Pular para o conteúdo principal

Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023

Startupi

Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023

* Por Fabiano Nagamatsu

A cobertura econômica internacional tem nos transmitido um quadro desafiador para o ano de 2023. A previsão é de que grandes economias mundiais estão prestes a passar por recessões e o Brasil não deve sair ileso. Acompanhando este cenário, temos uma longa lista de startups e bigtechs ainda demitindo grandes grupos de seus colaboradores.

É nesses momentos que nós, seres humanos, com nossas limitações, precisamos traçar estratégias para atravessar crises. E, quando falamos em estratégia, é essencial envolver a eficiência de processos: como fazer mais com menos. Não podemos mais investir nosso tempo e esforços em tarefas repetitivas – e hoje em dia, não é mais necessário.

Por isso, no escopo corporativo, a automação de processos é uma das principais tendências deste ano. Com quadros de funcionários reduzidos, é imprescindível contar com a inteligência humana para tomar decisões e explorar sua criatividade. Já no sentido de startups que querem se lançar no mercado em 2023, temos algumas tendências que são grandes interesses do consumidor final e, por isso, devem estar no radar dos empreendedores.

A Internet das Coisas (IoT) é um conceito que continua se expandindo. Isso porque ele está diretamente relacionado com o conforto e bem-estar do usuário. Integrando diferentes componentes tecnológicos à mesma inteligência, é possível preparar o lar para receber seu morador com a temperatura perfeita no ar condicionado e o filme certo preparado para dar o play. Depois de um longo dia de trabalho, nada mais perfeito do que isso. Isso além dos carros autônomos, que têm o potencial de reduzir drasticamente acidentes nas vias urbanas.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

A demanda do ser humano pelo contato social, mesmo no período do distanciamento social pela pandemia, quanto para manter amizades com pessoas a longas distâncias faz do Metaverso uma realidade que veio para ficar. Mesmo com o relaxamento das restrições impostas pelo novo Coronavírus, os consumidores estão cada vez mais se relacionando com suas marcas, artistas e influenciadores pela internet.

Além disso, as relações de trabalho não mais precisam do deslocamento para o presencial, isso foi comprovado. Por isso, a realidade aumentada e virtual será progressivamente mais utilizada em aplicações comerciais, como treinamento de colaboradores, design de produtos e também em vendas.

Acompanhando a nova realidade no ambiente virtual, a Cybersegurança garantida pelo Blockchain é uma tendência necessária. Assegurar a seu cliente que sua plataforma tem processos transparentes e auditáveis é importante para melhorar sua experiência e, consequentemente, a aderência nos seus serviços. É crescente a ocorrência de fraudes no ambiente virtual. Por isso, tanto oferecer segurança para seu cliente, quanto a formação em ciência de dados para trabalhar com segurança cibernética, será extremamente relevante daqui para o futuro.

Todas essas tendências são possibilitadas e aceleradas pela presença do 5G, inclusive o novo e polêmico ChatGPT. A velocidade de transmissão de dados não somente agiliza a conexão para que as transações e a convivência no mundo virtual seja mais eficiente e natural: sem essa tecnologia, elas não seriam plenamente funcionais para começo de conversa.

A capacidade necessária para transmissão e velocidade de dados para conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo, é imensa. E esse tipo de solução precisa ser automática. Não seria razoável presumir que o usuário esperasse minutos até a informação ser compartilhada.

A tecnologia está aí para nos apoiar. Em nosso trabalho, entretenimento e conforto. Precisamos contar com a tecnologia funcional para ajudar as nossas vidas, porque o ser humano deve ser estratégico e criativo – a execução é com a máquina.


Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023

Fabiano Nagamatsu é cofundador da Osten Moove, aceleradora indicada no Startup Awards, estabelecendo o Osten Investimentos, carteira de Equity Crowdfunding da marca, e mentor de negócios no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, indicado dois anos consecutivos entre os 3 mais influentes em mentoria e investimento do Startup Awards 2019, iniciativa da Abstartups, e finalista como mentor do ano em 2020, 2021 e vencedor do prêmio em 2022.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Confira tendências tecnológicas para startups e consumidores em 2023 aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Convidado Especial



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/tendencias-tecnologicas-para-startups/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a