Pular para o conteúdo principal

Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023

Startupi

Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023

* Por Fabiano Nagamatsu

A cobertura econômica internacional tem nos transmitido um quadro desafiador para o ano de 2023. A previsão é de que grandes economias mundiais estão prestes a passar por recessões e o Brasil não deve sair ileso. Acompanhando este cenário, temos uma longa lista de startups e bigtechs ainda demitindo grandes grupos de seus colaboradores.

É nesses momentos que nós, seres humanos, com nossas limitações, precisamos traçar estratégias para atravessar crises. E, quando falamos em estratégia, é essencial envolver a eficiência de processos: como fazer mais com menos. Não podemos mais investir nosso tempo e esforços em tarefas repetitivas – e hoje em dia, não é mais necessário.

Por isso, no escopo corporativo, a automação de processos é uma das principais tendências deste ano. Com quadros de funcionários reduzidos, é imprescindível contar com a inteligência humana para tomar decisões e explorar sua criatividade. Já no sentido de startups que querem se lançar no mercado em 2023, temos algumas tendências que são grandes interesses do consumidor final e, por isso, devem estar no radar dos empreendedores.

A Internet das Coisas (IoT) é um conceito que continua se expandindo. Isso porque ele está diretamente relacionado com o conforto e bem-estar do usuário. Integrando diferentes componentes tecnológicos à mesma inteligência, é possível preparar o lar para receber seu morador com a temperatura perfeita no ar condicionado e o filme certo preparado para dar o play. Depois de um longo dia de trabalho, nada mais perfeito do que isso. Isso além dos carros autônomos, que têm o potencial de reduzir drasticamente acidentes nas vias urbanas.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

A demanda do ser humano pelo contato social, mesmo no período do distanciamento social pela pandemia, quanto para manter amizades com pessoas a longas distâncias faz do Metaverso uma realidade que veio para ficar. Mesmo com o relaxamento das restrições impostas pelo novo Coronavírus, os consumidores estão cada vez mais se relacionando com suas marcas, artistas e influenciadores pela internet.

Além disso, as relações de trabalho não mais precisam do deslocamento para o presencial, isso foi comprovado. Por isso, a realidade aumentada e virtual será progressivamente mais utilizada em aplicações comerciais, como treinamento de colaboradores, design de produtos e também em vendas.

Acompanhando a nova realidade no ambiente virtual, a Cybersegurança garantida pelo Blockchain é uma tendência necessária. Assegurar a seu cliente que sua plataforma tem processos transparentes e auditáveis é importante para melhorar sua experiência e, consequentemente, a aderência nos seus serviços. É crescente a ocorrência de fraudes no ambiente virtual. Por isso, tanto oferecer segurança para seu cliente, quanto a formação em ciência de dados para trabalhar com segurança cibernética, será extremamente relevante daqui para o futuro.

Todas essas tendências são possibilitadas e aceleradas pela presença do 5G, inclusive o novo e polêmico ChatGPT. A velocidade de transmissão de dados não somente agiliza a conexão para que as transações e a convivência no mundo virtual seja mais eficiente e natural: sem essa tecnologia, elas não seriam plenamente funcionais para começo de conversa.

A capacidade necessária para transmissão e velocidade de dados para conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo, é imensa. E esse tipo de solução precisa ser automática. Não seria razoável presumir que o usuário esperasse minutos até a informação ser compartilhada.

A tecnologia está aí para nos apoiar. Em nosso trabalho, entretenimento e conforto. Precisamos contar com a tecnologia funcional para ajudar as nossas vidas, porque o ser humano deve ser estratégico e criativo – a execução é com a máquina.


Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023

Fabiano Nagamatsu é cofundador da Osten Moove, aceleradora indicada no Startup Awards, estabelecendo o Osten Investimentos, carteira de Equity Crowdfunding da marca, e mentor de negócios no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, indicado dois anos consecutivos entre os 3 mais influentes em mentoria e investimento do Startup Awards 2019, iniciativa da Abstartups, e finalista como mentor do ano em 2020, 2021 e vencedor do prêmio em 2022.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/tendencias-tecnologicas-para-startups/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento  

Startupi AutoAgroMachines aporta R$ 8 milhões para desenvolver máquina de reflorestamento   A AutoAgroMachines , uma startup brasileira especializada em máquinas autônomas e inteligentes para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 8 milhões para desenvolver a Forest.Bot Reforma, uma máquina híbrida com inteligência artificial. Este aparelho foi projetado para operar em terrenos de reflorestamento e reforma considerados desafiadores. O investimento veio do Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que apoia empresas de tecnologia na região.  Os recursos para o desenvolvimento do protótipo da Forest.Bot `Reforma´ foram obtidos por meio de diferentes parceiros, como o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CTIS), o Instituto CTS, que se dedica a soluções inovadoras em Indústria 4.0 e automação, e a Venture Hub, uma aceleradora de startups....