Pular para o conteúdo principal

Especialista em e-commerce revela 5 apostas para 2023

Startupi

Especialista em e-commerce revela 5 apostas para 2023

Mesmo com o cenário econômico desafiador para o varejo, o e-commerce tem apresentado boas apostas para as lojas virtuais, principalmente para aquelas mais antenadas em termos de tecnologia. “É preciso aproveitar o momento de novas exigências por parte dos consumidores para se diferenciar, afinal, inovações não param de surgir”, afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, loja virtual de departamentos.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

O especialista em comércio eletrônico mapeou cinco tendências para o setor em 2023:

1-Mapeamento de personas dinamicamente

Uma das tecnologias que vão fazer a diferença para os e-commerces é a recomendação preditiva, que consiste em mapear possíveis clientes de forma dinâmica, por meio de técnicas que usam dados históricos e algoritmos estatísticos. “Isso melhora significativamente as estratégias de marketing. Afinal, com o uso de predições eficientes na análise de um grande volume de informações, é possível prever de modo mais fácil o comportamento e a reação dos consumidores, permitindo que o negócio alinhe as ações de marketing ao seu público”, informa o CEO da Estrela10.

2-Vendas pelo WhatsApp no e-commerce

O WhatsApp representa hoje um potencial muito grande de vendas para os varejistas de todos os portes, segundo Dantas. São mais de 165 milhões de usuários no Brasil em 2022, sendo que o app está instalado em 99% dos celulares nacionais. Segundo o executivo, o contato via WhatsApp permite que muitos negócios iniciantes possam alcançar clientes e negociar vendas, sem o custo de criar um ecommerce ou manter uma equipe de atendimento.

3-Inteligência Artificial

Os chatbots são excelentes aliados para solucionar a maioria das solicitações dos clientes sem a intervenção de um humano, uma vez que podem contar com a Inteligência Artificial como aliada. “Existem chatbots com e sem IA. Evidentemente, com ela, os chatbots podem se desenvolver de forma surpreendente, indo muito além de uma solução de atendimento e chegando até se tornar um diferencial de mercado”, explica o especialista. Para ele, esta já é uma tendência que vem sendo aplicada amplamente, mas que deve ganhar ainda mais popularidade em 2023.

4-Experiências no multiverso

A experiência é insubstituível e, quando a levamos para o campo das marcas, as possibilidades são exponenciais no Multiverso. “É possível lançar mão de ferramentas mais tecnológicas como a realidade virtual e a aumentada. Elas tornam mais assertivas as demonstrações dos produtos, tornando as vendas online muito mais parecidas com o varejo físico, já que os clientes podem experimentar sensações”, afirma Dantas.

5-Fulfillment

O fulfillment, conjunto de processos que envolve desde o momento em que o cliente realiza um pedido até sua entrega nas mãos do cliente, é mais uma tendência que deve crescer em 2023. Na opinião do CEO, a adoção do modelo é uma alternativa porque muitas lojas não dão conta de cumprir tarefas operacionais de logística, depois de passarem por um crescimento no volume de vendas. “O fulfillment, garante que um fornecedor especializado será capaz de realizar essas etapas que não estão no core business do varejista”, conclui Dantas.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Especialista em e-commerce revela 5 apostas para 2023 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Startupi



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/5-apostas-para-o-e-commerce/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e...

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de esca...

Startups e Patentes: a importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento no mercado

Startupi Startups e Patentes: a importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento no mercado *Por Luiza Fernandes de Andrade, Isabela Zumstein Guido e Talita Orsini de Castro Garcia As startups desempenham um papel crucial no ecossistema de inovação tecnológica, impulsionando novas ideias e soluções que transformam indústrias, sendo caracterizadas pela agilidade e criatividade. Essas empresas emergentes desafiam o status quo, introduzindo tecnologias disruptivas e modelos de negócios inovadores para o mercado. A criação de novas tecnologias, contudo, requer investimentos substanciais de tempo e dinheiro, de modo que a proteção da propriedade intelectual sobre tais inovações se faz essencial para recompensar os esforços de pesquisa e desenvolvimento, maximizar o impacto dos produtos desenvolvidos e assegurar uma posição competitiva no mercado. Investidores e empreendedores são incentivad...