Pular para o conteúdo principal

CVC no Brasil está em bem-sucedida jornada de evolução, dizem especialistas 

Startupi

CVC no Brasil está em bem-sucedida jornada de evolução, dizem especialistas 

O mercado de corporate venture capital (CVC) no Brasil está em plena evolução, com aumento de interesse por parte dos investidores. É o que aponta um estudo realizado pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a KPMG. De acordo com o estudo, mesmo em um período de ajuste no mercado de CVC, o Brasil apresentou um crescimento no setor, com 13 empresas lançando seus fundos e anunciando R$ 3,04 bilhões de reais em capital comprometido para o mercado.

Carolina Morandini, Líder de Inovação Aberta e Ecossistema da Accenture Brasil, participou na última semana do Bossa Summit e comentou o momento do mercado: “mesmo que o investimento, como um todo, tenha reduzido nos últimos tempos, as empresas continuaram a investir cada vez mais nesse cenário. E ver a evolução do ecossistema de CVC no Brasil foi muito interessante. Tivemos, lá em 2020 e 2021 esse momento de ‘estratosfera’, agora é um momento de reajustarmos o cenário”, diz.

O estudo contou com a participação de 41 empresas, das quais 34 possuem unidades de CVC. A maior parte das empresas (82,5%) está sediada no Brasil, enquanto as demais são multinacionais atuantes no País, mas situadas nos Estados Unidos, em outros países da América Latina ou na Europa. Os setores mais representativos são industrial, energia, saúde, serviços e tecnologia da informação.

Das empresas entrevistadas, 82,9% possuem iniciativas de CVC, sendo majoritariamente realizadas por unidades com estrutura societária própria (fundos, SPEs ou offshores) e realizadas direto do balanço da companhia, sem uma operação de corporate venture capital dedicada. Outras formas incluem o investimento em fundos de venture capital e programas de aceleração ou incubação.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Todas as empresas que ainda não possuem CVCs declararam que pretendem implementar um veículo de investimento, principalmente por meio da contratação de consultorias especializadas e utilizando talentos da própria empresa.

Rafael Marciano, Head of Business & Portfolio Development do Wayra, conta que a iniciativa da Telefónica chegou ao Brasil entre 2011 e 2012, e de lá para cá tem acompanhado de perto não só o crescimento das startups do portfólio, mas do mercado como um todo. “A aproximação de grandes empresas com startups significa não só mais lucro, mas principalmente mais possibilidades de geração de negócios ao longo da jornada da startup. No fim das contas, a startup precisa fazer negócios, e um dos papéis do corporate venture capital é auxiliá-la nisso.”

De acordo com o estudo da ABVCAP, 72,7% das unidades de CVC estão na fase inicial (2020 a 2022), 15,2% na fase de expansão (2017 a 2019) e 12,0% na fase de resiliência (até 2016). O tamanho do budget disponível para investimentos pelos CVCs respondentes concentra-se sobretudo nas faixas de até R$ 50 milhões e entre R$ 200 milhões e R$ 500 milhões.

O estudo destaca que a chegada de grandes fundos começa a alterar a dinâmica de CVC praticada anteriormente. A maior parte dos novos CVCs se concentra na faixa entre R$ 50 milhões e R$ 120 milhões, enquanto os mais antigos, em fase de resiliência, se concentram em valores a partir de R$ 120 milhões.

Primeiros passos no CVC

Além de ser um mar de oportunidades para as startups, mostra que as grandes corporações estão capitalizadas e com apetite de investir. Mas, para Carolina, o corporate venture capital é parte de uma estratégia da corporação, não a finalidade. “Se a empresa ainda não tem maturidade para acompanhar esse setor, eu não acho que o CVC seja a porta de entrada. É preciso saber o que se quer com cada iniciativa e, antes de mais nada, ter objetivos estratégicos para não confundir um M&A com um CVC, por exemplo.”

Para especialistas, a evolução do mercado de CVC no Brasil é promissora e mostra que as empresas estão atentas às oportunidades de investimento. O estudo também aponta que a implementação de veículos de investimento pelas empresas que ainda não possuem CVCs pode acelerar o processo de aprendizado e agregar mais valor ao mercado.

“Acho importante que, antes de tudo, as empresas comecem a criar um relacionamento com o ecossistema de startups onde querem se inserir, para conhecerem de perto o mercado e poder encaixar sua estratégia, para que faça sentido tanto para a empresa quanto para as startups dali. Antes de criar um fundo próprio, recomendo que as empresas comecem investindo em fundos de terceiros”, completa Rafael.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

O post CVC no Brasil está em bem-sucedida jornada de evolução, dizem especialistas  aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Marystela Barbosa



Continue Lendo: Startupi / https://startupi.com.br/cvc-no-brasil-esta-em-evolucao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento

Startupi 4 dicas para startups que desejam captar o primeiro investimento Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um grande potencial para startups que desejam captar o primeiro investimento para expandir seus negócios. Para ilustrar, em 2023, segundo dados do Distrito, no Brasil, o setor angariou US$1,9 bilhão, já na América Latina os valores chegaram a US$3 bilhões – captações mais baixas do que anos anteriores, mas que representaram grandes montantes. Agora, com uma expectativa favorável de mercado, as previsões são de aumento cauteloso dos investimentos. Porém, com as novas oportunidades, também é importante que os fundadores apresentem projetos assertivos e com bom um modelo de negócio. Para Erica Fridman, investidora e cofundadora da Sororitê, maior rede de investidoras-anjo do Brasil, “para empresas early-stage em busca de capital, a capacidade dos fundadores de explicar o negócio de maneira clara e demonstrar seu potencial de escalabilidade é fundamental para garantir

É hora das startups se prepararem para receber investimentos!

Startupi É hora das startups se prepararem para receber investimentos! * Por Jéssica Lima Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.  O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024. O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora d

Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups

Startupi Estratégias e técnicas de captação para times fundadores de startups A jornada de construir e escalar uma startup é uma verdadeira montanha-russa de emoções, conquistas, e muitos desafios fazem parte dessa jornada. Um dos maiores obstáculos é ter capital para financiar o crescimento do seu negócio. Segundo dados da CB Insights, 29% das startups fecham por falta de recursos financeiros. Existem diferentes maneiras para o time fundador financiar a sua startup. Enquanto alguns utilizam recursos próprios, o chamado bootstrapping, outros recorrem para investidores externos, como, por exemplo, família, amigos, investidores-anjo, fundos de venture capital,fundos de private equity, prêmios eaté o governo. Independentemente do caminho escolhido, é fundamental entender não apenas  estratégias e técnicas de negociação, como também qual o racional que baseia as decisões dos investidores. Isso se torna ainda mais importante quando você está no início da sua jornada de captação, pois a