recebidos e tentarem descobrir a quem o item pertence. Na hora agendada para o encerramento da atividade, os participantes devem dizer o nome do colaborador a quem eles acham que o objetivo pertence e contar como chegaram a essa conclusão.

Ao final, quando todos os nomes forem revelados, peça para que os integrantes compartilhem a história por trás do objeto escolhido.

Essa dinâmica ainda pode ser adaptada para o home office. Peça para os colaboradores enviarem uma foto do objeto e, depois, as distribua entre os participantes. Na hora da revelação, marque uma reunião virtual para que o pessoal possa tentar adivinhar e contar suas histórias.

2. Quebra-cabeça trocado

Você sabia que o quebra-cabeça pode ser utilizado para estimular o trabalho em equipe, a capacidade de comunicação e o senso de liderança? Bom, a atividade do quebra-cabeça trocado é a prova disso.

Para colocá-la em prática, você vai precisar dividir os participantes em dois pequenos grupos, com tamanhos iguais. Cada grupo vai receber um quebra-cabeça diferente, porém, com o mesmo nível de dificuldade.

O segredo dessa dinâmica é que, antecipadamente, o moderador deve misturar algumas peças do quebra-cabeça do grupo 1 com o quebra-cabeça do grupo 2, e vice-versa, sem que os participantes saibam.

A ideia é que ao longo da execução, as equipes se dêem conta do que aconteceu e entrem em um consenso para recuperar as peças faltantes.

3. Resolução de problemas

A capacidade de solucionar problemas é uma habilidade muito desejada pelas empresas, que pode, inclusive, ser trabalhada em atividades de integração. Uma forma de fazer isso é dividindo os colaboradores em pequenos grupos e apresentando um problema real para cada um deles resolver.

A ideia é que as equipes tenham um tempo para conversarem sobre o caso e buscarem soluções reais para apresentar ao final da dinâmica. Além de incentivar a resolução de problemas, esse também é um ótimo jeito de promover o trabalho em equipe e a escuta ativa.

4. Dinâmica do elogio

A proposta da dinâmica do elogio é incentivar que os colaboradores reconheçam as qualidades dos seus pares. Para colocá-la em prática, basta entregar uma folha de sulfite e caneta para cada colaborador, que deverá escrever o próprio nome no topo do papel.

Na sequência, cada folha terá que passar por todos os participantes, que devem escrever ao menos uma qualidade sobre a “dona” do papel que estiver em suas mãos.

5. Círculos

Essa atividade é indicada, principalmente, para grandes empresas, que precisam realizar um projeto envolvendo integrantes de diferentes áreas, que ainda não se conhecem. A dica é organizar os colaboradores em dois círculos, com a mesma quantidade de pessoas cada, e pedir para que um grupo se posicione dentro do outro.

Coloque uma música para tocar e peça para que cada círculo gire para um lado. Quando a música parar, cada pessoa deve se apresentar para quem estiver à sua frente.

A dinâmica pode ser repetida várias vezes, até que um bom número de pessoas tenha tido a oportunidade de se conhecer. 

E aí, o que acha de colocar alguma das propostas listadas em prática? Vale lembrar que realizar atividades de integração é apenas uma das estratégias utilizadas para construir equipes mais engajadas.

* Professor e publicitário por formação, Gabriel Leite é cofundador e CMO da Feedz



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/integracao-para-colaboradores/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...