Pular para o conteúdo principal

As características do verdadeiro líder

* Por Sergio Roque

O líder real é raro. Não precisamos provar, porém vamos pensar a respeito. Tomemos e analisemos algumas hipóteses.

Da natureza do líder:

Ser líder é estar pré-disposto a sacríficos pessoais.
Ser líder é ter poder sobre um grupo pela autoridade que este grupo lhe confere.

Da natureza do homem:

O poder sempre corrompe o homem de alguma forma.
O homem procura sempre diminuir seu esforço e sofrimento.

Se estas hipóteses são verdadeiras, logo:

Todo líder é um homem em conflito com a sua natureza. Sua autoridade é proporcionalmente mais reconhecida em relação direta ao tamanho do sacrifício imposto a si mesmo enquanto o poder conferido por esta autoridade ativa seus desejos básicos buscando o prazer e não o sofrimento e trabalho.

Por isso, exigimos do líder real caráter e justiça. Significa que o líder que é dentro dele ganhou do homem que ele é.

Dos deveres de todo líder:

1 – Todo líder deve saber para onde está indo. Qual seu propósito.
2 – Todo líder deve comunicar claramente este propósito e o que acontecerá quando se chegar lá.
3 – Todo líder deve ir à frente para dar exemplo.
4 – Todo líder deve produzir outros líderes.

No mundo de hoje as palavras de ordem são inovação e mudança, pois é necessário inovar para alimentar o sistema que criamos e mudar para se adaptar as histórias que são criadas pelo próprio sistema.

Neste cenário, o líder que realmente caminha à frente tem seu grupo logo atrás, porém a experiência do caminho é diferente para cada um: líder e liderados.

Por isso, o líder real tem que promover liderança logo atrás dele e de tempos em tempos, parar e perguntar para esta liderança se o Propósito ainda é sentido da mesma forma e intensidade por todos.

Se há sugestões de correções do caminho que está sendo tomado, pois do contrário todos podem estar indo por caminhos diferentes mesmo que, olhando por sobre os ombros o líder ainda veja todos atrás dele.

Para que isso funcione, o Propósito deve ser muito claro a todos e não pode haver mentira e hipocrisia. Para que isso funcione o líder tem que pensar nos outros.

Uma frase atribuída ao escritor americano William Arthur Ward mostra a necessidade e o resultado da liderança real: “Liderança é baseada em imaginação, não em dominação; em cooperação, não em intimidação.”

Se você voltar nas palavras-chave de hoje, inovação e mudança, a competência mais importante para um líder real mais do que nunca é a imaginação.

A cooperação eu considero como parâmetro de checagem de resultado. Se há cooperação no grupo há liderança real.

Resumindo, o líder real tem que ter caráter, pensar nos outros e depois nele, não pode mentir e não ser hipócrita, saber para onde vai, ter a humildade inteligente, ter o claro o Propósito, saber comunicar, e por fim, além de todas as competências exigidas, ter imaginação para envolver a todos.

Pergunto, então: quantos líderes você conhece que são assim?

Eu escuto e leio muita gente falando sobre liderança todo dia e alguns estão à frente de grandes corporações e acima de muitas pessoas, contudo todas estas qualidades exigem um bom conhecimento de si mesmo, pois assim conhecemos os outros e como ter sua cooperação.

Cooperação é a palavra de movimento e o líder que a obtém de maneira que o caminho seja percorrido o mais naturalmente possível este é o líder real como diz esta frase atribuída a Lao-Tsé: “Quando o líder efetivo dá o seu trabalho por terminado, as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente.”

O líder real é raro. Não precisamos provar, porém pensemos a respeito e quem sabe vamos mudando este quadro pouco a pouco.


Sergio Eduardo Roque é coach executivo e de vida com foco em processos de autoconhecimento na SerOQue Desenvolvendo Pessoas. Com formação em engenharia (FAAP) e marketing (ESPM) atua há mais de 25 anos no mercado como executivo e empreendedor.



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/verdadeiro-lider/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a