Pular para o conteúdo principal

Alia Inclui: startup brasileira desenvolve app gratuito para pessoas com deficiência visual

Startupi

Alia Inclui: startup brasileira desenvolve app gratuito para pessoas com deficiência visual

A Alia Inclui é uma startup nacional focada em diversidade e inclusão para pessoas com deficiência visual. A empresa criou um aplicativo que permite que pessoas com baixa visão e/ou cegas consigam acessar informações relevantes dos rótulos de produtos diversificados. 

Caroline Dall Acua, fundadora e CEO da Alia Inclui, conta que aos 10 anos foi perdendo a visão e, com apoio dos seus pais, precisou e conseguiu reaprender a viver. Formada em Direito, trabalhou grande parte da sua vida como servidora pública. Porém, com objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual a ter mais acessibilidade e independência, Carol se juntou às sócias Débora Rosati e Tatiana Duarte para criar a startup Alia Inclui. 

“Conheci a Tati e a Débora de forma bem aleatória. Vimos que uma empresa de sorvetes queria colocar Braile nas embalagens para pessoas cegas. E além de surgir uma bela amizade naquele encontro, surgiu também uma ideia. Queríamos que as pessoas com baixa visão e cegas pudessem ter acesso aos rótulos de diversos produtos, e foi assim que surgiu a Alia Inclui”, conta Carol. 

A tecnologia da startup funciona assim: primeiro o usuário precisa instalar o TalkBack (Android) ou VoiceOver (iOS), após a instalação é necessário abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular para qualquer produto que as informações serão veiculadas automaticamente no app.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Dentro do aplicativo, além da solução de reconhecimento do código de barras em tempo real, contando com aviso sonoro para melhor posicionamento do produto, e a leitura das informações nas mais diversas formas de apresentação de embalagens e produtos, há também uma divisão em seções das informações do rótulo de um produto cadastrado na plataforma. 

Alguns produtos são cadastrados no aplicativo pelas empresas fornecedoras que procuram tornar acessível as informações dos seus produtos, o que permite ao usuário o acesso facilitado ao tópico específico de seu interesse, sem precisar ler grandes campos até localizar a informação desejada. 

Desafios e Conquistas

“O maior desafio que enfrentamos como Alia Inclui foi levar inclusão para pessoas com baixa visão e cegas de forma dissociada do capacitismo. Até porque as pessoas tendem a acreditar que a deficiência visual é uma forma de exclusão social e não procuram informações que possam ao invés de excluir, incluir essas pessoas”, diz Carol 

“A maior conquista, sem dúvidas, foi ver amigos queridos e pessoas com deficiência visual felizes com a plataforma. Toda vez que recebemos um feedback positivo, ficamos gratos por fazer a diferença na vida de outras pessoas”, afirma a CEO. 

Próximos passos da Alia Inclui

Com um time formado por cerca de 5 pessoas, a Alia Inclui está presente em todas as regiões do Brasil. E, além de desenvolver o app, a startup também oferece treinamento de diversidade e inclusão para empresas. 

Mesmo sem ter recebido investimentos, em 2022 a startup obteve um faturamento de R$ 100 mil e possui grandes marcas como parceiras, entre elas: Casa Valduga, Casa Madeira, Sorvetes Urca, Nelly, Bonne Santé, entre outras. 

Em menos de 2 meses o aplicativo da Alia teve mais de 500 downloads, e a empresa quer expandir ainda mais os seus serviços. Agora, a startup quer fortalecer o seu pilar social e trazer mais empresas parceiras que acreditam no propósito da empresa e querem agregar inclusão e valor social para a sociedade. Inclusive, a Alia Inclui tem como meta ter mais de 50 empresas aliadas em 2023.

“Estamos sempre expandindo e queremos continuar assim. Queremos melhorar os nossos serviços, e mostrar para as marcas que trabalhar em inclusão dentro da empresa irá agregar mais valor ao seu serviço. Além disso, queremos mostrar que as pessoas com deficiência visual também consomem e queremos ser vistos e incluídos”, finaliza a CEO.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post Alia Inclui: startup brasileira desenvolve app gratuito para pessoas com deficiência visual aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Raquel Barreto



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/alia-inclui-conheca-a-startup-brasileira/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres que inspiram outras mulheres

Startupi Mulheres que inspiram outras mulheres A participação de mulheres no mercado automotivo tem avançado, refletindo mudanças estruturais em setores historicamente dominados por homens. A Kavak , plataforma de compra e venda de veículos seminovos, tem investido na ampliação da diversidade, promovendo maior inclusão em diferentes áreas da empresa. Atualmente, 35% dos colaboradores são mulheres, com 13% delas atuando em funções operacionais, como mecânica, detalhamento e logística. Mariana Uzuelli , head de pessoas da Kavak Brasil , destaca que a diversidade impulsiona inovação e crescimento organizacional. “A presença feminina fortalece a cultura da empresa, além de inspirar novas gerações a ocuparem esses espaços”, afirma. Entre os exemplos de profissionais que se destacam, está Daiely Souza , encarregada mecânica , promovida após três anos na companhia. Trabalhando diretamente na manutenção dos veículos, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento do maior...

Desafios das adtechs para 2025

Startupi Desafios das adtechs para 2025 O mercado de publicidade digital passa por transformações significativas, exigindo adaptação das adtechs a novas regulamentações, avanço tecnológico e mudanças no comportamento do consumidor. Em 2025, a privacidade de dados, a integração de informações e o uso de inteligência artificial estão entre os principais focos do setor. Segundo Paula Freir , Sales Director da Siprocal , empresa especializada em soluções para publicidade digital, os desafios incluem novas estratégias para segmentação de audiência e mensuração de resultados. A eliminação dos cookies de terceiros obriga as empresas a adotarem estratégias alternativas para a coleta de dados. O uso de first-party data , integração com publishers e soluções como household sync despontam como opções viáveis para manutenção da eficiência das campanhas. Com o avanço das plataformas digitais, as adtechs precisam adaptar soluções para suportar novos formatos de anúncios e in...

A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros

Startupi A tokenização das finanças representa avanço na digitalização de ativos financeiros *Por João Fraga Primeiro, precisamos esclarecer que o Drex não veio para substituir o Pix. Pelo contrário, o Drex é uma moeda digital que faz parte da família deste. Conforme a leitura dos marketeiros do Banco Central, o “x” sinaliza um futuro que está associado à tecnologia, cujo acrônimo significa Digital Real Eletronic X. Este não é um meio de pagamento. E, sim, uma plataforma por meio da qual se realizam operações em grande escala como a aquisição de automóveis e a compra e venda de imóveis.  Ele é o real em sua forma digitalizada. Por este meio, mantém-se toda a confiabilidade e estabilidade da moeda. Entretanto, nesta versão digital, não existe uma cédula impressa. Esta é a própria moeda disponível em uma plataforma eletrônica, que vai ser controlada pelo Banco Central. As informações referentes ao dinheiro não ficam em um único computador, mas em uma rede que disponibi...