Pular para o conteúdo principal

Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022

Startupi

Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022

A Maratona de Inovação, evento organizado pela ArcelorMittal, contou com painéis que buscam trazer experiência de executivos e novas visões de mercado para os participantes. Na terça-feira, 23, o painel, “Como a inovação aberta pode ser estratégica para o crescimento das empresas?” buscou solucionar dúvidas daqueles que ainda não aceitaram a open innovation como modelo de trabalho.

Para o painel foram convidados executivos que representam grandes marcas do mercado, são elas: Ambev, Banco Inter, MRV e da própria ArcelorMittal. Eles contaram como aplicaram a inovação aberta em suas empresas e os benefícios que alcançaram com isso. Pelo segundo ano consecutivo, a ArcelorMittal, foi a ganhadora do 100 Open Startups no segmento de Mineração e Metais.

O painel começa com Rodrigo Carzolli, da ArcelorMittal, ele comenta que a empresa teve dificuldades na hora de começar a trabalhar com Open Innovation, que houve grandes mudanças no modelo de trabalho da empresa. “Já temos nossa forma de trabalhar bem definida, e que já se mostrava ser um sucesso, quando começamos a trabalhar com inovação, ficamos apreensivos no começo, por não estarmos acostumados com os processos, mas foi importante acreditar desde o começo.”

Trazendo uma outra área como inovação, a ArcelorMittar modernizou o aplicativo Evoluir, criado em 2019. A plataforma permite que o usuário conheça as ações da empresa ligadas a sua gestão de controle ambiental, tudo de forma ágil, interativa e transparente. inda é possível conferir vídeos e relatórios que comprovam o progresso da empresa no cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado com o Poder Público em 2018.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Pelo lado do Banco Inter, Daniel Abrahão, explicou que a inovação aberta deve chegar para todas as empresas do mercado, e que agora é a hora de aplicar, antes que seja engolido pelo mercado. “Eu acredito que o futuro do mercado e das empresas é ter o open innovation enraizado nos processos, diálogos, linguagem, e em todas as áreas, até que um dia você não precise ter um setor especifico para focar nisso.”

A principal questão discutida pelos empresários é a vontade de querer inovar, ela deve ser a base da empresa que busca essa transição. Como as maiores empresas do mercado já possuem modelos de negócios bem definidos, acaba causando estranhamento para os C-level quando chega uma proposta para a criação de uma nova área focada em mudar essa forma de trabalho.

“Na MRV acreditamos que inovação é alcançada por meio de parcerias com outras empresas e startups, trouxemos o Órbi [principal hub de inovação de Minas Gerais] para nosso ecossistema e nos beneficiando dessa parceria trazendo empresas que possam nos ajudar a solucionar nossos problemas. Ainda trabalhamos em formato de rede, onde não existe um único canal entre MRV e startups, nós integramos também as startups entre si”, explicou o executivo do MRV, Felipe Reis.

Como iniciar na inovação aberta

Como um dos primeiros a apostar em inovação aberta, a Ambev se tornou um case de sucesso quando se analisa essa mudança de modelo de negócio. Bruno Stefani, da área de inovação da Ambev, comenta que o primeiro passo para alcançar o sucesso nesse quesito é acreditar e confiar no processo, entende que seja trabalhoso, mas que depois que a rotina é aplicada, tudo acaba ficando mais simples.

“Na Ambev trabalhamos em média com 400 projetos por ano, sendo a maioria startups, e temos noção que cerca de 80% não vai dar em nada, e entendemos que esse é o processo”, explicou.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Apostando em ousadia, executivos falam sobre inovação em grandes empresas na Maratona de Inovação 2022 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Pedro Maranhão



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/executivos-falam-sobre-inovacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a