Pular para o conteúdo principal

Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022

Startupi

Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022

A Maratona de Inovação, evento organizado pela ArcelorMittal, contou com painéis que buscam trazer experiência de executivos e novas visões de mercado para os participantes. Na terça-feira, 23, o painel, “Como a inovação aberta pode ser estratégica para o crescimento das empresas?” buscou solucionar dúvidas daqueles que ainda não aceitaram a open innovation como modelo de trabalho.

Para o painel foram convidados executivos que representam grandes marcas do mercado, são elas: Ambev, Banco Inter, MRV e da própria ArcelorMittal. Eles contaram como aplicaram a inovação aberta em suas empresas e os benefícios que alcançaram com isso. Pelo segundo ano consecutivo, a ArcelorMittal, foi a ganhadora do 100 Open Startups no segmento de Mineração e Metais.

O painel começa com Rodrigo Carzolli, da ArcelorMittal, ele comenta que a empresa teve dificuldades na hora de começar a trabalhar com Open Innovation, que houve grandes mudanças no modelo de trabalho da empresa. “Já temos nossa forma de trabalhar bem definida, e que já se mostrava ser um sucesso, quando começamos a trabalhar com inovação, ficamos apreensivos no começo, por não estarmos acostumados com os processos, mas foi importante acreditar desde o começo.”

Trazendo uma outra área como inovação, a ArcelorMittar modernizou o aplicativo Evoluir, criado em 2019. A plataforma permite que o usuário conheça as ações da empresa ligadas a sua gestão de controle ambiental, tudo de forma ágil, interativa e transparente. inda é possível conferir vídeos e relatórios que comprovam o progresso da empresa no cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado com o Poder Público em 2018.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Pelo lado do Banco Inter, Daniel Abrahão, explicou que a inovação aberta deve chegar para todas as empresas do mercado, e que agora é a hora de aplicar, antes que seja engolido pelo mercado. “Eu acredito que o futuro do mercado e das empresas é ter o open innovation enraizado nos processos, diálogos, linguagem, e em todas as áreas, até que um dia você não precise ter um setor especifico para focar nisso.”

A principal questão discutida pelos empresários é a vontade de querer inovar, ela deve ser a base da empresa que busca essa transição. Como as maiores empresas do mercado já possuem modelos de negócios bem definidos, acaba causando estranhamento para os C-level quando chega uma proposta para a criação de uma nova área focada em mudar essa forma de trabalho.

“Na MRV acreditamos que inovação é alcançada por meio de parcerias com outras empresas e startups, trouxemos o Órbi [principal hub de inovação de Minas Gerais] para nosso ecossistema e nos beneficiando dessa parceria trazendo empresas que possam nos ajudar a solucionar nossos problemas. Ainda trabalhamos em formato de rede, onde não existe um único canal entre MRV e startups, nós integramos também as startups entre si”, explicou o executivo do MRV, Felipe Reis.

Como iniciar na inovação aberta

Como um dos primeiros a apostar em inovação aberta, a Ambev se tornou um case de sucesso quando se analisa essa mudança de modelo de negócio. Bruno Stefani, da área de inovação da Ambev, comenta que o primeiro passo para alcançar o sucesso nesse quesito é acreditar e confiar no processo, entende que seja trabalhoso, mas que depois que a rotina é aplicada, tudo acaba ficando mais simples.

“Na Ambev trabalhamos em média com 400 projetos por ano, sendo a maioria startups, e temos noção que cerca de 80% não vai dar em nada, e entendemos que esse é o processo”, explicou.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Pedro Maranhão



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/executivos-falam-sobre-inovacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....